O documentário e a fotografia : possibilidades, limites e contribuições para a construção de conhecimento em ciências e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Laizir Escarpanezi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7376
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
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spelling O documentário e a fotografia : possibilidades, limites e contribuições para a construção de conhecimento em ciências e arteInterdisciplinaridadeEnsino de ciênciasEnsino de arteDocumentário - Ensino aprendizagemFotografia - Ensino aprendizagem707Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães JúniorDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018RESUMO: Este estudo objetivou verificar as possibilidades e desafios da utilização do documentário e da fotografia e suas possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos que envolvem a Ciência e a Arte como o som, a luz e a cor.Além disso, buscamos averiguar, também, se uma relação mais próxima entre as disciplinas de Arte e Ciências podem favorecer esse processo. Como objetivos específicos temos: elaborar atividades investigativas com conteúdos temáticos de Ciências, por meio de uma abordagem problematizadora e da relação interdisciplinar mediante o uso de elementos ligados às Artes Visuais; utilizar o documentário e a fotografia, presentes na arte contemporânea, como fator de estruturação do conhecimento cientifico nas aulas de Ciências; identificar os limites e dificuldades encontradas na realização de um trabalho interdisciplinar entre Arte e Ciências; desenvolver uma sequência didática promovendo a relação entre as duas disciplinas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa em que a coleta de dados ocorreu durante todas as ações inerentes à pesquisa, constituída de questionários, falas transcritas de entrevistas e documentos, envolvendo 33 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública da rede estadual no Paraná. Foi utilizada uma sequência didática como ferramenta didático-metodológica para abordar os conceitos de som, luz, cor e as poluições sonora e visual e durante o percurso das aulas se buscou a utilização das imagens como mediadoras entre o conceito e o aluno, além de se procurar uma prática interdisciplinar. A experiência fundamenta-se nos autores como Fazenda (1998),Oliveira (1998), Vigostki (2007), entre outros. A análise e discussão de dados, baseadas também em autores como Aumont (1995), Joly (1996) e evidenciaram que o uso do documentário da fotografia enquanto imagens estáticas ou em movimento, proporcionaram resultados positivos, quando empregados tanto para demonstração de conceitos como para sua rememoração. Identificou-se, portanto, que a ação de se utilizar produtos de tecnologias como os documentários produzidos pelos alunos, são formas metodológicas capazes de tornar o ensino de conceitos de Ciências e de Arte mais dinâmico e diferenciado. Dessa maneira, considerando argumentações de autores tais como Japiassu (1976), Fazenda (1998), Luck (2003), Pombo (2005), levou-se em consideração a postura dos professores atuantes durante a aplicação da sequência didática, que buscaram o trabalho interdisciplinar para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. A prática interdisciplinar, apesar de estar presente nos documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCEs), ainda é postura pouco encontrada em nossas escolas, assim como a utilização de recursos tecnológicos como o celular como forma de o próprio aluno ser o produtor do material de comunicação e não apenas consumidorABSTRACT:his study aimed to verify the possibilities and challenges of the use of documentary and photography and their possible contributions to the teaching and learning processes of concepts that involve science and art as sound, light and color. In addition, we seek to find out, also, if a closer relationship between the disciplines of Art and Sciences can favor this process. As specific objectives we have: to elaborate investigative activities with thematic contents of Sciences, through a problematizing approach and the interdisciplinary relation through the use of elements related to the Visual Arts; to use documentary and photography, present in contemporary art, as a factor of structuring scientific knowledge in science classes; to identify the limits and difficulties encountered in the accomplishment of an interdisciplinary work between Art and Sciences; develop a didactic sequence promoting the relationship between the two disciplines. For this, a qualitative research was developed in which the data collection took place during all the actions inherent in the research, consisting of questionnaires, transcribed talks and interviews, involving 33 students from the 9th grade of a Public School of the network state in Paraná. A didactic sequence was used as a didactic-methodological tool to approach the concepts of sound, light, color and noise and visual pollution, and during the course of the classes the images were used as mediators between the concept and the student. interdisciplinary practice. The experience is based on the authors such as Fazenda (1998), Oliveira (1998), Vigostki (2007), among others. The analysis and discussion of data, also based on authors such as Aumont (1995) and Joly (1996), showed that the use of documentary photography as a static or moving image provided positive results when used for both concept demonstration and his remembrance. It was identified, therefore, that the use of technology products such as documentaries produced by the students, are methodological forms capable of making the teaching of Science and Art concepts more dynamic and differentiated. In this way, considering the arguments of authors such as Japiassu (1976), Fazenda (1998), Luck (2003), Pombo (2005), we took into account the attitude of the teachers acting during the application of the didactic sequence, who sought the work to facilitate the teaching and learning process. The interdisciplinary practice, despite being present in official documents such as National Curricular Parameters (CPNs) and Curricular Guidelines for Basic Education (DCEs), is still a posture little found in our schools, as well as the use of technological resources such as cellular as a form of the student himself is the producer of communication material and not just consumerMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-Ramos, Fernanda PeresSilva, Josie Agatha Parrilha daUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaRocha, Laizir Escarpanezi2024-02-27T11:59:35Z2024-02-27T11:59:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f. : il.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7376porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T11:59:35Zoai:localhost:1/7376Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:25.469109Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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