O cotidiano dos "Herdeiros do Fundão" : gestão ordinária e o movimento de T-D-R na comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha – Reserva do Iguaçu/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klozovski, Marcel Luciano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6067
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Elisa Yoshie Ichikawa
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spelling O cotidiano dos "Herdeiros do Fundão" : gestão ordinária e o movimento de T-D-R na comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha – Reserva do Iguaçu/PRQuilombosTerritorialização-Desterritorialização-Reterritorialização (TDR)658Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoOrientadora: Profª. Drª. Elisa Yoshie IchikawaTese (Doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Esta tese se propôs em desvelar, a partir das memórias das lideranças da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha – Fundão, a gestão ordinária das práticas cotidianas ao longo da história, e, por conseguinte, compreender o processo de territorialização- desterritorialização-reterritorialização (T-D-R) dos moradores desta comunidade neste território. Para tanto, o aporte teórico da pesquisa estabeleceu um diálogo sobre o cotidiano (CERTEAU, 2012, 2014) aliado à gestão ordinária (CARRIERI, 2012, 2014, 2018) em uma comunidade remanescente quilombola no processo T-D-R (HAESBAERT, 2002, 2007, 2009) sofrido por esta. Neste sentido, a pesquisa realizada traz uma contribuição para que os pesquisadores e profissionais da área de Estudos Organizacionais possam fortalecer as discussões sobre as várias formas de gerir o cotidiano, também presentes nas organizações sociais (como é o caso do quilombo contexto do estudo) e estas formas de "gestão" serem compostas por uma infinidade de racionalidades que abrangem uma historicidade que perpassa diversos momentos históricos e tem por universo uma heterogeneidade capaz de criar e recriar este espaço de interação constantemente. O principal pressuposto adotado na pesquisa parte da premissa que não se pode discutir o território de uma comunidade remanescente quilombola que seja desarticulado de sua realidade cotidiana. Desta forma, a investigação realizada foi essencialmente qualitativa por meio da História Oral sendo esta utilizada num conjunto de fontes orais e escrita, dentre elas as entrevista temática. Foram realizadas 8 (oito) entrevistas com as lideranças-anciãs e, posteriormente, transcritas em formato de narrativas e que constituíram o corpus desta pesquisa. Em complemento às entrevistas trabalhei com a observação sistemática em campo no período de 2017 a 2019. Assim, todos os dados coletados foram sistematizados de forma dialógica e negociada. Os resultados trouxeram que no caso do Fundão, a gestão ordinária manifestada por suas lideranças-anciãs estava e, de certa forma, ainda está, nas escolhas diárias dos sujeitos, que se manifestam no saber empírico e em suas formas de organizar, sem que estas sejam estritamente as técnicas convencionalmente ensinadas pelo mainstream. Portanto, apesar dos diversos processos de territorialização-desterritorialização-reterritorialização (físicos e simbólicos) sofridos pela comunidade ao longo de sua história, descortinei que partir de suas memórias, eles ainda mantêm práticas cotidianas que, mesmo transfiguradas e ressignificadas, traduzem a gestão ordinária do seu modo de vida. Neste sentido, a partir das práticas cotidianas narradas pelos anciãos compreendi que "a solidariedade" foi à prática que permaneceu viva. Ou seja, durante todo processo de T-D-R que "o povo do Fundão" sofreu, e que os levou a ter as práticas de gestão do cotidiano transfiguradas, o que restou foi à prática da solidariedade, que em diversos momentos (antes, durante e depois da expulsão, ou mesmo, na retomada) permaneceu. Consoante a isso, a pesquisa revelou que ao rememorarem as práticas cotidianas, as lideranças-anciãs "deram voz" a uma territorialidade ancestral. Esta territorialidade, por sua vez, acentuou a perspectiva do território como sendo um espaço resistência das experiências vividas.ABSTRACT: This thesis proposed to reveal based on the memories of the leaders of the Quilombola Invernada Paiol de Telha - Fundão Community the ordinary management of daily practices throughout history and therefore to understand the process of territorialization- desterritorialization-reterritorialization (T-D-R) of the residents of this community in this territory. To this end the theoretical contribution of the research established a dialogue about everyday life (CERTEAU, 2012, 2014) ally with ordinary management (CARRIERI, 2012, 2014, 2018) in a remnant quilombola community in the process of T-D-R (HAESBAERT, 2002, 2007, 2009) suffered by this. In this sense the research carried out makes a contribution so that researchers and professionals in the area of Organizational Studies can strengthen discussions on the various ways of managing daily life also present in social organizations (how is the case with the quilombo context of the study) and these forms of "management" are composed of an infinity of rationalities that encompass a historicity that permeates several historical moments and has a universe of heterogeneity capable of constantly creating and recreating this space of interaction. The main assumption adopted in the research starts from the premise that it is not possible to discuss the territory of a remaining quilombola community that is disjointed from its everyday reality. Thus, the investigation carried out was essentially qualitative through Oral History, which was used in a set of oral and written sources among them thematic interviews. Eight (8) interviews were carried out with the elderly leaders and later transcribed in narrative format, which constituted the corpus of this research. In addition to the interviews, I worked with systematic observation in the field from 2017 to 2019. Thus, all data collected were systematized in a dialogical and negotiated way. The results showed that in the case of Fundão the ordinary management shown by its elderly leaders was and in a way still is in the subjects' daily choices that are manifested in empirical knowledge and in their ways of organizing without these strictly the techniques conventionally taught by the mainstream. Therefore despite the diverse processes of territorialization-desterritorialization- reterritorialization (physical and symbolic) suffered by the community throughout its history I discovered that starting from their memories they still maintain daily practices that even transfigured and reframed translate the ordinary management of the their way of life. In this sense from the daily practices narrated by the elders, I understood that "solidarity" was the practice that remained alive. In other words during the whole process of T-D-R that "the people of Fundão" suffered and that led them to have their daily management practices transfigured what remained was the practice of solidarity which at different times (before, during and after the expulsion, or even, in the resumption) remained. According to this, the research revealed that in recalling daily practices the elder leaders "gave voice" to an ancestral territoriality. This territoriality in turn accentuated the perspective of the territory as being a space for resistance lived experiences.212 f. : il. figs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoMaringá, PRCentro de Ciências Sociais AplicadasIchikawa, Elisa YoshieCosta, Zoraide da FonsecaMendes, LucianoOliveira, Josiane Silva deChagas, Priscilla BorgonhoniKlozovski, Marcel Luciano2020-12-17T17:51:59Z2020-12-17T17:51:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfKLOZOVSKI, Marcel Luciano. O cotidiano dos "Herdeiros do Fundão": gestão ordinária e o movimento de T-D-R na comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha – Reserva do Iguaçu/PR. 2020. 212 f. 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