Fronteiras sucessivas : igreja católica e agentes civilizadores em Paranavaí-PR (1951-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuelter, Leide Barbosa Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7573
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Solange Ramos de Andrade
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spelling Fronteiras sucessivas : igreja católica e agentes civilizadores em Paranavaí-PR (1951-1971)Catolicismo - Paranavaí (PR) - 1951-1971Religiões e religiosidades - Paranavaí (PR)Paranavaí (PR) - História981.62Ciências HumanasHistóriaOrientadora: Profª. Drª. Solange Ramos de AndradeTese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, 2021RESUMO: O processo de (re) ocupação do Norte Novíssimo do Paraná, teve como um dos protagonistas a Igreja Católica. A Igreja representada por bispos e sacerdotes encarregou-se de promover a institucionalização do catolicismo na região. Em 1951 chegava a Paranavaí, Frei Ulrico Goevert, frei carmelita provindo da Província Carmelita de Bamberg na Alemanha. Na bagagem a missão apostólica de anunciar o evangelho a todos os homens. O projeto missionário adentrava a região ao mesmo tempo em que a ocupação de parte do território paranaense contemplava o crescimento econômico norte adentro, abrindo as fronteiras da região que veio a ser chamada Norte Novíssimo. O projeto missionário conduzido pela Oberdeutsche Provinz der Karmeliten- Província Carmelita Superior- insere-se no processo de criação de novas paróquias e novas dioceses na região, no qual a Igreja Católica acompanhou o processo de ocupação e desenvolvimento da região. A pequena sociedade que se formava reunia virtudes e desventuras tantas quais só a cruz de Cristo poderia solucionar, segundo a fé e percepção dos religiosos. Apresentar o catolicismo oficial, significava organizar a sociedade nos moldes dos ideais civilizacionais, pois a civilidade era um valor que o bom cristão deveria ter. Assim, o projeto missionário foi atrelado ao processo civilizacional, unindo instituições conforme o conceito de fronteiras sucessivas (ROSENDAHL, 2012). A institucionalização do catolicismo na cidade acompanhou o desenvolvimento sociocultural e urbanístico. Frente a esse contexto, as ações desses missionários foram (re) configuradas a partir das gestões episcopais de Dom Geraldo de Proença Sigaud, Dom Jaime Luiz Coelho e Dom Benjamin de Souza Gomes, respectivamente, bispos das dioceses de Jacarezinho-PR, Maringá-PR e Paranavaí-PR. Tendo como hipótese tais afirmações monta-se esta tese. O recorte espaço-temporal elenca Paranavaí e região entre 1951-1971. As cartas, artigos, relatos de viagem e memórias produzidos e remetidos pelos freis à Província Carmelita de Bamberg, com ênfase no trabalho de Frei Ulrico Goevert, são as fontes documentais minuciosamente estudadas. Nelas encontram-se narrativas que embasam a tese do processo civilizacional que, juntamente com o aporte teórico e o conceito de "processo civilizador" oportunizado por Norbert Elias (1994), sustentam e enquadram metodologicamente a pesquisa na História das Religiões e Religiosidades, inserida à linha de Pesquisa História, Cultura e Narrativas. Desta feita, a Igreja Católica, representada por seus agentes evangelizadores, a partir da fé e de ritos institucionalizados, contribuíram para a formação de Paranavaí-PR.ABSTRACT: The process of (re) occupation of the Norte Novíssimo of Paraná, had as one of the protagonists the Catholic Church. The Church represented by bishops and priests was in charge of promoting the institutionalization of Catholicism in the region. In 1951 arrived in Paranavaí, Friar Ulrico Goevert, Carmelite friar from the Carmelite Province of Bamberg in Germany. In the baggage the apostolic mission of proclaiming the gospel to all men. The missionary project entered the region at the same time as the occupation of part of the Paraná territory contemplated the economic growth northward, opening the borders of the region that came to be called The Brand New North "Norte Novísssimo". The missionary project led by the Oberdeutsche Provinz der Karmeliten- Upper Carmelite Province - is part of the process of creating new parishes and new dioceses in the region, in which the Catholic Church accompanied the process of occupation and development in the region. The small society that was formed gathered virtues and misfortunes that only the cross of Christ could homogenize, according to the faith and perception of religious. Presenting official Catholicism meant organizing society along the lines of civilizational ideals, because civility was a value that the good Christian should have. Thus, the missionary project was intertwined with the civilization process, uniting institutions according to the concept of successive frontiers (ROSENDAHL, 2012). The institutionalization of Catholicism in the city accompanied the sociocultural and urban development. In view of this context, the actions of these missionaries were (re) configured based on episcopal administrations of Dom Geraldo de Proença Sigaud, Dom Jaime Luiz Coelho and Dom Benjamin de Souza Gomes, respectively, bishops of the dioceses of Jacarezinho-PR, Maringá-PR and Paranavaí-PR. Taking as a hypothesis, such statements mount this thesis. The space-time cut-off lists Paranavaí and the region between 1951-1971. The letters, articles, travel accounts and memories produced and sent by the friars to the Carmelite Province of Bamberg, with emphasis on the work of Friar Ulrico Goevert, are the documentary sources thoroughly studied. In them are narratives that underlie the thesis of the civilizational process that, together with the theoretical contribution and the concept of "civilizing process", provided by Norbert Elias (1994) sustain and methodologically frame the research in the History of Religions and Religiosities, inserted to the line of Research History, Culture and Narratives. This time, the Catholic Church, represented by its evangelizing agents, based on faith and institutionalized rites, contributed to the formation of Paranavaí- PR.214 f. : figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em HistóriaMaringá, PRAndrade, Solange Ramos de, 1962-Costa, Daniel LulaCouto, Edilece Souza, 1970-Rocha, Vanderley de PaulaSimili, Ivana GuilhermeSchuelter, Leide Barbosa Rocha2024-05-27T15:02:29Z2024-05-27T15:02:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSCHUELTER, Leide Barbosa Rocha. Fronteiras sucessivas: igreja católica e agentes civilizadores em Paranavaí-PR (1951-1971). 2021. 214 f. Tese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7573info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-05-27T15:08:22Zoai:localhost:1/7573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-05-27T15:08:22Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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