Miles Christi Fortissimus Rex Fernandus : a legitimação do poder de Fernando III (1217-1252) na Crônica Latina dos Reis de Castela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti Junior, Augusto João
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6788
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jaime Estevão dos Reis.
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spelling Miles Christi Fortissimus Rex Fernandus : a legitimação do poder de Fernando III (1217-1252) na Crônica Latina dos Reis de CastelaNova história cultural - MétodosFernando III - (1217-1252)Idade Média909.07Orientador: Prof. Dr. Jaime Estevão dos Reis.Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2022.Esta tese tem como objetivo investigar o processo de legitimação do poder de Fernando III a partir da análise das ideologias e representações desenvolvidas pelo chanceler do reino de Castela, Juan de Osma, na Crônica Latina dos Reis de Castela. Fernando III (1217-1252) é lembrado historicamente como um rei santo e como o maior reconquistador da Península Ibérica medieval. Nascido de um casamento considerado ilegítimo pela Igreja, o monarca precisou desenvolver uma série de estratégias políticas e culturais para legitimar seu poder ao longo de seu reinado. Como base teórica para a análise da legitimação do poder real de Fernando III, utilizamos a Nova História Cultural (NHC), uma das fases mais recentes do estudo da História Cultural, desenvolvida, principalmente, na década de 1990. Influenciada por disciplinas como a antropologia e a literatura, a NHC surgiu como uma resposta aos problemas apresentados nas décadas anteriores, especialmente os relacionados aos problemas epistemológicos. Essa linha teórica visa à construção de uma narrativa integrada com todas as manifestações culturais e, ao mesmo tempo, considera o indivíduo como um ponto de referência. Para isso, utilizamo-nos de autores como Roger Chartier e Gabrielle M. Spiegel, cujas obras possibilitam o estudo de um "Novo Medievalismo" que busca utilizar esses novos postulados teóricos em benefício do estudo do medievo, dos quais temos como referência historiadores como Jaume Aurell e José Fernando Tinoco Díaz. Com o respaldo desses pressupostos teóricos, analisamos a Crônica Latina dos Reis de Castela (CLRC) como uma fonte de características únicas da primeira metade do século XIII, que diferentemente das crônicas contemporâneas a ela, não obteve um registro histórico glamoroso e não foi celebrada ao longo dos séculos; na verdade, foi tardiamente descoberta, apenas no início do século XX, pelo historiador francês Georges Cirot. Apesar de a crônica não indicar o seu autor, é atribuída ao chanceler de Fernando III, Juan de Osma. Nascido em Soria, no reino de Castela, Juan se tornou bispo de Osma e Burgos, assim como ocupou o cargo de chanceler do reino de Castela desde 1217. O cronista apresenta características particulares se considerarmos o seu período de escrita. Crítico do neogoticismo, Juan defendeu a hegemonia de Castela e de Fernando III como líder dos cristãos e da Cruzada na Península Ibérica. Fundamentados em historiadores como José Nieto Soria, Carlos de Ayala Martínez, Francisco Bautista e Inés Fernández Ordóñez, investigamos como Juan de Osma, em sua narrativa, se utilizou de ideologias e representações, presentes em seu contexto histórico para construir uma imagem capaz de legitimar Fernando III e consolidar o seu poder em Castela perante os demais reis peninsulares, bem como outros monarcas europeus além do papado.This thesis aims to investigate the process of legitimizing the power of Fernando III from the analysis of ideologies and representations developed by the chancellor of the kingdom of Castile, Juan de Osma, in the Latin Chronicle of the Kings of Castile. Fernando III (1217-1252) is historically remembered as a holy king and the greatest reconqueror of the medieval Iberian Peninsula. Born of a marriage considered illegitimate by the Church, the monarch needed to develop a series of political and cultural strategies to legitimize his power throughout his entire reign. As a theoretical basis for the analysis of the legitimacy of the real power of Fernando III, we used the New Cultural History (NHC), one of the most recent phases of the study of Cultural History, developed mainly from the 1990s onwards. Influenced by disciplines such as anthropology and literature, the NHC emerged as an answer to the problems presented in previous decades, especially those related to epistemological problems. This theoretical line aims to build an integrated narrative with all cultural manifestations and, at the same time, considers the individual as a point of reference. For this, we used authors such as Roger Chartier and Gabrielle M. Spiegel, who, based on their works, enable the study of a "New Medievalism" that seeks to use these new theoretical postulates for the benefit of the study of the medieval, of which we have as reference historians such as Jaume Aurell and José Fernando Tinoco Díaz. Based on these theoretical assumptions, we analyze the Latin Chronicle of the Kings of Castile (CLRC) as a source of unique characteristics from the first half of the 13th century, which, unlike contemporary chronicles, did not obtain a glamorous historical record and was not celebrated in over the centuries, in fact, it was discovered later, only in the beginning of the 20th century, by the French historian Georges Cirot. Although the chronicle does not indicate its author, it is attributed to the chancellor of Fernando III, Juan de Osma. Born in Soria, in the kingdom of Castile, Juan became bishop of Osma and Burgos, as well as held the position of chancellor of the kingdom of Castile since 1217. The chronicler has particular characteristics if we consider his period of writing. A critic of neo- Gothicism, Juan defended the hegemony of Castile and Fernando III as leader of the Christians and of the Crusade in the Iberian Peninsula. Based on historians such as José Nieto Soria, Carlos de Ayala Martínez, Francisco Bautista and Inés Fernández Ordóñez, we investigate how Juan de Osma, in his narrative, used ideologies and representations present in his historical context to build a capable image to legitimize Fernando III and consolidate his power in Castile, in front of the other peninsular kings, as well as of other European monarchs, besides the papacy.Reis, Jaime Estevão dos, 1959-Silva, Leila Rodrigues daZierer, Adriana Maria de SouzaCortez, Clarice ZamonaroLima, Neilaine Ramos Rocha deUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaMoretti Junior, Augusto João2022-08-19T19:02:20Z2022-08-19T19:02:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 f. : il. color., figs., maps.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6788porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T19:02:20Zoai:localhost:1/6788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:43.442753Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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