A Gestão das escolas Avá-guarani do oeste do Paraná : dilemas e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luis Fernando Moreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6991
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcio Pascoal Cassandre
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spelling A Gestão das escolas Avá-guarani do oeste do Paraná : dilemas e resistênciasEscolas indígenas - GestãoÍndios Avá-Guarani - Oeste do Paraná (PR)Índios Avá-Guarani - Educação escolarInterculturalidade658.007Orientador: Prof. Dr. Marcio Pascoal CassandreCoorientador: Prof. Dr. Wagner Roberto do AmaralDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019Esta dissertação é produto do edital "Memória Brasileiras" da CAPES, sendo um produto do projeto "Conflitos e resistências para a conquista e demarcação de Terras Indígenas no Oeste do Paraná: os caminhos e as expressões do fortalecimento das lideranças e da cultura Guarani". O referido projeto tem como objetivo geral investigar as históricas situações de conflito e as expressões de resistência política, cultural, linguística e territorial do povo Guarani no território paranaense, fundamentalmente, na região da fronteira Oeste deste estado, evidenciando a emergência e os percursos das lideranças desse grupo étnico diante das violências praticadas pelo Estado brasileiro e por agentes privados que vivem na região. A investigação ora realizada toma o sentido da identificação e da sistematização dos processos de resistência presentes nas escolas das comunidades Avá-Guarani do oeste do Paraná. Os Avá-Guarani são uma parcialidade do povo Guarani que tem vivido em diversos países da américa do sul, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, considerando estados da região sul, sudeste, centro oeste e norte. No Paraná, diversas regiões, incluindo a da Tríplice Fronteira, com datação arqueológica mais antiga de cerca de 80 d.C. (Borges, 2011). Essas populações historicamente lutam pela retomada de seus territórios originários. Ao adentrar às terras indígenas demarcadas e aos acampamentos da região oeste, pode-se perceber o quanto a educação escolar é central no dia a dia dessas comunidades. A partir da revisão teórica realizada, considera-se a escola como espaço de contradições, influenciadas por diferentes teorias e orientações, destacando-se como princípios legais na escola indígena: ser bilingue, específica, diferenciada, intercultural e comunitária, ressaltando-se, ainda, o seu caráter híbrido. Por isso, esta dissertação toma como objeto os aspectos da cultura Avá-Guarani influenciam na gestão e organização das escolas indígenas localizadas nos territórios pertencentes a este grupo étnico. Essa pesquisa de natureza qualitativa contou com procedimentos metodológicos realizados em três momentos, sendo: a revisão teórica, o levantamento documental acerca da política da Educação Escolar Indígena e das escolas indígenas estudadas e a pesquisa de campo. Esta última utilizou de um roteiro de entrevista semiestruturado e de observação não participante. Para tanto, realizou-se três visitas a campo em terras indígenas distintas na região oeste do Paraná, possibilitando a realização de doze entrevistas, sendo dez com professores indígenas e dois diretores não indígenas. Os sujeitos entrevistados foram indicados por lideranças de cada comunidade, com o intuito de compreender o cotidiano das escolas do ponto de vista pedagógico administrativo na perspectiva da população Avá-Guarani da região estudada. Essa dissertação tem como principal contribuição para o campo da Administração a proposição de uma organização constituída a partir de uma perspectiva indígena. Ao observar a dinâmica da escola foi possível encontrar categorias analíticas capazes de propor uma nova forma de entender as organizações. As escolas Avá-Guarani são reflexos de uma organização cosmologicamente construída, conclamando a pensar na possibilidade de uma organização que reafirme origens, trabalha com aspectos tradicionais, ao mesmo tempo em que propicia um povo a se fortalecer em situações de conflito e discriminação, e assim, se projetando para o futuroThis dissertation is a product of the CAPES "Brazilian Memory" announcement, being a product of the project "Conflicts and resistances for the conquest and demarcation of Indigenous Lands in Western Paraná: the ways and expressions of the strengthening of Guarani leaders and culture". This project aims to investigate the historical situations of conflict and the expressions of political, cultural, linguistic and territorial resistance of the Guarani people in Parana, mainly in the western border region of this state, highlighting the emergence and the paths of the leaders. of this ethnic group in face of the violence practiced by the Brazilian State and by private agents living in the region. The research now carried out makes sense of the identification and systematization of the resistance processes present in the schools of the Avá-Guarani communities of western Paraná. The Avá-Guarani are a partiality of the Guarani people who have lived in several countries in South America, Argentina, Paraguay, Uruguay and Brazil, considering southern, southeastern, midwestern and northern states. In Paraná, several regions, including the Triple Border, with the oldest archaeological dating from around 80 AD (Borges, 2011). These populations historically fight for the return of their original territories. Entering the demarcated indigenous lands and camps of the western region, one can see how central school education is in the daily lives of these communities. From the theoretical review, the school is considered a space of contradictions, influenced by different theories and orientations, standing out as legal principles in the indigenous school: to be bilingual, specific, differentiated, intercultural and community, also emphasizing , its hybrid character. Therefore, this dissertation takes as its object aspects of Avá-Guarani culture influence the management and organization of indigenous schools located in the territories belonging to this ethnic group. This qualitative research had methodological procedures carried out in three moments: the theoretical review, the documentary survey about the policy of Indigenous School Education and the indigenous schools studied and the field research. The latter used a semi-structured interview script and non-participant observation. To this end, three field visits were carried out in different indigenous lands in western Paraná, enabling twelve interviews, ten with indigenous teachers and two non-indigenous directors. The interviewed subjects were indicated by leaders of each community, in order to understand the daily life of schools from the administrative pedagogical point of view from the perspective of the Avá-Guarani population of the studied region. This dissertation has as main contribution to the field of Administration the proposition of an organization constituted from an indigenous perspective. By observing the dynamics of the school it was possible to find analytical categories capable of proposing a new way of understanding organizations. Avá-Guarani schools are a reflection of a cosmologically constructed organization, calling for the possibility of an organization that reaffirms its origins, works with traditional aspects, while providing a people to strengthen themselves in situations of conflict and discrimination, and thus , projecting into the futureCassandre, Marcio PascoalNascimento, Adir CasaroOliveira, Josiane Silva deUniversidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoSilva, Luis Fernando Moreira da2023-01-11T13:48:14Z2023-01-11T13:48:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f. : il. 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