Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palú, Fernando
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3792
Resumo: Neste trabalho foram desenvolvidos alguns programas computacionais para a síntese e a otimização de redes de trocadores de calor. Para a síntese das redes seguiram-se os procedimentos apresentados no algoritmo do Método do Ponto de Estrangulamento Energético (MPEE), provindo da "Tecnologia Pinch". Paralelamente à síntese da rede são aplicadas duas ferramentas: o Diagrama da Força Motriz (DFM) e a Análise do Problema Remanescente (APR). Isto permite verificar se um trocador está fazendo um bom aproveitamento de sua força motriz imediatamente após ter sido alocado. A grande vantagem destas ferramentas é o fato de não ser necessário esperar até que a rede esteja pronta para verificar se um trocador está bem colocado ou não. A última etapa do projeto é a identificação e a quebra de laços, com o objetivo de reduzir a quantidade de trocadores até o número mínimo previsto. O algoritmo do MPEE foi implementado em um programa interativo com o usuário, que tem liberdade para decidir durante o processo da síntese quais as trocas devem ser efetuadas. Outro programa foi desenvolvido para o cálculo da área remanescente. Estes procedimentos foram aplicados em problemas da literatura e os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois em todos os casos conseguiu-se sintetizar uma rede com o número mínimo de trocadores previsto e com as penalidades em termos de área menores do que o limite máximo sugerido pela literatura. Estes resultados demonstram que a aplicação do MPEE em conjunto com o DFM, a APR e a quebra de laços é uma ótima sistemática para a obtenção de redes de trocadores de calor ótimas ou bem próximas da ótima.
id UEM-10_9cdb37a0c782d8d01842c4da47b15d2d
oai_identifier_str oai:localhost:1/3792
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calorTransferência de calorCalorTransferênciaRedes de trocadores de calorEngenharia QuímicaBrasil.EngenhariasEngenharia QuímicaNeste trabalho foram desenvolvidos alguns programas computacionais para a síntese e a otimização de redes de trocadores de calor. Para a síntese das redes seguiram-se os procedimentos apresentados no algoritmo do Método do Ponto de Estrangulamento Energético (MPEE), provindo da "Tecnologia Pinch". Paralelamente à síntese da rede são aplicadas duas ferramentas: o Diagrama da Força Motriz (DFM) e a Análise do Problema Remanescente (APR). Isto permite verificar se um trocador está fazendo um bom aproveitamento de sua força motriz imediatamente após ter sido alocado. A grande vantagem destas ferramentas é o fato de não ser necessário esperar até que a rede esteja pronta para verificar se um trocador está bem colocado ou não. A última etapa do projeto é a identificação e a quebra de laços, com o objetivo de reduzir a quantidade de trocadores até o número mínimo previsto. O algoritmo do MPEE foi implementado em um programa interativo com o usuário, que tem liberdade para decidir durante o processo da síntese quais as trocas devem ser efetuadas. Outro programa foi desenvolvido para o cálculo da área remanescente. Estes procedimentos foram aplicados em problemas da literatura e os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois em todos os casos conseguiu-se sintetizar uma rede com o número mínimo de trocadores previsto e com as penalidades em termos de área menores do que o limite máximo sugerido pela literatura. Estes resultados demonstram que a aplicação do MPEE em conjunto com o DFM, a APR e a quebra de laços é uma ótima sistemática para a obtenção de redes de trocadores de calor ótimas ou bem próximas da ótima.96 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia QuímicaUEMMaringá, PRDepartamento de Engenharia QuímicaVladimir Ferreira CabralLúcio Cardozo Filho - UEMIvana Correa Ramos Leal - Natural Product Research (Print)Kátia Regina Netto dos Santos - Journal of Antimicrobial ChemotherapyPalú, Fernando2018-04-17T17:43:55Z2018-04-17T17:43:55Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-18T20:00:33Zoai:localhost:1/3792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:56.834584Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
title Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
spellingShingle Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
Palú, Fernando
Transferência de calor
Calor
Transferência
Redes de trocadores de calor
Engenharia Química
Brasil.
Engenharias
Engenharia Química
title_short Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
title_full Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
title_fullStr Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
title_full_unstemmed Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
title_sort Otimização da distribuição de área em redes de trocadores de calor
author Palú, Fernando
author_facet Palú, Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vladimir Ferreira Cabral
Lúcio Cardozo Filho - UEM
Ivana Correa Ramos Leal - Natural Product Research (Print)
Kátia Regina Netto dos Santos - Journal of Antimicrobial Chemotherapy
dc.contributor.author.fl_str_mv Palú, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de calor
Calor
Transferência
Redes de trocadores de calor
Engenharia Química
Brasil.
Engenharias
Engenharia Química
topic Transferência de calor
Calor
Transferência
Redes de trocadores de calor
Engenharia Química
Brasil.
Engenharias
Engenharia Química
description Neste trabalho foram desenvolvidos alguns programas computacionais para a síntese e a otimização de redes de trocadores de calor. Para a síntese das redes seguiram-se os procedimentos apresentados no algoritmo do Método do Ponto de Estrangulamento Energético (MPEE), provindo da "Tecnologia Pinch". Paralelamente à síntese da rede são aplicadas duas ferramentas: o Diagrama da Força Motriz (DFM) e a Análise do Problema Remanescente (APR). Isto permite verificar se um trocador está fazendo um bom aproveitamento de sua força motriz imediatamente após ter sido alocado. A grande vantagem destas ferramentas é o fato de não ser necessário esperar até que a rede esteja pronta para verificar se um trocador está bem colocado ou não. A última etapa do projeto é a identificação e a quebra de laços, com o objetivo de reduzir a quantidade de trocadores até o número mínimo previsto. O algoritmo do MPEE foi implementado em um programa interativo com o usuário, que tem liberdade para decidir durante o processo da síntese quais as trocas devem ser efetuadas. Outro programa foi desenvolvido para o cálculo da área remanescente. Estes procedimentos foram aplicados em problemas da literatura e os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois em todos os casos conseguiu-se sintetizar uma rede com o número mínimo de trocadores previsto e com as penalidades em termos de área menores do que o limite máximo sugerido pela literatura. Estes resultados demonstram que a aplicação do MPEE em conjunto com o DFM, a APR e a quebra de laços é uma ótima sistemática para a obtenção de redes de trocadores de calor ótimas ou bem próximas da ótima.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2018-04-17T17:43:55Z
2018-04-17T17:43:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3792
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
UEM
Maringá, PR
Departamento de Engenharia Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
UEM
Maringá, PR
Departamento de Engenharia Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841411526492160