PODER-SABER SOBRE O CORPO EM JOÃO PAULO SUBIRÁ MEDINA: ENTRE A SUJEIÇÃO E A RESISTÊNCIA
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37873 |
Resumo: | Este artigo empreende uma revisão da obra de João Paulo Medina embasando-se em conceitos e autores foucaultianos para problematizar os efeitos da obra deste autor no campo da Educação Física. Entende-se, juntamente com Michel Foucault, a produção de conhecimento sobre o corpo como sendo um exercício de poder sobre ele, estando poder e saber relacionados. No campo da Educação Física, durante muito tempo, o conhecimento sobre o corpo pautou-se em um discurso de autoridade que vislumbrava o corpo apenas em termos anatômicos e fisiológicos, quadro que começa se transformar a partir de 1980, possuindo como grande figura representativa desta mudança o autor aqui analisado. Entende-se a obra de Medina, ao mesmo tempo, como resistência ao saber normalizador sobre o corpo e sujeição ao discurso humanista em Educação, no qual responde à urgências democráticas de construir um professor que entenda a dinâmica social e participe da escola como agente de transformação. |
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PODER-SABER SOBRE O CORPO EM JOÃO PAULO SUBIRÁ MEDINA: ENTRE A SUJEIÇÃO E A RESISTÊNCIACorpoEducação FísicaJoão Paulo MedinaMichel Foucault.CorpoEste artigo empreende uma revisão da obra de João Paulo Medina embasando-se em conceitos e autores foucaultianos para problematizar os efeitos da obra deste autor no campo da Educação Física. Entende-se, juntamente com Michel Foucault, a produção de conhecimento sobre o corpo como sendo um exercício de poder sobre ele, estando poder e saber relacionados. No campo da Educação Física, durante muito tempo, o conhecimento sobre o corpo pautou-se em um discurso de autoridade que vislumbrava o corpo apenas em termos anatômicos e fisiológicos, quadro que começa se transformar a partir de 1980, possuindo como grande figura representativa desta mudança o autor aqui analisado. Entende-se a obra de Medina, ao mesmo tempo, como resistência ao saber normalizador sobre o corpo e sujeição ao discurso humanista em Educação, no qual responde à urgências democráticas de construir um professor que entenda a dinâmica social e participe da escola como agente de transformação.Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3787310.4025/tpe.v20i2.37873Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 71-842237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37873/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37873/751375146067Barbosa, Pietrine Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T16:17:21Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37873Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.188136Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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