Alucinógenos e satanismo em O bebê de Rosemary (1968)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5412 |
Resumo: | Resumo: Analisar as representações do satanismo e dos alucinógenos no filme O bebê de Rosemary (1968), constitui o principal objetivo da dissertação. A produção norteamericana, dirigida por Roman Polanski, apresenta o casal Woodhouse (Mia Farrow e John Cassavetes) que, ao mudarem para Nova York, entram em contato com um grupo satanista. Como desdobramento de tal contato, Rosemary será oferecida a Satã em um ritual sexual que a tornará mãe terrena de seu filho. A partir dessa narrativa, tornou-se necessária a análise das relações estabelecidas entre o casal, o grupo satanista e os desdobramentos da utilização de drogas alucinógenas utilizadas no ritual e durante a gravidez de Rosemary. Abordar o cinema de terror enquanto veículo de representação das crenças (CHARTIER, 2002; CARROLL, 1999; CERTEAU; 1992; 2006; HERVIEU-LÉGER, 2008), tornou-se base para a análise histórica do satanismo (MAUSS, 1974; DETTIENNE, 1987; DELUMEAU, 1989; NOGUEIRA, 2002; BASCHET, 2006; LUIJK, 2016) e uso de alucinógenos (FURST, 1980; CHEVALIER, 1986; LEE; SHLAIN, 1992; ELIADE, 2002). As análises e conceitos articulados permitiram constatar, tanto na narrativa cinematográfica como no contexto de sua produção, a permanência de práticas e crenças organizadoras de sentido, passíveis de problematização pela História das Religiões |
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Alucinógenos e satanismo em O bebê de Rosemary (1968)Cinema - TerrorHistória das crençasHistória cultural791.43Ciências HumanasHistóriaResumo: Analisar as representações do satanismo e dos alucinógenos no filme O bebê de Rosemary (1968), constitui o principal objetivo da dissertação. A produção norteamericana, dirigida por Roman Polanski, apresenta o casal Woodhouse (Mia Farrow e John Cassavetes) que, ao mudarem para Nova York, entram em contato com um grupo satanista. Como desdobramento de tal contato, Rosemary será oferecida a Satã em um ritual sexual que a tornará mãe terrena de seu filho. A partir dessa narrativa, tornou-se necessária a análise das relações estabelecidas entre o casal, o grupo satanista e os desdobramentos da utilização de drogas alucinógenas utilizadas no ritual e durante a gravidez de Rosemary. Abordar o cinema de terror enquanto veículo de representação das crenças (CHARTIER, 2002; CARROLL, 1999; CERTEAU; 1992; 2006; HERVIEU-LÉGER, 2008), tornou-se base para a análise histórica do satanismo (MAUSS, 1974; DETTIENNE, 1987; DELUMEAU, 1989; NOGUEIRA, 2002; BASCHET, 2006; LUIJK, 2016) e uso de alucinógenos (FURST, 1980; CHEVALIER, 1986; LEE; SHLAIN, 1992; ELIADE, 2002). As análises e conceitos articulados permitiram constatar, tanto na narrativa cinematográfica como no contexto de sua produção, a permanência de práticas e crenças organizadoras de sentido, passíveis de problematização pela História das ReligiõesAbstract: To analyze the representations of Satanism and hallucinogens in the movie Rosemary's Baby (1968) is the main objective of this master's thesis. Directed by Roman Polanski, this American production presents the Woodhouse (Mia Farrow and John Cassavetes) couple who, when moving to New York, come into contact with a Satanist group. As an unfolding of such contact, Rosemary is offered to Satan in a sexual ritual that makes her the earthly mother of their son. Thus, from this narrative, the analysis of the relations established between the couple and the satanist group, as well as the unfolding of the use of hallucinogenic drugs during the ritual and during Rosemary's pregnancy were necessary. Addressing Horror Cinema as a vehicle for representation of beliefs (CHARTIER, 2002; CARROLL, 1999; CERTEAU, 1992, 2006; HERVIEU-LÉGER, 2008) became the basis for the historical analysis of Satanism (MAUSS, 1974; DETTIENNE, 1987; DELUMEAU, 1989; NOGUEIRA, 2002; BASCHET, 2006, LUIJK, 2016) and use of hallucinogens (FURST, 1980; CHEVALIER, 1986; LEE; SHLAIN, 1992; ELIADE, 2002). The articulated analysis and concepts made it possible to verify the permanence of practices and beliefs that organize meaning both in the cinematographic production and in its production context, which can be problematized by the History of ReligionsAndrade, Solange Ramos de, 1962-Universidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaBarbieri, Rafaela Arienti2019-08-19T20:00:09Z2019-08-19T20:00:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 f. : il. (algumas color.).application/pdfBARBIERI, Rafaela Arienti. Alucinógenos e satanismo em O bebê de Rosemary (1968). 2018. 192 f. Dissertação (mestrado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de História, 2018, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5412info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-08-19T20:05:20Zoai:localhost:1/5412Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:33.754669Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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