Ateísmo, neoateísmo e o "problema" da religião no século XXI : uma análise da obra Deus, um deliro (2007)de Richard Dawkins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Helena Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7388
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Vanda Fortuna Serafim
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spelling Ateísmo, neoateísmo e o "problema" da religião no século XXI : uma análise da obra Deus, um deliro (2007)de Richard DawkinsDawkins, Richard, 1941-Histórias das religiõesHistória das crençasAteísmo e a religião200.9Orientador: Prof.ª Dr.ª Vanda Fortuna SerafimDissertação (mestrado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de História, 2018RESUMO: Na obra Deus, um delírio, escrita por Richard Dawkins usada como fonte histórica, escrita em 2006 e publicada no Brasil em 2007, são dispostos temas inerentes à religião e ao ateísmo. A obra tornou-se um best-seller nos Estados Unidos e na Europa logo após a sua publicação e é constantemente atrelada ao movimento designado neoateísmo. Este movimento inclinou-se a pensar a fé religiosa como potencialmente perigosa para os indivíduos e para a sociedade no geral, ao mesmo tempo em que enaltecia o empreendimento científico e os poderes da razão. As ideias presentes em Deus, um delírio ganhou adeptos, assim como gerou críticas dos mais diversos tipos. Neste sentido, a proposta deste trabalho consistiu em mostrar como o discurso de Richard Dawkins foi elaborado tendo em vista duas concepções centrais na obra: o ateísmo e a religião. Seu discurso está inserido no contexto dos anos iniciais do século XXI e marcado pelos acontecimentos que o acompanham. Esta é uma pesquisa referenciada sob a perspectiva da História das Ideias, baseada nas asserções teóricas de imprinting cultural (MORIN, 2011), para entender a dinâmica das ideias e o contexto em que estão inseridas, bem como também pensar Dawkins como sujeito produto e produtor de seu tempo; no conceito de lugar social (CERTEAU, 1982) e; na prática discursiva para a análise da fonte (FOUCAULT, 2008).Também intenciona contribuir para o âmbito da História ao mapear as instrumentalizações em torno de duas importantes categorias do século XXI, a religião e o ateísmo, que produzem suas ideias de acordo com a posição do escritor e as disposições contextuais do períodoABSTRACT: Themes inherent to religion and atheism are present when regarding the work God delusion, written by Richard Dawkins, written in 2006 and published in Brazil in 2007, as a historical source. The work became a best-seller in the United States and Europe shortly after its publication and is constantly tied to the movement designated "neo-atheism," inclined to think of religious faith as potentially dangerous to individuals, and society in general, at the same time as the scientific endeavor and the powers of reason are exalted. The ideas present in God, a delusion gained adepts, and generated several types of criticism. In this sense, the proposal of this study was to demonstrate how Richard Dawkins' discourse was elaborated in view of two central conceptions in his work: atheism and religion, a discourse inserted in the context of the early years of the 21st century and marked by accompanying events. We make it clear that this is a study referenced from the perspective of the History of Ideas, so Edgar Morin's theoretical assertions (2011) aid us in understanding the dynamics of the ideas and the cultural imprinting in which they are inserted, and to think of Dawkins as a product/producer subject of his time. In addition, we base them on the theoretical/methodological contribution provided by Michel de Certeau (1982) in conceiving the concept of "social place". Methodologically, we chose to analyze the discursive practice of our historical source under the criteria put forward by Michel Foucault (2008). We hope, therefore, to contribute to the scope of History by mapping the instrumentalizations around two important categories in the 21st century, religion and atheism, which are produced according to the position of the writer and the contextual dispositions of the periodSerafim, Vanda FortunaGarutti, SelsonRibeiro, Ednaldo AparecidoAndrade, Solange Ramos de, 1962-Universidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaFerreira, Maria Helena Azevedo2024-02-29T00:39:18Z2024-02-29T00:39:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 p. : il. (algumas color.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7388porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T00:39:18Zoai:localhost:1/7388Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:26.201802Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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