Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leão, José Antônio Carneiro, Silva, Anne Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465
Resumo: Este estudo objetiva compreender como gerenciar práticas pedagógicas na escola pública, com a utilização das linguagens geotecnológicas, para o entendimento do lugar? Foi possível sistematizar aspectos da história e de seus sujeitos, que se dá a partir da interação entre a comunidade escolar e local. A metodologia é de revisão de literatura (Brito e Hetkowski, 2010; Benno Sander, 2007; Milton Santos, 2006; Fullan e Hargeaves, 2000), que apontou como resultado a necessidade de se ter um olhar sobre o conhecimento e o entendimento do lugar, a partir das especificidades dos sujeitos, a potencialidade das tecnologias e possibilidade de sua ampliação compreendida no ambiente, e de como eles foram e são submetidos no espaço escolar público. Esse olhar concebe a escola através do reconhecimento de suas vivências, aprendizados e identificações intensificadas pelas relações dos sujeitos com seus sentimentos de pertença.Palavras-chave: Geotecnologia. Escola Pública. Lugar.
id UEM-11_0b72606f1565aaf7ec3bb5462097e66f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45465
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugarGeotecnologiaEscola PúblicaLugar.Potencialidades geotecnológicasEste estudo objetiva compreender como gerenciar práticas pedagógicas na escola pública, com a utilização das linguagens geotecnológicas, para o entendimento do lugar? Foi possível sistematizar aspectos da história e de seus sujeitos, que se dá a partir da interação entre a comunidade escolar e local. A metodologia é de revisão de literatura (Brito e Hetkowski, 2010; Benno Sander, 2007; Milton Santos, 2006; Fullan e Hargeaves, 2000), que apontou como resultado a necessidade de se ter um olhar sobre o conhecimento e o entendimento do lugar, a partir das especificidades dos sujeitos, a potencialidade das tecnologias e possibilidade de sua ampliação compreendida no ambiente, e de como eles foram e são submetidos no espaço escolar público. Esse olhar concebe a escola através do reconhecimento de suas vivências, aprendizados e identificações intensificadas pelas relações dos sujeitos com seus sentimentos de pertença.Palavras-chave: Geotecnologia. Escola Pública. Lugar.Universidade Estadual de Maringá2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4546510.4025/tpe.v22i2.45465Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 145-1622237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465/pdf_1Xavier Lima Carvalho, Mônica ClaraLeão, José Antônio CarneiroSilva, Anne Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:34:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45465Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.683055Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
title Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
spellingShingle Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara
Geotecnologia
Escola Pública
Lugar.
Potencialidades geotecnológicas
title_short Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
title_full Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
title_fullStr Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
title_full_unstemmed Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
title_sort Potencialidades tecnológicas e os desafios gerenciais da escola pública em conhecer sua história no lugar
author Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara
author_facet Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara
Leão, José Antônio Carneiro
Silva, Anne Alves
author_role author
author2 Leão, José Antônio Carneiro
Silva, Anne Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier Lima Carvalho, Mônica Clara
Leão, José Antônio Carneiro
Silva, Anne Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnologia
Escola Pública
Lugar.
Potencialidades geotecnológicas
topic Geotecnologia
Escola Pública
Lugar.
Potencialidades geotecnológicas
description Este estudo objetiva compreender como gerenciar práticas pedagógicas na escola pública, com a utilização das linguagens geotecnológicas, para o entendimento do lugar? Foi possível sistematizar aspectos da história e de seus sujeitos, que se dá a partir da interação entre a comunidade escolar e local. A metodologia é de revisão de literatura (Brito e Hetkowski, 2010; Benno Sander, 2007; Milton Santos, 2006; Fullan e Hargeaves, 2000), que apontou como resultado a necessidade de se ter um olhar sobre o conhecimento e o entendimento do lugar, a partir das especificidades dos sujeitos, a potencialidade das tecnologias e possibilidade de sua ampliação compreendida no ambiente, e de como eles foram e são submetidos no espaço escolar público. Esse olhar concebe a escola através do reconhecimento de suas vivências, aprendizados e identificações intensificadas pelas relações dos sujeitos com seus sentimentos de pertença.Palavras-chave: Geotecnologia. Escola Pública. Lugar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465
10.4025/tpe.v22i2.45465
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i2.45465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45465/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 145-162
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157772419072