Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakiyama, Rubens Zenko
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2498
Resumo: The Bus Driver Scheduling Problem (BDSP) consists to generate a set of drivers schedule to cover a set of vehicles schedule at the lowest cost, satisfying constraints imposed by labor laws, trade union agreements and company standards. This process is vital to the operational planning of public transportation companies since the drivers cost afIects a significant portion ofthe overall cost ofthe company. Considered NP-Hard, several works address the resolution of PEM through heuristic algorithms due to the limitations of the exact algorithms to work with large instances. The present work propose a approach for solving the BDSP involving two local search procedures in a neighborhood structure, called PCR and k-swap, in a deterministic way and in conjunction with VNS meta-heuristic. To validate the work is proposed real instances with over 2300 travei and random instances extracted of real instances. The experiments demonstrated the efficacy of VNS meta-heuristic for large instances, where the present results are compared with results reported by other studies that used PCR and k-swap procedures without the use ofVNS meta-heuristic.
id UEM-10_bf3385ea69d964f62a1a78c85106da1e
oai_identifier_str oai:localhost:1/2498
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte públicoStudy of heuristics algorithms for a operational planning problem of public transportTransporte públicoEscalonamentoAlgoritmosAlgoritmos heurísticosMeta-heurística VNSProblema de escalonamento de motoristas (PEM)Brasil.Public transportBus driverScheduling problemLarge real-worldHeuristicVNS MetaheuristicBrazil.Ciências Exatas e da TerraCiência da ComputaçãoThe Bus Driver Scheduling Problem (BDSP) consists to generate a set of drivers schedule to cover a set of vehicles schedule at the lowest cost, satisfying constraints imposed by labor laws, trade union agreements and company standards. This process is vital to the operational planning of public transportation companies since the drivers cost afIects a significant portion ofthe overall cost ofthe company. Considered NP-Hard, several works address the resolution of PEM through heuristic algorithms due to the limitations of the exact algorithms to work with large instances. The present work propose a approach for solving the BDSP involving two local search procedures in a neighborhood structure, called PCR and k-swap, in a deterministic way and in conjunction with VNS meta-heuristic. To validate the work is proposed real instances with over 2300 travei and random instances extracted of real instances. The experiments demonstrated the efficacy of VNS meta-heuristic for large instances, where the present results are compared with results reported by other studies that used PCR and k-swap procedures without the use ofVNS meta-heuristic.o Problema de Escalonamento de Motoristas (PEM) consiste em gerar uma escala de trabalho de motoristas, para cobrir uma escala de veículos com o menor custo, satisfazendo restrições impostas pelas leis trabalhistas, acordos sindicais e normas da empresa. Esse processo é uma etapa fundamental para o planejamento operacional de empresas do setor de transporte coletivo visto que o custo com motoristas atinge uma parcela significativa no custo global da empresa. Considerado como NP-Difícil, vários trabalhos abordam a resolução do PEM através de algoritmos heurísticos devido às limitações dos algoritmos exatos para tratar com instâncias de grande porte. O presente trabalho propõe uma abordagem para a solução do PEM envolvendo dois procedimentos de busca local em uma estrutura de vizinhança, denominados PCR e k-swap, de forma determinística e em conjunto com a meta-heurística VNS. Para validação da proposta foram utilizadas instâncias reais com mais de 2300 viagens e instâncias aleatórias extraídas das instâncias reais. Os experimentos realizados comprovam a eficiência da meta-heurística VNS para instâncias de grande porte, onde os resultados obtidos são comparados com resultados apresentados por outros trabalhos que utilizaram os procedimentos PCR e k-swap sem a utilização da meta-heurística VNS.86 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilDepartamento de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUEMMaringá, PRCentro de TecnologiaAdemir Aparecido ConstantinoWesley Romão - UEMArinei Carlos Lindbeck da Silva - MAT/UFPRSakiyama, Rubens Zenko2018-04-10T20:12:13Z2018-04-10T20:12:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2498porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-18T19:12:14Zoai:localhost:1/2498Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:55:33.265762Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
Study of heuristics algorithms for a operational planning problem of public transport
title Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
spellingShingle Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
Sakiyama, Rubens Zenko
Transporte público
Escalonamento
Algoritmos
Algoritmos heurísticos
Meta-heurística VNS
Problema de escalonamento de motoristas (PEM)
Brasil.
Public transport
Bus driver
Scheduling problem
Large real-world
Heuristic
VNS Metaheuristic
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
title_short Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
title_full Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
title_fullStr Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
title_full_unstemmed Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
title_sort Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público
author Sakiyama, Rubens Zenko
author_facet Sakiyama, Rubens Zenko
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ademir Aparecido Constantino
Wesley Romão - UEM
Arinei Carlos Lindbeck da Silva - MAT/UFPR
dc.contributor.author.fl_str_mv Sakiyama, Rubens Zenko
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte público
Escalonamento
Algoritmos
Algoritmos heurísticos
Meta-heurística VNS
Problema de escalonamento de motoristas (PEM)
Brasil.
Public transport
Bus driver
Scheduling problem
Large real-world
Heuristic
VNS Metaheuristic
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
topic Transporte público
Escalonamento
Algoritmos
Algoritmos heurísticos
Meta-heurística VNS
Problema de escalonamento de motoristas (PEM)
Brasil.
Public transport
Bus driver
Scheduling problem
Large real-world
Heuristic
VNS Metaheuristic
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
description The Bus Driver Scheduling Problem (BDSP) consists to generate a set of drivers schedule to cover a set of vehicles schedule at the lowest cost, satisfying constraints imposed by labor laws, trade union agreements and company standards. This process is vital to the operational planning of public transportation companies since the drivers cost afIects a significant portion ofthe overall cost ofthe company. Considered NP-Hard, several works address the resolution of PEM through heuristic algorithms due to the limitations of the exact algorithms to work with large instances. The present work propose a approach for solving the BDSP involving two local search procedures in a neighborhood structure, called PCR and k-swap, in a deterministic way and in conjunction with VNS meta-heuristic. To validate the work is proposed real instances with over 2300 travei and random instances extracted of real instances. The experiments demonstrated the efficacy of VNS meta-heuristic for large instances, where the present results are compared with results reported by other studies that used PCR and k-swap procedures without the use ofVNS meta-heuristic.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-04-10T20:12:13Z
2018-04-10T20:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2498
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Informática
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UEM
Maringá, PR
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Informática
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UEM
Maringá, PR
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841398546169856