As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por fra |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381 |
Resumo: | This text aims at discussing the concept of the university's third mission starting from the concept of university extension in these times of marketization and commodification of this level of our educational system. In other words, rather than to discuss the different meanings of university extension in Brazil, its current practice in the context of higher education institutions (IES) - universities or not - and, especially, to seek to question and/or define the “new role” of the university, which is being identified as its “third mission”, the paper aims to problematize the relationship between the very recent phenomenon of marketization/commodification and university extension or “third mission”. Ultimately, the paper tries to answer this question: what are the challenges that marketization/commodification poses to higher education missions, especially university extension or its “third mission”? |
id |
UEM-11_069dfd49e420f95574b690061a74a806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/51381 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilizaçãoExtensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. MercantilizaçãoEducaçãoThis text aims at discussing the concept of the university's third mission starting from the concept of university extension in these times of marketization and commodification of this level of our educational system. In other words, rather than to discuss the different meanings of university extension in Brazil, its current practice in the context of higher education institutions (IES) - universities or not - and, especially, to seek to question and/or define the “new role” of the university, which is being identified as its “third mission”, the paper aims to problematize the relationship between the very recent phenomenon of marketization/commodification and university extension or “third mission”. Ultimately, the paper tries to answer this question: what are the challenges that marketization/commodification poses to higher education missions, especially university extension or its “third mission”?Este texto tiene como objetivo discutir el concepto de tercera misión de la universidad a partir del concepto de extensión universitaria, en tiempos de mercadización/mercantilización de este nivel de nuestro sistema educativo. En otras palabras, en vez de discutir los diferentes sentidos de la extensión universitaria en Brasil, su práctica actual en el conjunto de instituciones de educación superior (IES) -universidades o no – y, principalmente, de buscar cuestionar y/o definir el “nuevo rol” de la universidad, que se propone denominar como “Tercera Misión”, se busca problematizar la relación entre el fenómeno bastante reciente de la mercadización/mercantilización y la extensión universitaria o “Tercera Misión”. En última instancia, se busca responder a la pregunta: ¿Cuáles son los desafíos que la mercadización/mercantilización impone a las misiones de la educación superior, en especial a la extensión universitaria o a su “Tercera Misión”.Este texto tem por objetivo discutir o conceito de terceira missão da universidade a partir do conceito de extensão universitária em tempos de mercadização e mercantilização desse nível do nosso sistema educacional. Em outras palavras, mais do que discutir os diferentes sentidos da extensão universitária no Brasil, sua prática atual no conjunto de instituições de educação superior (IES) – universidades ou não – e, principalmente, de buscar questionar e/ou definir o “novo papel” da universidade, que se propõe denominar como “Terceira Missão”, visa-se problematizar a relação entre o fenômeno bastante recente da mercadização/mercantilização e a extensão universitária ou “Terceira Missão”. Em última instância, busca-se responder à questão: quais são os desafios que a mercadização/mercantilização impõe às missões da educação superior, em especial à extensão universitária ou à sua “Terceira Missão”?Universidade Estadual de Maringá2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5138110.4025/tpe.v22i3.51381Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 38-562237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporfrahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149059https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149061Valdemar Sguissardiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-18T03:10:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/51381Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:40.940064Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização |
title |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização |
spellingShingle |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização Valdemar Sguissardi Extensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. Mercantilização Educação |
title_short |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização |
title_full |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização |
title_fullStr |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização |
title_full_unstemmed |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização |
title_sort |
As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização |
author |
Valdemar Sguissardi |
author_facet |
Valdemar Sguissardi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valdemar Sguissardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. Mercantilização Educação |
topic |
Extensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. Mercantilização Educação |
description |
This text aims at discussing the concept of the university's third mission starting from the concept of university extension in these times of marketization and commodification of this level of our educational system. In other words, rather than to discuss the different meanings of university extension in Brazil, its current practice in the context of higher education institutions (IES) - universities or not - and, especially, to seek to question and/or define the “new role” of the university, which is being identified as its “third mission”, the paper aims to problematize the relationship between the very recent phenomenon of marketization/commodification and university extension or “third mission”. Ultimately, the paper tries to answer this question: what are the challenges that marketization/commodification poses to higher education missions, especially university extension or its “third mission”? |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381 10.4025/tpe.v22i3.51381 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i3.51381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por fra |
language |
por fra |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149059 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 38-56 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158187655168 |