Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661 |
Resumo: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima Peres |
id |
UEM-10_ea32408d0e11a8b2d032c874d7b8c7af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5661 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º anoLeituraLeitor - FormaçãoCompreensão leitora372.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima PeresDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019Resumo: A presente pesquisa, incluída no âmbito da Linguística Aplicada, tem por objetivo realizar uma atividade de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo e analisar como estes alunos aprendem a leitura pela perspectiva da concepção de leitura interativa. A base teórica que fundamentou esta pesquisa encontra-se amparada nos estudos de Kato (1987), Menegassi (1995), Orlandi (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2012) e Geraldi (2013), autores que defendem a relevância do desenvolvimento da competência leitora para formação do sujeito em seus aspectos pessoais e cognitivos. Visando a alcançar os objetivos propostos, selecionamos para a leitura o livro "O Menino Marrom" do autor Ziraldo, ancorados nas etapas das estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Para registro das atividades, elaboramos e aplicamos um guia de leitura a cada etapa concluída (antes, durante e após a leitura), o qual contemplou questões de compreensão, interpretação, intertextualidade e estrutura linguística em torno da narrativa. Para análise dos resultados, este trabalho se volta para a metodologia da pesquisa-ação de base interpretativa, pois considera que a parceria entre pesquisador/professor e sujeito/aluno participante da pesquisa contribui para a mudança da prática pedagógica, incita a transformação do comportamento do aprendiz na prática de leitura interativa por meio de ações compartilhadas na sala de aula. Da análise, verificamos no decorrer das etapas de leitura e registros efetuados no guia de leitura os diversos aspectos que agregam o nível de envolvimento com a atividade proposta, proficiência, autonomia e criticidade leitora em que se encontram os sujeitos participantes da pesquisa. Concluímos com este trabalho que a concepção interativa de leitura considera que planejar as ações e ter objetivos para a atividade de leitura que se deseja desenvolver se torna um relevante fator para a motivação do aprendiz. O guia de leitura, por sua vez, favorece o envolvimento do aluno na compreensão global do texto, pois envolve diferentes estratégias que fomentam o caminho para o desenvolvimento de sua competência leitoraAbstract: The present researches included in the scope of the Applied Linguistics has for objective to acomplish perform a reading activity with students of the 9th grade of a public school in the state of São Paulo and analyse as these students learn the reading from the perspective of reading conception interactive. The theoretical basis for this research is supported by studies by Kato (1987), Menegassi (1995), Orlandi (1996) Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2012) and Geraldi 2013), authors who defend the relevance of the development of reading competence for the formation of the subject in their personal and cognitive aspects. Aiming at reaching the proposed objectives, we selected for the reading the book "O Menino Marrom" (The Brown Boy) of the author Ziraldo anchored in the stages of the reading strategies proposed by Solé (1998). To Recording the activities, we developed and applied a reading guide at each completed stage (before, during and after reading), which included questions of comprehension, interpretation, intertextuality and linguistic structure around the narrative. For the analysis of the results, goes back to the methodology of the research action with an interpretive basis, since it considers that the partnership between researcher/teacher and subject/student participating in the research contributes to the change of the pedagogical practice, encourages the transformation of the learner's behavior in the practice of interactive reading trough shared actions in the classroom. From the analysis, we verified during the reading stages and records made in the reading guide, the various aspects that add the level of involvement with the proposed activity, proficiency, autonomy and reading criticality in which the subjects participating in the research are found. We conclude with this work that the interactive conception of reading considers that to plan the actions and to have objectives for the reading activity that we want to develop becomes a relevant factor for the motivation of the learner. The reading guide, in turn, favors the student's involvement in the overall comprehension of the text, as it involves different strategies that foment the road for competencePeres, Aparecida de FátimaGreco, Eliana AlvesJung, Neiva MariaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)Santos, Viviane Evangelista Neves2019-11-18T21:17:36Z2019-11-18T21:17:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il. (algumas color.).application/pdfSANTOS, Viviane Evangelista Neves. Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano. 2019. 156 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-11-18T21:23:18Zoai:localhost:1/5661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:47.061792Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano |
title |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano |
spellingShingle |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano Santos, Viviane Evangelista Neves Leitura Leitor - Formação Compreensão leitora 372.4 Linguística, Letras e Artes Letras |
title_short |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano |
title_full |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano |
title_fullStr |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano |
title_full_unstemmed |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano |
title_sort |
Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano |
author |
Santos, Viviane Evangelista Neves |
author_facet |
Santos, Viviane Evangelista Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peres, Aparecida de Fátima Greco, Eliana Alves Jung, Neiva Maria Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Viviane Evangelista Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Leitor - Formação Compreensão leitora 372.4 Linguística, Letras e Artes Letras |
topic |
Leitura Leitor - Formação Compreensão leitora 372.4 Linguística, Letras e Artes Letras |
description |
Orientador: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima Peres |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-18T21:17:36Z 2019-11-18T21:17:36Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Viviane Evangelista Neves. Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano. 2019. 156 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Viviane Evangelista Neves. Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano. 2019. 156 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
156 f. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841430765764608 |