O campo científico da educação química pelos professores universitários do estado do Paraná à luz das ideias de Bourdieu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7485 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior |
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O campo científico da educação química pelos professores universitários do estado do Paraná à luz das ideias de BourdieuCampo científicoEducação química - Paraná (Estado)Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - Campo científico540.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini JúniorCoorientadora: Profª. Drª. Leila Inês Follmann FreireTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo aferir as especificidades do campo científico da Educação Química (EQ) no Paraná, de forma a caracterizá-lo, compreendendo os principais elementos para sua constituição. Este processo envolveu, em um primeiro momento, desvelar as trajetórias sociais dos professores universitários das Instituições Ensino Superior (IES) públicas para identificar os marcos determinantes para a sua constituição. No segundo momento, objetivou revelar os capitais dos agentes daquele campo, de forma a caracterizá-lo, conforme seus bens simbólicos. O referencial teórico baseou-se nas contribuições da teoria do campo de Pierre Bourdieu e de outros trabalhos, que corroboraram para fundamentar as compreensões em torno do estudo dos principais termos utilizados na pesquisa, entre eles destacam-se: o campo científico (LAHIRE, 2002; ALVES, 2016; PASSIANI, ARRUDA, 2017; RAGOUET, 2017; THOMSON, 2018), o campo acadêmico (HEY, 2008), a trajetória (SETTON, 2002; THIRY-CHERQUES, 2006; MONTAGNER, 2017; MATON, 2018) e os diferentes tipos de capitais (MARTIN, 2017; MOORE, 2018). A investigação teve uma abordagem majoritariamente qualitativa, com parte dos dados aferidos de forma quantitativa, envolvendo a coleta dados por uma série de instrumentos e técnicas, tais como: os currículos lattes dos 62 professores universitários disponíveis na Plataforma do CNPq; os relatórios dos 53 Grupos de Pesquisa no Diretório dos Grupos e Pesquisa no Brasil (DGP); o questionário no Google Forms Online respondido por 34 agentes; as entrevistas com 6 educadores químicos do campo da EQ. Para a metodologia de análise, utilizou-se da Análise de Conteúdo da Bardin (2011) para eleger as categorias a priori definidas como capital científico, capital cultural institucionalizado e capital social de forma a caracterizar seus bens simbólicos acumulados, sendo as outras categorias emergentes definidas pelas trajetórias individuais dos agentes como elementos determinantes para a constituição do campo da EQ no Paraná. Os resultados indicaram que o campo científico começou a se constituir pela necessidade de agentes qualificados, com formação específica em nível de pós-graduação para atuar nos cursos de Licenciatura em Química nas IES públicas, em que os conjuntos de outros elementos como a ampliação dos programas de pós-graduação, a criação do evento científico CPEQUI e as políticas públicas como PIBID corroboraram para começar a reunir educadores químicos em torno das investigações e atuação na área de Ensino de Química. No que se concerne aos capitais construídos pelos agentes, o capital cultural institucionalizado apresentou a existência de um campo científico EQ recente no estado do Paraná, constituído, em sua totalidade por mestres, com formações diversas em outras áreas de conhecimento, com ênfase na formação de doutores na última década. O capital científico evidenciou os interesses na forma de socialização da produção científica, em diferentes lugares e períodos, com maior volume de capital científico, dedicado às produções em eventos regionais e em periódicos bem avaliados. O capital social indicou a participação dos agentes em grupos de pesquisa com destaque na área de Ciências Humanas e Educação, nas linhas de Formação de Professores, sendo a permanência nestes espaços, em sua maioria, influenciada pelo vínculo institucional na IES e/ou devido a trajetória de formação acadêmica.ABSTRACT: The present research aimed to assess the specificities of the scientific field of Chemical Education (QE) in Paraná, in order to characterize it, understanding the main elements for its constitution. This process involved, at first, unveiling the social trajectories of university professors from public Higher Education Institutions (HEIs) to identify the decisive landmarks for their constitution. In a second moment, it aimed to reveal the agents' capitals of that field, in order to characterize it, according to its symbolic assets. The theoretical framework was based on the contributions of Pierre Bourdieu's field theory and other works, which corroborated to support the comprehensions around the study of the main terms used in the research, among them the following stand out: the scientific field (LAHIRE, 2002; ALVES, 2016; PASSIANI, ARRUDA, 2017; RAGOUET, 2017; THOMSON, 2018), the academic field (HEY, 2008), the trajectory (SETTON, 2002; THIRY-CHERQUES, 2006; MONTAGNER, 2017; MATON, 2018), and the different kinds of capitals (MARTIN, 2017; MOORE, 2018). The investigation had mainly a qualitative approach, with part of the data measured in a quantitative way, involving the collection of data by a series of instruments and techniques, such as the lattes curriculum of the 62 university professors available on the CNPq Platform; the reports of the 53 Research Groups in the Directory of Groups and Research in Brazil (DGP); the questionnaire on Google Forms Online answered by 34 agents; the interviews with 6 chemical educators from the QE field. For the analysis methodology, Bardin's Content Analysis (2011) was used to select the a priori categories defined as scientific capital, institutionalized cultural capital, and social capital to characterize their accumulated symbolic assets and other categories that emerged from the agents' individual trajectories as determining elements for the constitution of the QE field in Paraná. The results indicated that the scientific field started to be constituted by the need for qualified agents, with specific training at the postgraduate level to work in the Chemistry Licentiate Degree courses in public HEIs, in which the set of other elements such as the expansion of post-graduation programs, the creation of the scientific event CPEQUI, and public policies such as PIBID corroborated to start bringing together chemical educators around the investigations and performance in the area of Chemistry Teaching. With regard to capitals built by agents, institutionalized cultural capital presented the existence of a recent QE scientific field in the state of Paraná, constituted, in its entirety by masters, with diverse backgrounds in other areas of knowledge, with an emphasis on the doctors in the last decade. Scientific capital highlighted the interests in the socialization form of scientific production, in different places and periods, with a greater volume of scientific capital, dedicated to productions in regional events and in well-evaluated journals. The social capital indicated the participation of agents in research groups with prominence in the area of Human Sciences and Education, in the lines of Teacher Training, with the permanence in these spaces, mostly, influenced by the institutional bond in the HEI and/or due to the trajectory of academic formation.178 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasLorencini Júnior, ÁlvaroFreire, Leila Inês FollmannPereira, Ana LúciaPassos, Marinez MeneghelloMól, Gerson de SouzaGomes, Luciano CarvalhaisCosta, Franciellen Rodrigues da Silva2024-04-19T17:54:18Z2024-04-19T17:54:18Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Franciellen Rodrigues da Silva. O campo científico da educação química pelos professores universitários do estado do Paraná à luz das ideias de Bourdieu. 2021. 178 f. 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