Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonaka, Henry Tetsuji
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3285
Resumo: In this work the results of a research done in fifteen micro and small cloth manufacturing companies in Londrina town are presented, aiming to identify the process of strategy formulation and formation, having as bases the classification model defined by Mintzberg (1973) and the strategy orientation model defined by Idenburg (1993). It was intended to identify specific points in these organizations. The micro and small companies studied were selected in an intentional way by judging. The groups of cloth manufacturing companies interviewed could be divided in wholesalers, retailers and processers. The data collecting happened through the realization of interviews with the owners/managers. It was noticed that, according to the aspects of the strategist profile model, the most present are the enterpreuneship and the adaptative, the planners were not found among the interviewed ones. According to the Idenburg (1993) model, the most present orientations were the logical incrementalism, learning and emergent and in this model the planning orientation was not expressive too. From that was possible to understand specific and particular points of the intervewed ones related to each model as described in literature.
id UEM-10_e8b1b34f68e22105ced2602518a0bf5c
oai_identifier_str oai:localhost:1/3285
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PRPequenas e médias empresasFormulação de estratégiaVestuárioIndústriaPlanejamento estratégicoFormação e formulação de estratégiaModeloLondrinaParaná (Estado)Brasil.Micro and small companiesStrategy formation and formulationModelLondrinaParanáStateBrazil.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoIn this work the results of a research done in fifteen micro and small cloth manufacturing companies in Londrina town are presented, aiming to identify the process of strategy formulation and formation, having as bases the classification model defined by Mintzberg (1973) and the strategy orientation model defined by Idenburg (1993). It was intended to identify specific points in these organizations. The micro and small companies studied were selected in an intentional way by judging. The groups of cloth manufacturing companies interviewed could be divided in wholesalers, retailers and processers. The data collecting happened through the realization of interviews with the owners/managers. It was noticed that, according to the aspects of the strategist profile model, the most present are the enterpreuneship and the adaptative, the planners were not found among the interviewed ones. According to the Idenburg (1993) model, the most present orientations were the logical incrementalism, learning and emergent and in this model the planning orientation was not expressive too. From that was possible to understand specific and particular points of the intervewed ones related to each model as described in literature.No presente trabalho apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada em quinze micro e pequenas empresas do ramo de confecções da cidade de Londrina, visando identificar o processo de formulação e formação de estratégias, tendo como base o modelo de classificação definido por Mintzberg (1973) e o modelo de orientação de estratégia definido por Idenburg (1993). Buscou-se também identificar possíveis especificidades nessas organizações. As micro e pequenas empresas estudadas foram selecionadas de forma intencional por julgamento. Os grupos de empresas do ramo de confecções entrevistados puderam ser divididas em atacadistas, varejistas e processadores. A coleta de dados aconteceu através da realização de entrevistas com os proprietários/dirigentes. Constatou-se que segundo os aspectos do modelo de perfil do estrategista os perfis mais presentes foram os empreendedores e os adaptativos, entre os entrevistados não foram encontrados planejadores. Segundo o modelo de Idenburg (1993) as orientações mais presentes foram o incrementalismo lógico, aprendizado e emergente e também nesse modelo a orientação pelo planejamento não obteve expressividade. A partir disso foi possível entender especificidades e particularidades dos entrevistados com relação a cada modelo conforme descrito na literatura.233 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUEMLondrina, PRDepartamento de AdministraçãoJosé Paulo de SouzaCláudio Luiz Chiusoli - UnoparElisa Yoshie Ychikawa - UEMNonaka, Henry Tetsuji2018-04-13T18:45:23Z2018-04-13T18:45:23Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-13T18:45:23Zoai:localhost:1/3285Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:25.164854Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
title Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
spellingShingle Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
Nonaka, Henry Tetsuji
Pequenas e médias empresas
Formulação de estratégia
Vestuário
Indústria
Planejamento estratégico
Formação e formulação de estratégia
Modelo
Londrina
Paraná (Estado)
Brasil.
Micro and small companies
Strategy formation and formulation
Model
Londrina
Paraná
State
Brazil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
title_short Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
title_full Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
title_fullStr Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
title_full_unstemmed Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
title_sort Formulação e formação de estratégias : análise nos segmentos atacadista, varejista e processador da cadeia de confecções e vestuário da região de Londrina, PR
author Nonaka, Henry Tetsuji
author_facet Nonaka, Henry Tetsuji
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Paulo de Souza
Cláudio Luiz Chiusoli - Unopar
Elisa Yoshie Ychikawa - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonaka, Henry Tetsuji
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Formulação de estratégia
Vestuário
Indústria
Planejamento estratégico
Formação e formulação de estratégia
Modelo
Londrina
Paraná (Estado)
Brasil.
Micro and small companies
Strategy formation and formulation
Model
Londrina
Paraná
State
Brazil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
topic Pequenas e médias empresas
Formulação de estratégia
Vestuário
Indústria
Planejamento estratégico
Formação e formulação de estratégia
Modelo
Londrina
Paraná (Estado)
Brasil.
Micro and small companies
Strategy formation and formulation
Model
Londrina
Paraná
State
Brazil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
description In this work the results of a research done in fifteen micro and small cloth manufacturing companies in Londrina town are presented, aiming to identify the process of strategy formulation and formation, having as bases the classification model defined by Mintzberg (1973) and the strategy orientation model defined by Idenburg (1993). It was intended to identify specific points in these organizations. The micro and small companies studied were selected in an intentional way by judging. The groups of cloth manufacturing companies interviewed could be divided in wholesalers, retailers and processers. The data collecting happened through the realization of interviews with the owners/managers. It was noticed that, according to the aspects of the strategist profile model, the most present are the enterpreuneship and the adaptative, the planners were not found among the interviewed ones. According to the Idenburg (1993) model, the most present orientations were the logical incrementalism, learning and emergent and in this model the planning orientation was not expressive too. From that was possible to understand specific and particular points of the intervewed ones related to each model as described in literature.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2018-04-13T18:45:23Z
2018-04-13T18:45:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3285
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM
Londrina, PR
Departamento de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM
Londrina, PR
Departamento de Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841406708285440