Leituras multimodais de O Mágico de OZ por alunos de 6º ano do ensino fundamental : possibilidade de um ensino pluralista de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Natália Barros da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7030
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewicki
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spelling Leituras multimodais de O Mágico de OZ por alunos de 6º ano do ensino fundamental : possibilidade de um ensino pluralista de literaturaLeituraEducação pluralistaMultiletramentosMultimodalidades372.64044Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes WielewickiDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017Esta pesquisa parte do pressuposto de que o contexto escolar prioriza e valoriza a escrita, de maneira a predominar um ensino de literatura pautado, unicamente, no modo verbal. Tal linearidade limita a produção de significados dos aprendizes, na medida em que as tecnologias digitais e as diferentes semioses, presentes em suas práticas cotidianas, são marginalizadas no processo pedagógico. Em contrapartida, a existência de diferentes formas de representação e modalidades no mundo contemporâneo apresenta efeitos na organização do pensamento e na apropriação dos saberes. Isso porque essa convergência (JENKINS, 2009), na qual diferentes linguagens e mídias interagem tanto na comunicação quanto na construção de narrativas, resulta em textos híbridos e multissemióticos, os quais fazem parte do universo de leitura dos alunos. Sendo assim, faz-se necessário refletir e debater acerca dos letramentos emergentes, bem como considerar outras modalidades de linguagem (imagens, sons, gestos, etc.) a fim de incluir múltiplas inteligências (GARDNER, 1995) e processamentos de leitura na sala de aula. O objetivo que norteia este trabalho, portanto, é o de investigar os efeitos de uma abordagem de leitura multimodal com alunos de uma turma de 6º ano do Instituto de Educação Estadual de Maringá (IEEM), assim como problematizar o papel do modo escrito e a sua valorização na escola; elaborar atividades de leitura que possibilitem abordagens multimodais do texto literário e oferecer uma posição de agenciamento (MURRAY, 2003) aos alunos, de modo que, entre outras atividades, desenvolvam uma releitura da obra O Mágico de Oz, de L. Frank Baum. O presente estudo está situado no campo das abordagens qualitativas de investigação científica, de maneira que a sistematização dos dados e o direcionamento do trabalho de campo se deram a partir do prisma etnográfico. Em relação ao período de intervenção, vale destacar que o processo ocorreu entre maio e julho de 2016, nas dependências da instituição mencionada. Ancorados nos dados colhidos por meio da observação participante, de um questionário semiestruturado, bem como na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 2000), desenvolvemos as abordagens de leitura em duas etapas: um mês de trabalho apenas com o modo escrito, seguido de um mês de trabalho com as multimodalidades. Por fim, encerramos o projeto com uma roda de discussão em que os próprios sujeitos de pesquisa avaliaram e expressaram de que forma o processo impactou ou não o modo de construírem sentidos para o texto. Observamos que os níveis de criticidade, envolvimento, imersão e articulação entre as diferentes linguagens aumentaram consideravelmente quando trouxemos os elementos audiovisuais para a sala de aula, mesclando-os com o modo escrito. Notamos também que ao considerar e dar liberdade para que os aprendizes lançassem mão de suas práticas locais de letramento (STREET, 2014), incorporando-as aos interesses pedagógicos, despertamos a possibilidade de construir significados efetivos, coletivamente. Sendo assim, a partir dessa proposta de uma inteligência coletiva (LÉVY, 2015), integrada a um paradigma pluralista (KALANTZIS; COPE 2000) e uma aprendizagem interativa, visando significados multiplicativos (LEMKE, 2010), compreendemos ser possível concretizar um ensino de literatura multimodalThis research is based on the assumption that the school context prioritizes and values writing, so as to predominate a literature teaching guided, solely, by the verbal mode. Such linearity limits the apprentices' production of meanings, as far as digital technologies and the different semioses, present in their daily practices, are marginalized in the pedagogical process. On the other hand, the existence of different forms of representation and modalities in the contemporary world has effects on the thought organization and the appropriation of knowledge. That is because this convergence (JENKINS, 2009), in which different languages and media interact in both the communication and the construction of narratives, results in hybrid and multisemiotic texts, which are part of the reading universe of the students. Therefore, it is necessary to reflect and debate about the emerging literacies, as well as to consider other modalities of language (images, sounds, gestures, etc.) in order to include multiple intelligences (GARDNER, 1995) and reading processing in the classroom. The aim which orientates this work, thus, is to investigate the effects of a multimodal reading approach with students of a 6th grade class at Instituto de Educação Estadual de Maringá (IEEM), as well as to problematize the role of the written mode and its valuation at school; elaborate reading activities which allow multimodal approaches of the literary text and offer an agency position (MURRAY, 2003) to the students, so that, among other activities, they develop a rereading of L. Frank Baum's The Wonderful Wizard of Oz. The present study is situated in the field of qualitative approaches to scientific research, in a way that the data systematization and the direction of the fieldwork were based on the ethnographic prism. In relation to the intervention period, it should be noted that the process occurred between May and July 2016, in the dependencies of the mentioned institution. Anchored in the data collected through the participant observation, the semi-structured questionnaire and the multiliteracies pedagogy (THE NEW LONDON GROUP, 2000), we developed two-step reading approaches: a working month with only the written mode, followed of a working month with multimodalities. Finally, we ended the project with a discussion round in which the research subjects themselves evaluated and expressed how the process impacted or not their way of making meanings for the text. We observed that the levels of criticality, involvement, immersion and articulation between different languages increased considerably when we brought the audiovisual elements into the classroom, mixing them with the written mode. We also note that considering and giving freedom for apprentices to use their local literacy practices (STREET, 2014), incorporating them into pedagogical interests, we awaken the possibility of constructing effective meanings, collectively. Therefore, from this proposal of a collective intelligence (LÉVY, 2015), integrated to a pluralistic paradigm (KALANTZIS, COPE 2000) and an interactive learning, aiming multiplicative meanings (LEMKE, 2010), we understand that it is possible to materialize a multimodal literature teachingWielewicki, Vera Helena GomesZappone, Mirian Hisae YaegashiMór, Walkyria Maria MonteUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasGomes, Natália Barros da Silva2023-01-25T20:14:05Z2023-01-25T20:14:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f. : il. 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