Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Nataly Gurniski
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
id UEM-10_73d1bb98e0fd703726f05c1c54f3dd28
oai_identifier_str oai:localhost:1/6121
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental IIBakthin, Mikhail Mikhailovitch, 1895-1975 - Lingüística aplicadaEnsino aprendizagem - Gênero discursivo instrucionalAnálise de gêneros discursvos intrucionais - Livros didáticosEstudos do Circulo de BakthinLivro didático - Ensino fundamentalTipologia injuntivaConcepção interacionista de linguagem410Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof. Dr. Renilson José MenegassiDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016RESUMO: Neste trabalho, refletimos sobre as propostas de produção escrita de gêneros discursivos de caráter instrucional em livros didáticos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II do PNLD-LP/2014 a fim de verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de escrita desses gêneros no contexto escolar. Nesta pesquisa de natureza qualitativa interpretativista, os pressupostos teóricos estão pautados na Linguística Aplicada, com respaldo nos estudos do Círculo de Bakhtin, abrangendo os conceitos: palavra, interlocutor, responsividade e gênero discursivo. Também relacionamos esse conceito com os estudos de Linguística Aplicada sobre leitura e escrita, realizados por pesquisadores, como Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). Procuramos responder à pergunta: como é proposto o ensino de escrita de textos instrucionais em livros didáticos? Os resultados das análises demonstram em cada Manual do professor: a) o predomínio da concepção de linguagem interacionista, pautada nos estudos de Bakhtin; b) o objetivo de escrita que procura desenvolver a capacidade comunicativa do aluno; c) a concepção de gênero como tipos relativamente estáveis de enunciados. Como resultados distintos, apuramos: a) a concepção de escrita enquanto consequência no livro didático "Perspectiva" (2012); b) a concepção de escrita como trabalho nas demais obras; c) a concepção de tipologia como um critério de agrupamentos de gêneros no livro "Jornadas.Port" (2012); d) a tipologia ligada à estrutura composicional do gênero em "Vontade de saber português" (2012); e) a tipologia como um conjunto de traços que formam uma sequência e não um texto em "Universos" (2012); f) no livro "Perspectiva" (2012), não houve um esclarecimento sobre tipologia textual; g) a concepção de tipologia injuntiva é apresentada como aspectos tipológicos que visam a descrever ações, tendo a regulação mútua de comportamentos como capacidades de linguagem dominantes no livro didático "Jornadas.Port" (2012); h) a concepção de injunção em textos instrucionais que apresentam regras de como fazer algo, como um manual de instrução ou uma receita culinária, é apresentada no livro didático "Perspectiva" (2012), como enunciados incitadores à ação, que vêm representados por um verbo no imperativoABSTRACT: In this paper, we develop a reflection on the writing activities about discursive genre as instructional frame on 7th and 8th graders textbooks in order to check how is the teaching and learning of writing on this genre in the school context. In this interpretative qualitative research, the theoretical assumptions are guided by the Applied Linguistics, with pillar in the Circle of Bakhtin studies, covering concepts: word, interlocutor, responsiveness and discursive genre. We also related this concept with Applied Linguistics studies on reading and writing, conducted by researchers as Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). We tried to answer the question: how is it proposed the writing teaching instructional texts in textbooks? The test results demonstrate in each teacher's manual: a) the predominance of the concept of interactional language; b) the purpose of writing that wants to develop the communication skills on the student; c) the concept of gender as relatively the same types of guiding the activity. As distinctive results, it was found: a) the writing conception as a consequence in the textbook Perspective (2012); b) the writing conception while working in other titles; c) the typology conception as gender groupings standard in the book Jornadas. Port (2012); d) the typology joined to the compositional genre structure in Wish to learn Portuguese (2012); e) The typology as a set of traces that form a sequence and not a text in Universes (2012); f) in the book Perspective (2012), there was no clarification on writing typology; g) the injunctive typology conception is presented as typological aspects that aim to describe actions, having a mutual regulation of behavior as the dominant language skills in the textbook Jornadas. Port (2012); h) the injunctive conception in instructional texts that present rules on how to do something, such as an instruction manual or a cooking recipe is presented in the textbook Perspective (2012), as set out inciters to action that come represented by an imperative verb180 f. : il. (algumas color.), figs., quadros.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesMenegassi, Renilson JoséShimazaki, Elsa MidoriAngelo, Cristiane Pianaro MalinoskiRosa, Nataly Gurniski2021-02-12T14:29:33Z2021-02-12T14:29:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Nataly Gurniski. Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2016. 180 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121. Acesso em: 12 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-12T14:37:47Zoai:localhost:1/6121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:09.358407Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
title Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
spellingShingle Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
Rosa, Nataly Gurniski
Bakthin, Mikhail Mikhailovitch, 1895-1975 - Lingüística aplicada
Ensino aprendizagem - Gênero discursivo instrucional
Análise de gêneros discursvos intrucionais - Livros didáticos
Estudos do Circulo de Bakthin
Livro didático - Ensino fundamental
Tipologia injuntiva
Concepção interacionista de linguagem
410
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
title_full Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
title_fullStr Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
title_sort Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
author Rosa, Nataly Gurniski
author_facet Rosa, Nataly Gurniski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menegassi, Renilson José
Shimazaki, Elsa Midori
Angelo, Cristiane Pianaro Malinoski
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Nataly Gurniski
dc.subject.por.fl_str_mv Bakthin, Mikhail Mikhailovitch, 1895-1975 - Lingüística aplicada
Ensino aprendizagem - Gênero discursivo instrucional
Análise de gêneros discursvos intrucionais - Livros didáticos
Estudos do Circulo de Bakthin
Livro didático - Ensino fundamental
Tipologia injuntiva
Concepção interacionista de linguagem
410
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Bakthin, Mikhail Mikhailovitch, 1895-1975 - Lingüística aplicada
Ensino aprendizagem - Gênero discursivo instrucional
Análise de gêneros discursvos intrucionais - Livros didáticos
Estudos do Circulo de Bakthin
Livro didático - Ensino fundamental
Tipologia injuntiva
Concepção interacionista de linguagem
410
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-02-12T14:29:33Z
2021-02-12T14:29:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Nataly Gurniski. Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2016. 180 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121. Acesso em: 12 fev. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121
identifier_str_mv ROSA, Nataly Gurniski. Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2016. 180 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121. Acesso em: 12 fev. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841434744061952