Práticas de letramento funcional em saúde de profissionais da saúde e pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchida, Tânia Harumi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6962
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mitsue Fujimaki
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spelling Práticas de letramento funcional em saúde de profissionais da saúde e pacientesLetramento em SaúdeLetramento funcional em saúdeEquações Estruturais - AnáliseComunicação em saúde610.7Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mitsue FujimakiTese (doutorado em Odontologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2017Objetivo: os objetivos desse estudo foram: Fase I - Identificar práticas adotadas pelos profissionais de saúde para o desenvolvimento do Letramento Funcional em Saúde (LFS) nos pacientes. Fase II: Avaliar o Letramento em Saúde (LS) de profissionais de saúde que participaram do 4º. Ciclo do Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal (4o. CQGSB). Metodologia: Fase I - foi realizado um estudo de revisão sistemática e por meio da metodologia da metassumarização buscou-se identificar práticas adotadas pelos profissionais para o LFS dos pacientes. Fase II - trata-se de um estudo ecológico, temporal, transversal e observacional, onde foi aplicado um questionário estruturado aos profissionais de saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, que participaram do 4o. CQGSB (2017 a 2019). O questionário foi composto com questões múltipla escolha de 5 pontos e aplicado de forma online, por meio do Google Formulário. E para a análise dos dados foi realizada a Análise de Equações Estruturais (AEE) com o objetivo de avaliar a associação entre as variáveis latentes conhecimento e prática dos participantes do curso. Resultados: Fase I - Das 8.292 referências recuperadas, foram incluídos 5 estudos qualitativos, 12 pesquisas de opinião e 1 estudo misto. Foi realizada uma análise descritiva dos estudos incluídos, as práticas (códigos) foram organizadas em dois grupos principais (famílias) e foi calculada a frequência do tamanho do efeito (FE) de cada código. Dentre os 11 códigos identificados, os mais relevantes foram: Práticas diferenciadas para pacientes com graus diferentes de letramento (FE=72,22%) e Prática de comunicação eficaz com o paciente (FE=72,22%). Fase II - participaram desse estudo 377 profissionais de saúde após as AEE os modelos psicométricos foram aceitáveis estatisticamente (valores-p>5%), evidenciando forte associação positiva entre as variáveis latentes. Conclusão: As evidências emergentes dessa revisão sistemática e metassumarização mostraram que Prática de comunicação eficaz com o paciente e Práticas diferenciadas para pacientes com graus diferentes de letramento foram condutas adotadas pelos profissionais de saúde para elevar o nível de letramento funcional em saúde dos pacientes. E a partir das AEE foi possível verificar que as variáveis Gestão do Trabalho, Cuidado e Estrutural são relevantes para o Letramento em Saúde, evidenciando uma correlação significante, forte e positiva do conhecimento e prática. Dessa forma, foi possível perceber a importância do processo de qualificação da gestão para agregar conhecimento ao profissional de saúde e mudança na prática diária do serviçoFujimaki, MitsueTerada, Raquel Sano SugaSiqueira, José de OliveiraMaciel, Sandra MaraLovato, Evellyn Claudia WietzikoskiUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Odontologia IntegradaUchida, Tânia Harumi2022-12-08T22:07:58Z2022-12-08T22:07:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis92 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6962porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-08T22:07:58Zoai:localhost:1/6962Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:53.986248Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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