Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Viviane Evangelista Neves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima Peres
id UEM-10_ea32408d0e11a8b2d032c874d7b8c7af
oai_identifier_str oai:localhost:1/5661
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º anoLeituraLeitor - FormaçãoCompreensão leitora372.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima PeresDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019Resumo: A presente pesquisa, incluída no âmbito da Linguística Aplicada, tem por objetivo realizar uma atividade de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo e analisar como estes alunos aprendem a leitura pela perspectiva da concepção de leitura interativa. A base teórica que fundamentou esta pesquisa encontra-se amparada nos estudos de Kato (1987), Menegassi (1995), Orlandi (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2012) e Geraldi (2013), autores que defendem a relevância do desenvolvimento da competência leitora para formação do sujeito em seus aspectos pessoais e cognitivos. Visando a alcançar os objetivos propostos, selecionamos para a leitura o livro "O Menino Marrom" do autor Ziraldo, ancorados nas etapas das estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Para registro das atividades, elaboramos e aplicamos um guia de leitura a cada etapa concluída (antes, durante e após a leitura), o qual contemplou questões de compreensão, interpretação, intertextualidade e estrutura linguística em torno da narrativa. Para análise dos resultados, este trabalho se volta para a metodologia da pesquisa-ação de base interpretativa, pois considera que a parceria entre pesquisador/professor e sujeito/aluno participante da pesquisa contribui para a mudança da prática pedagógica, incita a transformação do comportamento do aprendiz na prática de leitura interativa por meio de ações compartilhadas na sala de aula. Da análise, verificamos no decorrer das etapas de leitura e registros efetuados no guia de leitura os diversos aspectos que agregam o nível de envolvimento com a atividade proposta, proficiência, autonomia e criticidade leitora em que se encontram os sujeitos participantes da pesquisa. Concluímos com este trabalho que a concepção interativa de leitura considera que planejar as ações e ter objetivos para a atividade de leitura que se deseja desenvolver se torna um relevante fator para a motivação do aprendiz. O guia de leitura, por sua vez, favorece o envolvimento do aluno na compreensão global do texto, pois envolve diferentes estratégias que fomentam o caminho para o desenvolvimento de sua competência leitoraAbstract: The present researches included in the scope of the Applied Linguistics has for objective to acomplish perform a reading activity with students of the 9th grade of a public school in the state of São Paulo and analyse as these students learn the reading from the perspective of reading conception interactive. The theoretical basis for this research is supported by studies by Kato (1987), Menegassi (1995), Orlandi (1996) Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2012) and Geraldi 2013), authors who defend the relevance of the development of reading competence for the formation of the subject in their personal and cognitive aspects. Aiming at reaching the proposed objectives, we selected for the reading the book "O Menino Marrom" (The Brown Boy) of the author Ziraldo anchored in the stages of the reading strategies proposed by Solé (1998). To Recording the activities, we developed and applied a reading guide at each completed stage (before, during and after reading), which included questions of comprehension, interpretation, intertextuality and linguistic structure around the narrative. For the analysis of the results, goes back to the methodology of the research action with an interpretive basis, since it considers that the partnership between researcher/teacher and subject/student participating in the research contributes to the change of the pedagogical practice, encourages the transformation of the learner's behavior in the practice of interactive reading trough shared actions in the classroom. From the analysis, we verified during the reading stages and records made in the reading guide, the various aspects that add the level of involvement with the proposed activity, proficiency, autonomy and reading criticality in which the subjects participating in the research are found. We conclude with this work that the interactive conception of reading considers that to plan the actions and to have objectives for the reading activity that we want to develop becomes a relevant factor for the motivation of the learner. The reading guide, in turn, favors the student's involvement in the overall comprehension of the text, as it involves different strategies that foment the road for competencePeres, Aparecida de FátimaGreco, Eliana AlvesJung, Neiva MariaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)Santos, Viviane Evangelista Neves2019-11-18T21:17:36Z2019-11-18T21:17:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il. (algumas color.).application/pdfSANTOS, Viviane Evangelista Neves. Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano. 2019. 156 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-11-18T21:23:18Zoai:localhost:1/5661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:47.061792Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
title Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
spellingShingle Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
Santos, Viviane Evangelista Neves
Leitura
Leitor - Formação
Compreensão leitora
372.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
title_full Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
title_fullStr Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
title_full_unstemmed Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
title_sort Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
author Santos, Viviane Evangelista Neves
author_facet Santos, Viviane Evangelista Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peres, Aparecida de Fátima
Greco, Eliana Alves
Jung, Neiva Maria
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Viviane Evangelista Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitor - Formação
Compreensão leitora
372.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Leitura
Leitor - Formação
Compreensão leitora
372.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima Peres
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T21:17:36Z
2019-11-18T21:17:36Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Viviane Evangelista Neves. Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano. 2019. 156 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661
identifier_str_mv SANTOS, Viviane Evangelista Neves. Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano. 2019. 156 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841430765764608