Práticas de contabilidade gerencial e os princípios da relevância e da confiança : um estudo de caso em uma empresa da região central do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Claudiomiro José
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6197
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Rodrigues Camacho
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spelling Práticas de contabilidade gerencial e os princípios da relevância e da confiança : um estudo de caso em uma empresa da região central do ParanáContabilidade gerencial658.1511Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisOrientador: Prof. Dr. Reinaldo Rodrigues CamachoDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018RESUMO: Um importante papel da gestão nas organizações é o de tomar decisões que possam aumentar o poder de concorrência e de sobrevivência dos negócios. Para tanto deve contar com uma informação da contabilidade gerencial que, por sua relevância, possa contribuir com o processo de tomada de decisão e produzir um ambiente de confiança. Este estudo investiga como as práticas de contabilidade gerencial geram relevância para a informação contábil na tomada de decisão e promovem um ambiente de confiança, de acordo com os princípios globais de contabilidade gerencial, da Relevância e da Confiança, e as 14 atividades práticas da função de contabilidade gerencial propostas pelo framework do CGMA (2014), em uma empresa da região central do Paraná. A pesquisa qualitativa foi realizada pelo método de estudo de caso único onde, por meio de entrevistas com um roteiro de 143 questões semiestruturadas, análise de documentos e observações, chegou-se ao resultado de que as 14 práticas de contabilidade gerencial, elencadas no framework do CGMA (2014), não estão sendo realizadas pela empresa em sua totalidade e nem por isso a empresa deixa de ter informação relevante e de produzir um ambiente de confiança a partir de sua contabilidade gerencial. Nesta questão foram analisadas as 14 práticas, foram cruzadas as informações entre as mesmas, entre os respondentes, com as análises documentais e observações e foram encontradas práticas como gestão financeira e auditoria interna que não se enquadram como práticas que são aplicadas pela empresa. Por outro lado, foram encontradas práticas que tem uma forte aplicação no dia a dia da empresa como custo de transformação e gestão, controle interno, gestão de projetos que reafirmam a relevância e a confiança da função de contabilidade gerencial. Quanto ao nível de relevância proporcionado pela contabilidade gerencial na tomada de decisão, de um modo geral, as análises e triangulações realizadas mostram que a empresa tem contabilidade gerencial estruturada e descentralizada capaz de produzir informação relevante para tomada de decisão e promover um ambiente de confiança. Já o nível de confiança promovido pela contabilidade gerencial na percepção do entrevistado, é elucidado pelo conjunto das evidencias coletadas onde transparece a confiança dos colaboradores, dos clientes, dos fornecedores e parceiros, de que a gestão da empresa pauta pela proteção dos ativos, dos relacionamentos e do valor da empresa. As analises são limitadas as percepções dos respondentes e há vieses interpretativos, assim não devem ser generalizadas, desta forma sugerimos ser replicada esta pesquisa em um escopo mais abrangente, do ponto de vista dos princípios globais de contabilidade gerencial.ABSTRACT: As an important role of management over organizations is the role of making decisions that can increase the power of the company to beat off the competition and to improve the business survival. In order to do so, it must have a management accounting information that, depending on its relevance, it can contribute to the decision-making process and promote an environment of trust. This study investigates how managerial accounting practices generate relevances for accounting information in decision making and how to promote a reliable environment, based in accordance with the global principles of managerial accounting, relevance and trust, and the 14 practical activities of the accounting function. management accounting proposed by the Global Management Accounting Principles framework (2014), in a Company in the central region of Paraná, Brazil. The qualitative research was carried out using a single case study method where, we went through interviews with a script of 143 semi- structured questions, analysis of documents and observations, the 14 management accounting practices, (Global Principles of Managerial Accounting) (2014), are not being carried out by the company in its entirety and even so the company does not have relevant information and produce a reliable environment from its managerial accounting. In this question the 14 practices were analyzed, as the information between them, the respondents, the documentary analyzes and observations that were cross- referenced, and practices such as financial management and internal audits were found that do not fit as practices that are applied by the company. On the other hand, practices were found that have a strong application in the company daky basis as cost of transformation and management, internal control, project management that confirm the relevance and the confidence of the managerial accounting function. As to the level of relevance provided by managerial accounting in decision making, as in general, the studies and three parties studieds that has been carried out, show that the company has structured and decentralized management accounting, so being capable of producing information relevant to the decision maker and by promoting an environment of trust. The level of trust promoted by managerial accounting in the intervieweer's perception is marked by the set of evidences collected where the trust of employees, customers, suppliers and partners is demonstrated, that the company's management is based on the protection of assets, relationships and the value of the company. The final responses are limited to the perceptions of the ones that answered and the interpretive biases, thus they should not be generalized, in this way we suggest to have this research being done once more, in a more comprehensive scope and environment, from the point of view of the Global Management Accounting Principles.287 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Ciências ContábeisPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisMaringá, PRCentro de Ciências Sociais AplicadasCamacho, Reinaldo RodriguesMarques, Kelly Cristina MucioMatos, Emanuel Rodrigues Junqueira deMarques, Claudiomiro José2022-02-22T19:13:24Z2022-02-22T19:13:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Claudiomiro José. Práticas de contabilidade gerencial e os princípios da relevância e da confiança: um estudo de caso em uma empresa da região central do Paraná. 2018. 287 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6197. Acesso em: 22 fev. 2022.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6197info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2022-02-22T19:17:49Zoai:localhost:1/6197Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:25.847076Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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