Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465 |
Resumo: | Este estudo objetiva compreender como gerenciar práticas pedagógicas na escola pública, com a utilização das linguagens geotecnológicas, para o entendimento do lugar? Foi possível sistematizar aspectos da história e de seus sujeitos, que se dá a partir da interação entre a comunidade escolar e local. A metodologia é de revisão de literatura (Brito e Hetkowski, 2010; Benno Sander, 2007; Milton Santos, 2006; Fullan e Hargeaves, 2000), que apontou como resultado a necessidade de se ter um olhar sobre o conhecimento e o entendimento do lugar, a partir das especificidades dos sujeitos, a potencialidade das tecnologias e possibilidade de sua ampliação compreendida no ambiente, e de como eles foram e são submetidos no espaço escolar público. Esse olhar concebe a escola através do reconhecimento de suas vivências, aprendizados e identificações intensificadas pelas relações dos sujeitos com seus sentimentos de pertença.Palavras-chave: Geotecnologia. Escola Pública. Lugar. |
id |
UEM-11_0b72606f1565aaf7ec3bb5462097e66f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45465 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugarGeotecnologiaEscola PúblicaLugar.Potencialidades geotecnológicasEste estudo objetiva compreender como gerenciar práticas pedagógicas na escola pública, com a utilização das linguagens geotecnológicas, para o entendimento do lugar? Foi possível sistematizar aspectos da história e de seus sujeitos, que se dá a partir da interação entre a comunidade escolar e local. A metodologia é de revisão de literatura (Brito e Hetkowski, 2010; Benno Sander, 2007; Milton Santos, 2006; Fullan e Hargeaves, 2000), que apontou como resultado a necessidade de se ter um olhar sobre o conhecimento e o entendimento do lugar, a partir das especificidades dos sujeitos, a potencialidade das tecnologias e possibilidade de sua ampliação compreendida no ambiente, e de como eles foram e são submetidos no espaço escolar público. Esse olhar concebe a escola através do reconhecimento de suas vivências, aprendizados e identificações intensificadas pelas relações dos sujeitos com seus sentimentos de pertença.Palavras-chave: Geotecnologia. Escola Pública. Lugar.Universidade Estadual de Maringá2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4546510.4025/tpe.v22i2.45465Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 145-1622237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465/pdf_1Xavier Lima Carvalho, Mônica ClaraLeão, José Antônio CarneiroSilva, Anne Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:34:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45465Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.683055Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar |
title |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar |
spellingShingle |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara Geotecnologia Escola Pública Lugar. Potencialidades geotecnológicas |
title_short |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar |
title_full |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar |
title_fullStr |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar |
title_full_unstemmed |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar |
title_sort |
Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar |
author |
Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara |
author_facet |
Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara Leão, José Antônio Carneiro Silva, Anne Alves |
author_role |
author |
author2 |
Leão, José Antônio Carneiro Silva, Anne Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara Leão, José Antônio Carneiro Silva, Anne Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geotecnologia Escola Pública Lugar. Potencialidades geotecnológicas |
topic |
Geotecnologia Escola Pública Lugar. Potencialidades geotecnológicas |
description |
Este estudo objetiva compreender como gerenciar práticas pedagógicas na escola pública, com a utilização das linguagens geotecnológicas, para o entendimento do lugar? Foi possível sistematizar aspectos da história e de seus sujeitos, que se dá a partir da interação entre a comunidade escolar e local. A metodologia é de revisão de literatura (Brito e Hetkowski, 2010; Benno Sander, 2007; Milton Santos, 2006; Fullan e Hargeaves, 2000), que apontou como resultado a necessidade de se ter um olhar sobre o conhecimento e o entendimento do lugar, a partir das especificidades dos sujeitos, a potencialidade das tecnologias e possibilidade de sua ampliação compreendida no ambiente, e de como eles foram e são submetidos no espaço escolar público. Esse olhar concebe a escola através do reconhecimento de suas vivências, aprendizados e identificações intensificadas pelas relações dos sujeitos com seus sentimentos de pertença.Palavras-chave: Geotecnologia. Escola Pública. Lugar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465 10.4025/tpe.v22i2.45465 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i2.45465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 145-162 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157772419072 |