Oscar Niemeyer e o arranha-céu moderno : o projeto da sede do Banco Safra em São Paulo
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5653 |
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Oscar Niemeyer e o arranha-céu moderno : o projeto da sede do Banco Safra em São PauloNiemeyer, Oscar, 1907-2012 - ArquitetoArquitetura moderna brasileiraBanco Safra - ProjetoArranha-céu modernoMetodologia de projeto724.6Ciências Sociais AplicadasArquiteturaOrientador: Prof. Dr. André Augusto de Almeida AlvesDissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017Resumo: O trabalho pretende preservar e discutir a memória de um projeto ainda pouco divulgado através da reunião de documentos e registros iconográficos, realização de entrevistas com a equipe de engenheiros que participou do processo do projeto, redesenhos das peças gráficas originais e confecção de maquetes física e virtual. Dessa forma, esse estudo compreende o universo em que se dá sua produção, seus condicionantes, a atuação de intervenientes e a metodologia de projeto. Efetua uma aproximação ao projeto não construído de Oscar Niemeyer para a sede do Banco Safra, elaborado no ano de 1974, considerando sua inserção no acervo de prédios altos projetados pelo arquiteto, bem como no conjunto de sua obra, enquanto materialização de uma arquitetura pautada pela sua dimensão plástica, no âmbito do projeto moderno e da modernização brasileira. A tipologia de edifícios altos é especialmente frequente na produção do arquiteto, ainda que encontre pouco espaço na historiografia a ele dedicada. Foi mesmo através dela que Oscar Niemeyer destacou-se no início de sua trajetória, ao integrar o grupo de arquitetos chefiado por Lucio Costa que, juntamente com Le Corbusier, projetou o edifício do MESP (Ministério da Educação e Saúde Pública). Além de preencher uma lacuna acerca do estudo dos edifícios altos de Oscar Niemeyer, o presente trabalho contribui com novos elementos e leituras ao combinar dados da tríade metodológica: (1) a vertente hegemônica da Arquitetura Moderna Brasileira; (2) plástica na Arquitetura Moderna Brasileira; e (3) o arranha-céu moderno, enquanto revelador de conteúdos e sentidos da modernização brasileira, assim como da obra de Oscar Niemeyer, em que a sede do Banco Safra está inserida. A análise do objeto de estudo avança nos capítulos subsequentes que abordam: a relação do edifício com o sítio, sua inserção no tecido urbano da cidade tradicional, os parâmetros urbanísticos entre outros; o projeto arquitetônico em si, com a discussão do partido arquitetônico; a descrição e análise de cada elemento que compõe a proposta arquitetônica e o método construtivo empregado. Esse percurso permitiu compreender quais foram as referências e interações estabelecidas para a construção da tipologia do edifício alto pelo arquitetoAbstract: This research intends to preserve the memory of a project that is still little divulged, through the collection of documents and iconographic records, interviews with the team of engineers who participated in the project process, redesigns of the original graphic drawings and physical and virtual modeling. Thus, this study gives an understanding of the project’s production, its constraints, intervention factors and the project’s methodology. This research makes an approximation to the Oscar Niemeyer's unconstructed project for Safra Bank Headquarters elaborated in 1974, which can be inserted in the collection of high-rise buildings designed by the architect, considering its Modernism Movement artistic dimension in general and Brazilian context. The typology of high-rise buildings is especially frequent in the architect’s production, although it is not evident in his narrated historiography. It was through the typology of high-rise buildings that Oscar Niemeyer stood out at the beginning of his career, when he joined the group of architects headed by Lucio Costa who, together with Le Corbusier, designed the MESP (Ministry of Education and Public Health). This research, besides filling the gap in the study of Oscar Niemeyer’s high-rise projects, contributes to show new elements and insights combining data from the methodological triad: (1) the hegemonic aspects of the Brazilian modern architecture; (2) the aesthetics in the Brazilian modern architecture; and (3) the modern skyscraper, which reveals the contents and meanings of brazilian modernization, as well as the work of Oscar Niemeyer, where the headquarters of Safra Bank is inserted. The analysis of the study’s object advances in the subsequent chapters that discuss: the relationship between the building and site, its insertion on the urban network in the traditional city and urban parameters; the architectural design itself, where the architectural form is discussed; the description and analysis of each element that composes the architectural proposal and the constructive method chosen. This research course allowed us to understand the references and interactions established for the construction of the typology of the high-rise building by the architectAlves, André Augusto de AlmeidaSilva, Ricardo DiasHirao, HélioUniversidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaCentro de TecnologiaDepartamento de Arquitetura e UrbanismoPrograma Associado de Pós-Graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)Sordi, João Vitor Ricciardi2019-11-14T12:01:34Z2019-11-14T12:01:34Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 186 p. : il. (algumas color.) + + anexos.application/pdfSORDI, João Vitor Ricciardi. Oscar Niemeyer e o arranha-céu moderno: o projeto da sede do Banco Safra em São Paulo. 2017. xii, 186 p. 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