As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdemar Sguissardi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
fra
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381
Resumo: This text aims at discussing the concept of the university's third mission starting from the concept of university extension in these times of marketization and commodification of this level of our educational system. In other words, rather than to discuss the different meanings of university extension in Brazil, its current practice in the context of higher education institutions (IES) - universities or not - and, especially, to seek to question and/or define the “new role” of the university, which is being identified as its “third mission”, the paper aims to problematize the relationship between the very recent phenomenon of marketization/commodification and university extension or “third mission”. Ultimately, the paper tries to answer this question: what are the challenges that marketization/commodification poses to higher education missions, especially university extension or its “third mission”?
id UEM-11_069dfd49e420f95574b690061a74a806
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/51381
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilizaçãoExtensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. MercantilizaçãoEducaçãoThis text aims at discussing the concept of the university's third mission starting from the concept of university extension in these times of marketization and commodification of this level of our educational system. In other words, rather than to discuss the different meanings of university extension in Brazil, its current practice in the context of higher education institutions (IES) - universities or not - and, especially, to seek to question and/or define the “new role” of the university, which is being identified as its “third mission”, the paper aims to problematize the relationship between the very recent phenomenon of marketization/commodification and university extension or “third mission”. Ultimately, the paper tries to answer this question: what are the challenges that marketization/commodification poses to higher education missions, especially university extension or its “third mission”?Este texto tiene como objetivo discutir el concepto de tercera misión de la universidad a partir del concepto de extensión universitaria, en tiempos de mercadización/mercantilización de este nivel de nuestro sistema educativo. En otras palabras, en vez de discutir los diferentes sentidos de la extensión universitaria en Brasil, su práctica actual en el conjunto de instituciones de educación superior (IES) -universidades o no – y, principalmente, de buscar cuestionar y/o definir el “nuevo rol” de la universidad, que se propone denominar como “Tercera Misión”, se busca problematizar la relación entre el fenómeno bastante reciente de la mercadización/mercantilización y la extensión universitaria o “Tercera Misión”. En última instancia, se busca responder a la pregunta: ¿Cuáles son los desafíos que la mercadización/mercantilización impone a las misiones de la educación superior, en especial a la extensión universitaria o a su “Tercera Misión”.Este texto tem por objetivo discutir o conceito de terceira missão da universidade a partir do conceito de extensão universitária em tempos de mercadização e mercantilização desse nível do nosso sistema educacional. Em outras palavras, mais do que discutir os diferentes sentidos da extensão universitária no Brasil, sua prática atual no conjunto de instituições de educação superior (IES) – universidades ou não – e, principalmente, de buscar questionar e/ou definir o “novo papel” da universidade, que se propõe denominar como “Terceira Missão”, visa-se problematizar a relação entre o fenômeno bastante recente da mercadização/mercantilização e a extensão universitária ou “Terceira Missão”. Em última instância, busca-se responder à questão: quais são os desafios que a mercadização/mercantilização impõe às missões da educação superior, em especial à extensão universitária ou à sua “Terceira Missão”?Universidade Estadual de Maringá2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5138110.4025/tpe.v22i3.51381Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 38-562237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporfrahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149059https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149061Valdemar Sguissardiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-18T03:10:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/51381Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:40.940064Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
title As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
spellingShingle As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
Valdemar Sguissardi
Extensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. Mercantilização
Educação
title_short As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
title_full As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
title_fullStr As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
title_full_unstemmed As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
title_sort As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização
author Valdemar Sguissardi
author_facet Valdemar Sguissardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdemar Sguissardi
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. Mercantilização
Educação
topic Extensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. Mercantilização
Educação
description This text aims at discussing the concept of the university's third mission starting from the concept of university extension in these times of marketization and commodification of this level of our educational system. In other words, rather than to discuss the different meanings of university extension in Brazil, its current practice in the context of higher education institutions (IES) - universities or not - and, especially, to seek to question and/or define the “new role” of the university, which is being identified as its “third mission”, the paper aims to problematize the relationship between the very recent phenomenon of marketization/commodification and university extension or “third mission”. Ultimately, the paper tries to answer this question: what are the challenges that marketization/commodification poses to higher education missions, especially university extension or its “third mission”?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381
10.4025/tpe.v22i3.51381
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i3.51381
dc.language.iso.fl_str_mv por
fra
language por
fra
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149059
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/51381/751375149061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 38-56
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158187655168