Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chefer, Claudiane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5989
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
id UEM-10_e7cdeddd0455bae6a158e62e0493a4cb
oai_identifier_str oai:localhost:1/5989
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da áreaAstrobiologiaEnsino de ciênciasEducação científicaFenomenologia510.07Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. André Luis de OliveiraDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: A sociedade vive uma cultura científica e tecnológica que demanda cada vez mais a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente, capazes de compreender e participar dos debates científicos. Dentre as atuais abordagens da pesquisa científica, que buscam a partir de uma visão multidisciplinar procurar respostas para problemas científicos complexos, encontramos a Astrobiologia. Esta é considerada um recente campo de investigação que, em síntese, busca entender a origem, evolução, distribuição, interação e o futuro da vida, na Terra e onde ela possa existir. Assim, os pressupostos e possibilidades de uma área de pesquisa integradora e inovadora, que corrobora com a ótica do paradigma da complexidade, precisam ser explorados na pesquisa em ensino de ciências. Diante disso, nos emergiu a perplexidade sobre o que vem a ser a astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil? Esta interrogação por sua vez, nos suscitou outros questionamentos: Como pesquisadores brasileiros veem a astrobiologia no contexto do ensino de ciências na Educação Básica e Superior em nosso País? Como trabalhar a Astrobiologia em todos os níveis de ensino? Quais as perspectivas e desafios perpassam essa possibilidade de relação? A presente pesquisa buscou por meio de um estudo fenomenológico estruturar compreensões a respeito da "astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil", diante da cosmovisão de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica ou Superior do País. Para tanto, buscamos pela análise fenomenológica dos discursos individuais e coletivos de seis colaboradores de pesquisa, sendo eles pesquisadores e professores que lecionam e/ou participam de projetos na área astrobiológica no contexto do ensino de ciências no Brasil, transcritos e descritos a partir de entrevistas gravadas e escritas, tecer compreensões ideográficas e nomotéticas sobre as características essenciais presentes na vivência desses sujeitos significativos. Estas puderam oferecer metacompreensões sobre os elementos que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil. Com esses movimentos articulamos três grandes categorias abertas, denominadas núcleos de ideias, que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências, tais como: uma possibilidade com potencial para a construção de conhecimentos científicos (NI1); que possui desafios institucionais, ontológicos e epistemológicos (NI2); apresenta perspectivas e possibilidades no cenário nacional (NI3). Procuramos também, ao retomarmos todo o caminho percorrido, revelar considerações sobre essas cosmovisões nucleares do fenômeno abertas à luz de diálogo nutrido entre o interrogado, os discursos dos sujeitos significativos e obras de autores pertinentes. Certamente um campo emergente da ciência que demanda uma ótica multidisciplinar teria desafios e obstáculos para ser inserida no contexto de um ensino de ciências tão precário como o brasileiro. Entretanto não se pode negar que já existem muitas possibilidades e potencialidades que podem ser exploradas neste contexto. Uma vez lançadas as ideias, elas podem ganhar o cenário da educação para a ciência brasileira, por meio da produção de recursos didáticos, divulgação científica, proposição de cursos e disciplinas sobre o tema, como também por ações que envolvam a astrobiologia e seus temas na formação de professores.ABSTRACT: Society lives a scientific and technological culture that increasingly demands the formation of scientifically literate citizens, capable of understanding and participating in scientific debates. Among the current approaches to scientific research, which seek from a multidisciplinary view to seek answers to complex scientific problems, we find Astrobiology. This is considered a recent field of investigation that, in summary, seeks to understand the origin, evolution, distribution, interaction and the future of life, on Earth and where it may exist. Thus, the assumptions and possibilities of an integrative and innovative research area, which corroborates the perspective of the complexity paradigm, need to be explored in science teaching research. In view of this, has emerged the perplexity about what astrobiology is in the context of science teaching in Brazil? This question in turn, raised us other questions: How do Brazilian researchers see astrobiology in the context of science teaching in Basic and Higher Education in our country? How to work Astrobiology at all levels of education? What are the perspectives and challenges that permeate this possibility of relationship? The present research sought, through a phenomenological study, to structure understandings about "astrobiology in the context of science teaching in Brazil", in the face of the worldview of researchers and professors working in Basic or Higher Education in the country. phenomenological of the individual and collective speeches of six research collaborators, being researchers and teachers who teach and / or participate in projects in the astrobiological area in the context of science teaching in Brazil, transcribed and described from recorded and written interviews, to weave understandings ideographic and nomothetic about the essential characteristics present in the experience of these significant subjects. These were able to offer meta-understandings about the elements that structure astrobiology in the context of science education in Brazil. With these movements, we articulate three large open categories, called nuclei of ideas, which structure astrobiology in the context of science education, such as: a possibility with the potential for the construction of scientific knowledge (NI1); that has institutional, ontological and epistemological challenges (NI2); presents perspectives and possibilities in the national scenario (NI3). We also seek, when we return to the entire journey, to reveal considerations about these nuclear worldviews of the phenomenon open to the light of nourished dialogue between the respondent, the speeches of significant subjects and works of relevant authors. Certainly, an emerging field of science that demands a multidisciplinary perspective would have challenges and obstacles to be inserted in the context of a science teaching as precarious as the Brazilian one. However, it cannot be denied that there are already many possibilities and potential that can be explored in this context. Once the ideas are launched, they can win the scenario of education for Brazilian science, through the production of didactic resources, scientific dissemination, proposition of courses and disciplines on the theme, as well as by actions involving astrobiology and its themes in teacher training.263 f : il. color. (figs., tabs.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringáCentro de Ciências ExatasOliveira, André Luis deGalante, DouglasNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Chefer, Claudiane2020-11-26T13:46:32Z2020-11-26T13:46:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHEFER, Claudiane. Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil: cosmovisões de pesquisadores e professores da área. 2020. 263 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5989info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-11-26T16:23:54Zoai:localhost:1/5989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:02.137248Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
title Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
spellingShingle Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
Chefer, Claudiane
Astrobiologia
Ensino de ciências
Educação científica
Fenomenologia
510.07
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
title_full Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
title_fullStr Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
title_full_unstemmed Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
title_sort Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
author Chefer, Claudiane
author_facet Chefer, Claudiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, André Luis de
Galante, Douglas
Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Chefer, Claudiane
dc.subject.por.fl_str_mv Astrobiologia
Ensino de ciências
Educação científica
Fenomenologia
510.07
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Astrobiologia
Ensino de ciências
Educação científica
Fenomenologia
510.07
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26T13:46:32Z
2020-11-26T13:46:32Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHEFER, Claudiane. Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil: cosmovisões de pesquisadores e professores da área. 2020. 263 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5989
identifier_str_mv CHEFER, Claudiane. Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil: cosmovisões de pesquisadores e professores da área. 2020. 263 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841433337921536