Somos estudantes e indígenas! : um estudo testemunhal sobre o duplo pertencimento dos estudantes indígenas dos cursos de administração das universidades estaduais do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klichowski, Renan Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6985
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcio Pascoal Cassandre
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spelling Somos estudantes e indígenas! : um estudo testemunhal sobre o duplo pertencimento dos estudantes indígenas dos cursos de administração das universidades estaduais do ParanáEstudantes indígenas - Universidades estaduais do ParanáÍndios KaingángÍndios GuaraniEducação superior indígena - Paraná (Estado)371.82Orientador: Prof. Dr. Marcio Pascoal CassandreCoorientador: Prof. Dr. Wagner Roberto do AmaralDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2018Nesta dissertação, constituem sujeitos desta pesquisa estudantes indígenas das universidades estaduais paranaenses, que vivem o pertencimento étnico-comunitário e acadêmico simultaneamente, ou seja, vivem um duplo pertencimento no contexto de sua relação com a universidade e com suas comunidades. A história dos povos indígenas da América Latina foi marcada por conflitos, tendo, esses povos, criado sistemáticas formas de resistência contra a colonização, empreendida inicialmente por portugueses e espanhóis. Os povos Kaingang e Guarani resistem até os dias atuais, mantendo particularidades, marcas e traços de suas origens culturais. Em 2001, a Lei Estadual n.º 13.134/2001 criou a reserva de vagas para indígenas nas universidades estaduais do Paraná. Historicamente, a educação superior foi criada e aperfeiçoada pelas classes dominantes com interesses políticos, e o ingresso e a permanência de indígenas nessas instituições passou a ser uma novidade questionada por esses grupos, por meio de barreiras levantadas na estrutura educacional. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é identificar e analisar quais as compreensões, expectativas e os dilemas presentes nos percursos formativos dos estudantes indígenas dos cursos de administração das universidades estaduais paranaenses. Para atingir a proposta da pesquisa, primeiramente foram levantados dados e informações por meio de um estudo bibliográfico, e posteriormente foi utilizada a metodologia história de vida por meio da estratégia do testemunho, como método para compreender e analisar as experiências dos indígenas relativamente ao seu seu percurso formativoIndigenous students from the state universities of Parana state, in Brazil, who experience a simultaneous and double belonging concerning their relationships with the university and their communities, are subjects of this research. Historically, indigenous peoples of Latin America have been marked by conflicts and have systematically resisted to colonization, which was initially undertaken by Portuguese and Spanish people. Even so, the Kaingang and Guarani native peoples have resisted, keeping particularities, marks and traces of their cultural origins. In 2001, State Law no. 13,134 / 2001 created the reservation of vacancies for indigenous people in state universities of Parana. Historically, higher education institutions were created and perfected according to the political interests of dominant groups, and the politics for indigenous' people entry to these institutions, as well as the politics for their permanence, are troubled by these groups through the creation of barriers inside the educational structure. In this sense, the general objective of this study is to identify and analyze the understandings, expectations and dilemmas present in the formative process of indigenous students of business administration courses at state universities of Parana, Brazil. In order to achieve our objective, data and information were first collected through a bibliographic study, and used afterwards. The life history methodology through testimony was used as a strategy to understand and analyze their experiences concerning their formative processCassandre, Marcio PascoalAngnes, Juliane SachserIchikawa, Elisa YoshieUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Sociais AplicadasDepartamento de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoKlichowski, Renan Carlos2022-12-16T18:34:50Z2022-12-16T18:34:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6985porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-16T18:34:50Zoai:localhost:1/6985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:54.975793Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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