Métodos de custeio em instituições de ensino superior : um estudo sob a perspectiva das lógicas institucionais
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. João Marcelo Crubellate |
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Métodos de custeio em instituições de ensino superior : um estudo sob a perspectiva das lógicas institucionaisInstituição de ensino superiorLógicas institucionaisMétodos de Custeio657Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisOrientador: Prof. Dr. João Marcelo CrubellateDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: As instituições de ensino superior (IES) tiveram um crescimento expressivo nas últimas décadas. Inicialmente isso se deu por pressão da sociedade e mais recentemente devido a maior flexibilização e incentivos por parte do Estado brasileiro. O que num primeiro momento foi visto como oportunidade, acabou por configurar um mercado altamente competitivo, impondo a adoção de práticas gerenciais que propiciem uma política arrojada de custos para a manutenção da sobrevivência no mercado. As IES possuem características particulares de custos e utilizar uma metodologia de custeio adequada pode fornecer benefícios significantes para o processo de gestão e tomada de decisão. O enfoque teórico utilizado no estudo é o das lógicas institucionais. Nesse sentido, as pesquisas buscam compreender a relação entre as lógicas institucionais presentes no campo em que estão inseridas e as decisões e práticas reproduzidas a partir da influência de tais lógicas. Dessa maneira, o objetivo do estudo foi analisar como as lógicas institucionais mais relevantes no campo das instituições de ensino influenciam a utilização de métodos de custeio. A pesquisa tem caráter qualitativo e a estratégia de pesquisa empregada foi o estudo de caso, com a utilização de entrevista semiestruturada como técnica para coleta de dados em duas IES privadas, denominadas A e B. Para o tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a IES A utiliza três métodos de custeio, o por absorção, influenciada pela lógica de Estado burocrático, e o variável e RKW, motivados pela lógica de mercado, o que a deixa em linha com a literatura contábil que sugere a utilização de mais de um método de custeio gerencial para extrair informações diversificadas e acuradas. A IES B também utiliza o custeio por absorção para atendimento da legislação e o variável para finalidade gerencial. De acordo estudos anteriores, o método de custeio variável é o mais adequado para as IES. Além disso, a influência da lógica de mercado ao se utilizar o custeio variável pode ser vista em práticas como estudar a viabilidade de abertura ou fechamento de um curso, turma ou até um campus.ABSTRACT: Higher education institutions (HEIs) have grown significantly in the last few decades. This was initially due to pressure from society and more recently due to greater flexibility and incentives on the part of the Brazilian State. What at first was seen as an opportunity ended up configuring a highly competitive market, imposing that the adoption of management practices that provide a bold cost policy to maintain survival in the market. HEIs have particular cost characteristics and using an appropriate costing methodology can provide significant benefits for the management and decision-making process. The theoretical approach used in the study is that of institutional logics. In this sense, the research seeks to understand the relationship between the institutional logics present in the field in which they are inserted and the decisions and practices reproduced from the influence of such logics. Thus, the objective of the study was to analyze how the most relevant institutional logics in the field of educational institutions influence the use of costing methods. The research has a qualitative character and the research strategy employed was the case study, with the use of semi-structured interviews as a technique for data collection in two private HEIs, named A and B. The research has a qualitative character and the research strategy employed was the case study, with the use of semi-structured interviews as a technique for data collection in HEIs. For the treatment and analysis of data, this dissertation used content analysis. The results indicated that HEI A uses three costing methods, absorption influenced by the logic of bureaucratic State and variable and RKW motivated by market logic, which puts it in line with the accounting literature that suggests the use of more than a managerial costing method to extract diverse and accurate information. IES B also uses absorption costing to comply with legislation and variable costs for management purposes. According to previous studies, the variable costing method is the most appropriate for HEIs. In addition, the influence of market logic when using variable costing can be seen in practices such as studying the feasibility of opening or closing a course, class or even a campus.88 f. : il., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Ciências ContábeisPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisMaringá, PRCentro de Ciências Socais AplicadasCrubellate, João MarceloSanches, Simone Leticia RaimundiniAmarante, Juliana MarangoniVeiga, Ana Carolina Becher2021-02-12T14:55:01Z2021-02-12T14:55:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVEIGA, Ana Carolina Becher. Métodos de custeio em instituições de ensino superior: um estudo sob a perspectiva das lógicas institucionais. 2020. 88 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6122. 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