Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sílvia Ednaira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4377
Resumo: The factors that he1p or impair the interpretation and the solution of Math problems by 5th and 8th grade primary school students are analyzed. Ten 5th grade students (Group I) and 10 8th grade students (Group II) underwent, at individual leve1, a clinical interview in which they had to solve four Math problems that involved e1ementary mathematical concepts and knowledge. Results indicate that complexity in the problems' solution goes beyond the issue of fluency in reading or also the use or non use of strategies or isolated conceptual knowledge. The comprehension of the problems' enunciation and the use of adequate strategies or procedures actually depend on several factors which include the understanding of the discursive genre "enunciation of school Math problems" and of the terms or expressions that are comprised within them, the mobilization of previous knowledge and the retention or control of the information in the enunciations. From the mathematical point of view, more school duration of the Group II students failed to provide them with more e1aborated strategies for their solutions than those used by Group I. Only the use of arithmetical procedures used by the latter proved of any use.
id UEM-10_c81e009e54548e043d755a6e085fed18
oai_identifier_str oai:localhost:1/4377
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resoluçãoMatemática (Ensino Fundamental)Leitura e interpretação de problemasProcedimentos de resolução de problemasEducação matemáticaLeitura e interpretação de EnunciadosProcedimentos de resoluçãoBrasil.Mathematical educationSolution of problemsReading and interpretation of enunciationsProcedures for solutionBrazil.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaThe factors that he1p or impair the interpretation and the solution of Math problems by 5th and 8th grade primary school students are analyzed. Ten 5th grade students (Group I) and 10 8th grade students (Group II) underwent, at individual leve1, a clinical interview in which they had to solve four Math problems that involved e1ementary mathematical concepts and knowledge. Results indicate that complexity in the problems' solution goes beyond the issue of fluency in reading or also the use or non use of strategies or isolated conceptual knowledge. The comprehension of the problems' enunciation and the use of adequate strategies or procedures actually depend on several factors which include the understanding of the discursive genre "enunciation of school Math problems" and of the terms or expressions that are comprised within them, the mobilization of previous knowledge and the retention or control of the information in the enunciations. From the mathematical point of view, more school duration of the Group II students failed to provide them with more e1aborated strategies for their solutions than those used by Group I. Only the use of arithmetical procedures used by the latter proved of any use.O objetivo deste trabalho foi estudar os fatores que colaboram ou dificultam na interpretação e na resolução de problemas escolares de matemática por alunos de 5ª série e de 8ª série do Ensino Fundamental. Dez alunos de 5ª série (Grupo I) e dez alunos de 8ª série (Grupo II) foram submetidos, individualmente, a uma entrevista clínica na qual lhes era proposta a resolução de quatro problemas que envolviam conceitos e conhecimentos matemáticos elementares. Os resultados obtidos indicam que a complexidade envolvida no ato de resolução de problemas vai além da questão da fluência na leitura ou da utilização ou não de estratégias ou conhecimentos conceituais isolados. Foi possível constatar que a compreensão dos enunciados dos problemas e o uso de estratégias ou procedimentos adequados são dependentes de vários fatores, dentre os quais a compreensão do gênero discursivo "enunciados de problemas escolares de matemática" e dos termos ou expressões que neles aparecem, a mobilização de conhecimentos prévios e a retenção ou controle das informações contidas nos enunciados. Do ponto de vista matemático, o tempo de escolaridade a mais dos alunos do Grupo II não lhes possibilitou o uso de estratégias de resolução mais elaboradas do que as utilizadas pelos componentes do Grupo I, nem a utilização de outros procedimentos senão os aritméticos, empregados por esses últimos.124 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasRegina Maria PavanelloValdeni Soliani Franco [Co-orientador] - UEMCélia Maria Carolino Pires - PUCRui Marcos de Oliveira Barros - UEMLopes, Sílvia Ednaira2018-04-23T19:16:45Z2018-04-23T19:16:45Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:16:45Zoai:localhost:1/4377Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:32.353627Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
title Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
spellingShingle Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
Lopes, Sílvia Ednaira
Matemática (Ensino Fundamental)
Leitura e interpretação de problemas
Procedimentos de resolução de problemas
Educação matemática
Leitura e interpretação de Enunciados
Procedimentos de resolução
Brasil.
Mathematical education
Solution of problems
Reading and interpretation of enunciations
Procedures for solution
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
title_full Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
title_fullStr Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
title_full_unstemmed Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
title_sort Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução
author Lopes, Sílvia Ednaira
author_facet Lopes, Sílvia Ednaira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Regina Maria Pavanello
Valdeni Soliani Franco [Co-orientador] - UEM
Célia Maria Carolino Pires - PUC
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sílvia Ednaira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino Fundamental)
Leitura e interpretação de problemas
Procedimentos de resolução de problemas
Educação matemática
Leitura e interpretação de Enunciados
Procedimentos de resolução
Brasil.
Mathematical education
Solution of problems
Reading and interpretation of enunciations
Procedures for solution
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Matemática (Ensino Fundamental)
Leitura e interpretação de problemas
Procedimentos de resolução de problemas
Educação matemática
Leitura e interpretação de Enunciados
Procedimentos de resolução
Brasil.
Mathematical education
Solution of problems
Reading and interpretation of enunciations
Procedures for solution
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description The factors that he1p or impair the interpretation and the solution of Math problems by 5th and 8th grade primary school students are analyzed. Ten 5th grade students (Group I) and 10 8th grade students (Group II) underwent, at individual leve1, a clinical interview in which they had to solve four Math problems that involved e1ementary mathematical concepts and knowledge. Results indicate that complexity in the problems' solution goes beyond the issue of fluency in reading or also the use or non use of strategies or isolated conceptual knowledge. The comprehension of the problems' enunciation and the use of adequate strategies or procedures actually depend on several factors which include the understanding of the discursive genre "enunciation of school Math problems" and of the terms or expressions that are comprised within them, the mobilization of previous knowledge and the retention or control of the information in the enunciations. From the mathematical point of view, more school duration of the Group II students failed to provide them with more e1aborated strategies for their solutions than those used by Group I. Only the use of arithmetical procedures used by the latter proved of any use.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2018-04-23T19:16:45Z
2018-04-23T19:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4377
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841417204531200