A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Sanches
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6687
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Débora de Mello Gonçales Sant’Ana
id UEM-10_e631351c8ada3868656ea41d62231c06
oai_identifier_str oai:localhost:1/6687
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educaçãoMuseu de ciênciasBiodiversidadeBiomas508Ciências BiológicasBiologia GeralOrientadora: Prof.ª Dr.ª Débora de Mello Gonçales Sant’AnaDissertação (mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019A sensibilização é um componente fundamental para a reflexão de um modelo de sociedade mais sustentável. Contribuindo significamente para tal propósito, estão os museus de ciências. Diante disso, a presente pesquisa está centrada no estudo da análise e identificação das estratégias metodológicas usadas pelos mediadores em um espaço não formal na área de Zoologia. O objetivo foi identificar se tais propostas estão adequadas na função da promoção em relação ao equilíbrio das interações entre os organismos e o ambiente. Para isso, utilizou-se questionários, gravação das visitas guiadas pelos mediadores e análise dos dados usando a metodologia de Categorias de Conversa (perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva) e a TWA (Teaching with analogies), a fim de identificar o uso de analogia nas conversas conceituais. Dentre os resultados encontrados, percebeu-se que o tipo de conversa mais presente nas falas dos monitores foram as conceituais, variando entre 41% e 51,1%. Os resultados mostram que foram utilizadas 39 analogias em 8 mediações e que não existe uso, nem adequação destas, visando ampliar a compreensão do equilíbrio das interações orgânicas, tema não abordado nos discursos de mediação. As analogias foram bastante utilizadas com a intenção de aproximar o contéudo da exposição do conhecimento prévio do visitante, entretanto, este recurso metodológico não foi completamente explorado. Propormos que os mediadores dos espaços museais recebam capacitação contínua não só sobre conteúdos e conceitos, mas também sobre o uso de analogias, ampliando assim a compreensão da coleção e seu objetivoAwareness is a fundamental component for the reflection of a more sustainable model of society. Contributing significantly to this purpose are the science museums. Therefore, the present research is centered in the study of the analysis and identification of the methodological strategies used by the mediators in a non formal space in the area of Zoology. The objective was to identify if such proposals are adequate in the promotion function in relation to the balance of the interactions between organisms and the environment. For this purpose, questionnaires, recording of visits guided by the mediators and data analysis were used using the Chat Categories methodology (perceptive, conceptual, connective, strategic and affective) and TWA (Teaching with analogies), in order to identify the use of analogy in conceptual conversations. Among the results found, it was observed that the type of conversation most present in the speeches of the monitors was conceptual, varying between 41% and 51.1%. The results show that 39 analogies were used in 8 mediations and that there is no use or adequacy of these, aiming to broaden the understanding of the balance of organic interactions, a theme not addressed in mediation discourses. Analogies were widely used with the intention of bringing the content closer to the exposure of the visitor's previous knowledge, however, this methodological resource was not completely explored. We propose that the mediators of museum spaces receive continuous training not only on contents and concepts, but also on the use of analogies, thus broadening the understanding of the collection and its purpose72 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Biologia ComparadaMaringá, PRCentro de Ciências BiológicasSant'Ana, Débora de Mello Gonçales, 1973-Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deVidotti, Ana PaulaSantos, Thaís Sanches2022-06-21T19:44:36Z2022-06-21T19:44:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Thaís Sanches. A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação. 2019. 72 f. Dissertação (mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6687info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-10-02T21:40:46Zoai:localhost:1/6687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-10-02T21:40:46Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
title A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
spellingShingle A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
Santos, Thaís Sanches
Museu de ciências
Biodiversidade
Biomas
508
Ciências Biológicas
Biologia Geral
title_short A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
title_full A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
title_fullStr A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
title_full_unstemmed A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
title_sort A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
author Santos, Thaís Sanches
author_facet Santos, Thaís Sanches
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sant'Ana, Débora de Mello Gonçales, 1973-
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Vidotti, Ana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thaís Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de ciências
Biodiversidade
Biomas
508
Ciências Biológicas
Biologia Geral
topic Museu de ciências
Biodiversidade
Biomas
508
Ciências Biológicas
Biologia Geral
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Débora de Mello Gonçales Sant’Ana
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-06-21T19:44:36Z
2022-06-21T19:44:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Thaís Sanches. A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação. 2019. 72 f. Dissertação (mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6687
identifier_str_mv SANTOS, Thaís Sanches. A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação. 2019. 72 f. Dissertação (mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada
Maringá, PR
Centro de Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada
Maringá, PR
Centro de Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258625418788864