O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Valéria Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6258
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
id UEM-10_e29b128f87c71f726b9934aad69d6c04
oai_identifier_str oai:localhost:1/6258
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de GeografiaProfessores de geografiaEnsino de geografiaGeografia - Campo e cidadeGeografia - Conhecimento pedagógico910Ciências HumanasGeografiaOrientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches LopesTese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020Resumo: A presente tese analisa o conjunto de conhecimentos construídos e mobilizados por professores de Geografia no ensino de conteúdos relacionados ao campo e à cidade. Considerando a ligação do contexto geográfico da pesquisa e o valor do ensino dessa temática na contemporaneidade, o estudo foi realizado com quatro professores egressos do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, e em exercício em escolas públicas de municípios próximos, Castilho e Pereira Barreto, ambos no estado de São Paulo e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. A pesquisa desenvolveu-se por meio de abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental, entrevistas e observação em sala de aula, objetivando compreender o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC). Esse conhecimento, a partir dos estudos de Shulman (2014), consiste na maneira especial em que os professores, segundo as características epistemológicas de seu campo de conhecimento, transformam o conteúdo para ensinar, abrangendo, além do conhecimento do assunto da matéria em si, a dimensão de conhecimento da matéria para ensinar, ou seja, da parte específica de conhecimento de conteúdo que incorpora os aspectos mais pertinentes e necessários para desenvolver o ensino, utilizando, por exemplo, as melhores formas de representação de ideias desse conteúdo. Dentre os temas geográficos, a escolha pelo par campo e cidade ocorreu porque, ainda hoje, há entendimentos em perspectiva de oposição e distanciamento. Evidentemente, campo e cidade são diferentes, porém há características que se manifestam em ambos, bem como relações que os interligam. Por essa razão, dado o contexto atual, marcado pelo domínio da economia capitalista e o desenvolvimento do meio-técnico-científico-informacional, a compreensão de campo e cidade inclui rural e urbano, tornando essa temática interessante, tanto para o ensino escolar, quanto para a pesquisa. Desse modo, com base no referencial teórico e na análise de conteúdo no exame dos materiais da investigação, uma forma de entender o CPC campo e cidade foi reconhecer o repertório de conhecimentos dos sujeitos da pesquisa, refletir sobre o papel desse conjunto para o ensino, bem como sua relação com o desenvolvimento da profissionalidade docente. Os resultados alcançados apresentam categorias e fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, isto é, a Base de Conhecimento que possibilita a compreensão dos conteúdos e a orientação de escolhas didáticas. O CPC campo e cidade também envolve um processo de Raciocínio e Ação Pedagógica (RAP) e ainda vários enfoques por meio de subcategorias de conhecimento: conhecimento das concepções de campo, cidade, rural e urbano; conhecimento dos contextos de atividades produtivas, de trabalho, de consumo e de contradições; conhecimento da organização socioespacial e de localização; conhecimento da relação campo e cidade e; conhecimento de múltiplas interações de ensino campo e cidade, que juntos expressam os principais tópicos do tema com a finalidade de propiciar aos estudantes a compreensão do referido conteúdo geográficoAbstract: This thesis analyzes the set of knowledge constructed and mobilized by Geography teachers in the teaching of contents related to the field and the city. Considering the connection between the geographic context of the research and the value of teaching this theme in contemporary times, the study was carried out with four teachers who graduated from the Geography course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas Campus, and who are working in public schools in nearby cities, called Castilho and Pereira Barreto, both in the state of São Paulo and Três Lagoas, in the state of Mato Grosso do Sul. The research was developed through a qualitative approach, with bibliographic and documentary survey, interviews and classroom observation, aiming to understand the Pedagogical Content Knowledge (PCK). This knowledge, based on Shulman's studies (2014), consists in the special way in which teachers, according to the epistemological characteristics of their field of knowledge, transform the content to teach, covering, in addition to the knowledge of the subject itself, the dimension of knowledge of the subject to teach, which means, of the specific part of content knowledge which incorporates the most relevant and necessary aspects to develop teaching, using, for example, the best ways of representing ideas of that content. Among the geographic themes, the choice for the country and city pair occurred because, even today, there are understandings in perspective of opposition and distance. Evidently, field and city are different, but there are characteristics that are manifested in both, as well as relationships that interconnect them. For this reason, given the current context, set by the control of capitalist economy and the development of the technical-scientific-informational environment, the understanding of countryside and city includes rural and urban, making this topic interesting, both for school education, as well as for research. This way, based on the theoretical framework and content analysis in the examination of research materials, a way of understanding the PCK field and city was to recognize the repertory of knowledge of the research subjects, to reflect on the role of this set for teaching, as well as its relationship with the development of teaching professionalism. The results achieved present categories and sources of knowledge that support the teachers’ performance, which means, the Knowledge Base that enables the understanding of the contents and the orientation of didactic choices. The PCK field and city also involves a Pedagogical Action and Reasoning process (PAR) and also several approaches through subcategories of knowledge: knowledge of field, city, rural and urban concepts; knowledge of productive activities, work, consumption and contradictions contexts; knowledge of socio-spatial organization and location; knowledge of the connection between field and city and; knowledge of multiple field and city teaching interactions, which together express the main topics of the theme in order to provide students the understanding of the referred geographical content260 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaMaringá, PrCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesLopes, Claudivan SanchesEndlich, Angela MariaAzambuja, Leonardo Dirceu dePimentel, Carla SilvaSacramento, Ana Claudia RamosPereira, Valéria Rodrigues2022-01-12T12:21:31Z2022-01-12T12:21:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEREIRA, Valéria Rodrigues. O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade: um estudo da formação e prática do professor de Geografia. 2020. 260 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6258info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-08-14T15:56:56Zoai:localhost:1/6258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:16.006430Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
title O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
spellingShingle O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
Pereira, Valéria Rodrigues
Professores de geografia
Ensino de geografia
Geografia - Campo e cidade
Geografia - Conhecimento pedagógico
910
Ciências Humanas
Geografia
title_short O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
title_full O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
title_fullStr O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
title_full_unstemmed O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
title_sort O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
author Pereira, Valéria Rodrigues
author_facet Pereira, Valéria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Claudivan Sanches
Endlich, Angela Maria
Azambuja, Leonardo Dirceu de
Pimentel, Carla Silva
Sacramento, Ana Claudia Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Valéria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de geografia
Ensino de geografia
Geografia - Campo e cidade
Geografia - Conhecimento pedagógico
910
Ciências Humanas
Geografia
topic Professores de geografia
Ensino de geografia
Geografia - Campo e cidade
Geografia - Conhecimento pedagógico
910
Ciências Humanas
Geografia
description Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-01-12T12:21:31Z
2022-01-12T12:21:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Valéria Rodrigues. O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade: um estudo da formação e prática do professor de Geografia. 2020. 260 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6258
identifier_str_mv PEREIRA, Valéria Rodrigues. O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade: um estudo da formação e prática do professor de Geografia. 2020. 260 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, Pr
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, Pr
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841435766423552