O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Alexandre Miyaki da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2137
Resumo: In view of evidences of transformation in the methodology of judo teaching, we aimed at interpreting such practice, historically located in the state of Paraná - Brazil, from the implementation of the ludic as a device of the pedagogical practice of senseis (teachers). For this purpose, we identified, in the archeological dialogue with judo senseis, the historicity of such corporal practice since its formation up to present time. As for the methodology, we used a combination of the following procedures: document research, a semi structured questionnaire and interviewing by means of photo elicitation (photo interview). The empirical data were collected from interviews with representatives of both the old generation of senseis (kodanshas) and the new one (yudanshas) in Paraná. The empirical material was discussed by using notions of the Discourse Analysis and the theoretical assumptions by Michel Foucault. The results of our analysis point to the tendency of a "culture of the ludic" in judo teaching in the state of Paraná. Judo teachers of Paraná have been gradually adopting the ludic in their lessons, to meet the need of adapting to children. In our thesis, we discuss how such relation is affected by different events, on which the pedagogical and disciplinary seduction devices have impact.
id UEM-10_985d65ea956c0d11dfadf0326de009a8
oai_identifier_str oai:localhost:1/2137
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poderThe ludic in judo teaching in Paraná: didactic and pedagogical discontinuities and permanences of disciplinary education by means of knowledge-power devicesDispositivo disciplinar - JudôDispositivo pedagógico - Judô - CriançaLúdicoCiências da SaúdeEducação FísicaIn view of evidences of transformation in the methodology of judo teaching, we aimed at interpreting such practice, historically located in the state of Paraná - Brazil, from the implementation of the ludic as a device of the pedagogical practice of senseis (teachers). For this purpose, we identified, in the archeological dialogue with judo senseis, the historicity of such corporal practice since its formation up to present time. As for the methodology, we used a combination of the following procedures: document research, a semi structured questionnaire and interviewing by means of photo elicitation (photo interview). The empirical data were collected from interviews with representatives of both the old generation of senseis (kodanshas) and the new one (yudanshas) in Paraná. The empirical material was discussed by using notions of the Discourse Analysis and the theoretical assumptions by Michel Foucault. The results of our analysis point to the tendency of a "culture of the ludic" in judo teaching in the state of Paraná. Judo teachers of Paraná have been gradually adopting the ludic in their lessons, to meet the need of adapting to children. In our thesis, we discuss how such relation is affected by different events, on which the pedagogical and disciplinary seduction devices have impact.Frente a evidências de uma transformação na metodologia de ensino do judô, nosso objetivo foi o de interpretar tal prática, historicamente situada no Paraná-Brasil, a partir da implementação do lúdico como dispositivo da prática pedagógica dos senseis (professores). Para tanto, identificamos no diálogo arqueológico com senseis de judô, a historicidade dessa prática corporal desde sua formação até o tempo presente. Como metodologia, utilizamos uma combinação dos seguintes procedimentos: pesquisa documental, questionário semiestruturado e entrevista a partir de foto-elicitação (foto-entrevista). Os dados empíricos foram coletados a partir de entrevistas com representantes da antiga geração de senseis (kodanshas) e da nova geração de senseis (yudanshas) do Paraná. A discussão do material empírico foi realizada com uso das noções de análise discursiva e dos pressupostos teóricos do filósofo Michel Foucault. Os resultados de nossas análises indicam a tendência de uma "cultura do lúdico" no ensino do judô no estado. Os professores de judô do Paraná, gradativamente, vem adotando o lúdico em suas aulas por necessidade de adaptação ao público infantil hodierno. Em nossa tese, discutimos como essa relação é afetada por diferentes acontecimentos, sobre os quais agem os dispositivos de sedução, pedagógico e disciplinar.157 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELUEMMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeGiuliano Gomes de Assis PimentelWanderley Marchi JuniorPedro Luis Navarro BarbosaCarlos Herold JuniorClaudio KravchychynSilveira, Alexandre Miyaki da2018-04-09T20:05:24Z2018-04-09T20:05:24Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-26T17:16:56Zoai:localhost:1/2137Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:55:10.238108Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
The ludic in judo teaching in Paraná: didactic and pedagogical discontinuities and permanences of disciplinary education by means of knowledge-power devices
title O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
spellingShingle O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
Silveira, Alexandre Miyaki da
Dispositivo disciplinar - Judô
Dispositivo pedagógico - Judô - Criança
Lúdico
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
title_full O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
title_fullStr O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
title_full_unstemmed O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
title_sort O lúdico no ensino do judô no Paraná: descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
author Silveira, Alexandre Miyaki da
author_facet Silveira, Alexandre Miyaki da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Wanderley Marchi Junior
Pedro Luis Navarro Barbosa
Carlos Herold Junior
Claudio Kravchychyn
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Alexandre Miyaki da
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivo disciplinar - Judô
Dispositivo pedagógico - Judô - Criança
Lúdico
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Dispositivo disciplinar - Judô
Dispositivo pedagógico - Judô - Criança
Lúdico
Ciências da Saúde
Educação Física
description In view of evidences of transformation in the methodology of judo teaching, we aimed at interpreting such practice, historically located in the state of Paraná - Brazil, from the implementation of the ludic as a device of the pedagogical practice of senseis (teachers). For this purpose, we identified, in the archeological dialogue with judo senseis, the historicity of such corporal practice since its formation up to present time. As for the methodology, we used a combination of the following procedures: document research, a semi structured questionnaire and interviewing by means of photo elicitation (photo interview). The empirical data were collected from interviews with representatives of both the old generation of senseis (kodanshas) and the new one (yudanshas) in Paraná. The empirical material was discussed by using notions of the Discourse Analysis and the theoretical assumptions by Michel Foucault. The results of our analysis point to the tendency of a "culture of the ludic" in judo teaching in the state of Paraná. Judo teachers of Paraná have been gradually adopting the ludic in their lessons, to meet the need of adapting to children. In our thesis, we discuss how such relation is affected by different events, on which the pedagogical and disciplinary seduction devices have impact.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-09T20:05:24Z
2018-04-09T20:05:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2137
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841394288951296