Indústria e espaço urbano : um estudo sobre a zona 10 em Maringá, Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Talita Rezende Torcato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5702
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Fabíola Castelo de Souza Cordovil
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Uma das principais condicionantes norteadoras do plano da cidade foi o eixo rodoferroviário que interligava toda a região mencionada anteriormente. A área industrial foi desenhada na franja da cidade, contígua ao eixo rodoferroviário, e ficou conhecida como "zona 10". Apesar de sua localização estratégica, a ocupação da área só se tornou efetiva dez anos após a implantação do plano e uma empresa foi determinante para isso: a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA). Nesse período, Maringá tinha uma industrialização rudimentar e sua economia era focada em serviços, comércios e agricultura. Porém, com a implantação da SANBRA, a cidade se tornou um polo agroindustrial e mudou sua dinâmica local. A empresa produzia e beneficiava algodão, uma economia alternativa ao café. O ciclo do café começava a se esgotar no Paraná e, visando desenvolver por meio da industrialização, o Estado instituiu políticas intervencionistas com base na força estadual, mas que sucumbiram com as adversidades e ao grande capital. O propósito da pesquisa consistiu em investigar a criação e consolidação da zona industrial no plano de Maringá, a partir do contexto de planejamento territorial e econômico do período, tendo como fio condutor a trajetória da SANBRA na cidade no período de 1957 a 1983. Realizou-se o remonte histórico do planejamento territorial e da economia de Maringá e do Paraná a partir da revisão de bibliografia, de levantamentos primários em acervos; jornais; revistas; legislações municipais e de fontes secundárias de censos. Com a interpretação dos dados e dos processos metodológicos estabelecidos na pesquisa, identificou-se que a SANBRA foi um dos vetores de atração de agroindústrias para a zona industrial 10 e, somado aos incentivos governamentais, auxiliou na consolidação da áreaAbstract: The city of Maringá was founded in 1947 by the deployment of a private project requested to the engineer Jorge de Macedo Vieira by the Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná (Company of Improvements in the North of Paraná). Maringá was part of an important exportation and commercialization route of agricultural products to the state of São Paulo as well as the states in the south. Beyond the importance of its localization in a regional context, the city was planned to be a modern project including an industrial area. One of the main determinants regarding the plan of the city was the road/railway line which connected all the areas already mentioned. The industrial area was designed on the edge of the city and adjoined to the road/railway line and was named as "zona 10". Besides its strategic location, the occupation of the area only became effective ten years after the deployment of the plan and one enterprise was decisive to it: the Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA) - Cotton Society of the Brazilian Northeast. At that moment, Maringá had rudimentary industrialization and its economy was focused on services, commerce, and agriculture. However, with the SANBRA deployment, the city became an agroindustrial pole and changed its local dynamics. The enterprise produced and benefited cotton, an alternative economy to the coffee industry. The "Coffee Cycle" had started to deplete in the state of Paraná and the State established interventionist policies based on the state power aiming to develop through industrialization. However, these policies crumbled with setbacks and succumbed to the great capital. The aim of the research was to investigate the creation and the consolidation of the industrial zone in the plan of Maringá, within the context of territorial and economical planning from that period, having as a guide the SANBRA's path in the city in the period from 1957 to 1983. A history track from the territorial and economical planning of both the city and the state of Paraná was carried out grounded on the bibliographic review, primary data collected in archives; newspapers; magazines; municipal legislation and secondary data collected in census. In conjunction with the interpretation of the data and methodological processes established in the research, it was identified that the SANDRA was one of the vectors in the attraction of agroindustries to the industrial zone 10 and, added to the government incentive, helped in the consolidation of the areaCordovil, Fabíola Castelo de SouzaAlmeida, André Augusto Alves dePimenta, Margareth de Castro AfecheUniversidade Estadual de MaringáCentro de TecnologiaDepartamento de Arquitetura e UrbanismoUniversidade Estadual de LondrinaPrograma Associado de Pós-Graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)Pereira, Talita Rezende Torcato2020-01-13T20:46:04Z2020-01-13T20:46:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxx, 164 f. : il. (algumas color.).application/pdfPEREIRA, Talita Rezende Torcato. Indústria e espaço urbano: um estudo sobre a zona 10 em Maringá, Paraná. 2019. xx, 164 f. 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