A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombarde, Washington
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5993
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Neide Maria Michellan Kiouranis
id UEM-10_f4d5c3a19b4d396c92f9031db5e1931a
oai_identifier_str oai:localhost:1/5993
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicionalAlquimiaLivro didático - Química - AnáliseHistória da ciênciaHistoriografia540.112Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientadora: Profa. Dra. Neide Maria Michellan KiouranisDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: A presente pesquisa se volta a um tema da História da Química, a Alquimia, que na maioria das vezes, não é estudado com o devido aprofundamento, herança da antiga historiografia, caracterizada como anacrônica, ou seja, o passado é visto através do presente, carregando a concepção de progresso da ciência. Em contrapartida, considerando a nova historiografia da ciência, é possível estudar como cada cultura e cada comunidade científica construíram suas formas de ver o mundo. A Alquimia se desenvolveu em contextos variados e em diversos lugares do mundo e os praticantes da "Grande Arte", denominados alquimistas, tinham como principal objetivo, o alcance da "Grande Obra". Em outras palavras, seria transformar metais menos nobres em ouro e prata e obter o elixir da longa vida, capaz de curar todos os males. A Alquimia, uma cosmologia que se manteve viva e atuante, sendo capaz de solucionar as dúvidas e anseios em relação à natureza, após sua ruptura abriu- se um longo e complexo caminho para a consolidação da Química como Ciência Moderna. Considerando a importância da Alquimia e seu contexto histórico, a presente pesquisa de natureza qualitativa teve como objetivo compreender como a Alquimia é explorada nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Para análise dos livros didáticos, selecionamos apenas o volume 1, por se tratarem de conteúdos relacionados a constituição à transformação da matéria, visto que os alquimistas se fundamentavam em explicar como a matéria era constituída e quais os processos envolvidos na sua transformação. Os livros didáticos foram identificados pelas letras LD, seguido por um código numérico, e utilizamos como critério, as marcas da historiografia tradicional apontados por Beltran et al. (2014). Pela análise realizada dos livros do volume 1, quais sejam: LD1, LD2, LD3, LD6, identificou-se características da perspectiva historiográfica tradicional, considerada por Beltran et al. (2014) ultrapassada, evidenciando que, de modo geral, não há importante valorização das perspectivas historiográficas modernas e atualizadas da História da Ciência. Por outro lado, em um dos livros, a Alquimia não é contemplada em nenhum capítulo do livro didático e apenas um deles não apresentou aspectos da antiga historiografia, evidenciando que os autores buscaram inserir a nova historiografia da ciência. De modo geral, os livros didáticos analisados, fazem uma abordagem da Alquimia que carecem de informações históricas e ainda permeiam aspectos da antiga historiografia da ciência.ABSTRACT: This dissertation turns to a theme of the History of Chemistry, Alchemy, which is generally not studied with due depth, inheritance from ancient historiography, characterized as anachronistic, that is, the past is seen through the present, carrying the concept of progress of science. On the other hand, considering the new historiography of science, it is possible to study how each culture and each scientific community built their ways of seeing the world. Alchemy developed in varied contexts and in different parts of the world, and the practitioners of the "Great Art", called alchemists, had as main objective the reach of the "Great Work". In other words, it would mean turning less noble metals into gold and silver, and obtaining the elixir of long life, capable of curing all ills. Alchemy, a cosmology that has remained alive and active, being able to solve doubts and anxieties in relation to nature, after its rupture, a long and complex path was opened for the consolidation of Chemistry as Modern Science. Considering the importance of Alchemy and its historical context, this qualitative study aimed to understand how Alchemy is explored in the textbooks approved by the 2018 National Textbook Program (PNLD) of 2018. For analysis of textbooks, we selected only volume 1, for dealing with contents related to the constitution and transformation of matter, since the alchemists stopped to explain how the matter was constituted and what are the processes involved in its transformation. The textbooks were identified by the letters LD, followed by a numeric code, and we used as a criterion the marks of traditional historiography pointed out by Beltran et al. (2014). By analysing the books in volume 1, which are: LD1, LD2, LD3, LD6, characteristics of the traditional historiographical perspective, identified by Beltran et al. (2014) outdated, showing that, in general, there is no significant appreciation of modern and updated historiographic perspectives on the History of Science. On the other hand, in one of the books Alchemy is not included in any of its chapters and, only one of them, did not present aspects of the old historiography, showing that the authors sought to insert the new historiography of science. In general, the textbooks analysed make an approach to Alchemy that lacks historical information and still permeates aspects of the ancient historiography of science.126 f. : il. color. (figs., tabs.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasKiouranis, Neide Maria MichellanCedran, Jaime da CostaSilveira, Marcelo Pimentel daLombarde, Washington2020-11-26T18:22:59Z2020-11-26T18:22:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOMBARDE, Washington. A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático: uma análise à luz da historiografia tradicional . 2020. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5993info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-11-26T18:27:20Zoai:localhost:1/5993Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:02.367255Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
title A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
spellingShingle A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
Lombarde, Washington
Alquimia
Livro didático - Química - Análise
História da ciência
Historiografia
540.112
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
title_full A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
title_fullStr A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
title_full_unstemmed A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
title_sort A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
author Lombarde, Washington
author_facet Lombarde, Washington
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kiouranis, Neide Maria Michellan
Cedran, Jaime da Costa
Silveira, Marcelo Pimentel da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lombarde, Washington
dc.subject.por.fl_str_mv Alquimia
Livro didático - Química - Análise
História da ciência
Historiografia
540.112
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Alquimia
Livro didático - Química - Análise
História da ciência
Historiografia
540.112
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Neide Maria Michellan Kiouranis
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26T18:22:59Z
2020-11-26T18:22:59Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOMBARDE, Washington. A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático: uma análise à luz da historiografia tradicional . 2020. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5993
identifier_str_mv LOMBARDE, Washington. A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático: uma análise à luz da historiografia tradicional . 2020. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841433351553024