PODER-SABER SOBRE O CORPO EM JOÃO PAULO SUBIRÁ MEDINA: ENTRE A SUJEIÇÃO E A RESISTÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Pietrine Paiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37873
Resumo: Este artigo empreende uma revisão da obra de João Paulo Medina embasando-se em conceitos e autores foucaultianos para problematizar os efeitos da obra deste autor no campo da Educação Física. Entende-se, juntamente com Michel Foucault, a produção de conhecimento sobre o corpo como sendo um exercício de poder sobre ele, estando poder e saber relacionados. No campo da Educação Física, durante muito tempo, o conhecimento sobre o corpo pautou-se em um discurso de autoridade que vislumbrava o corpo apenas em termos anatômicos e fisiológicos, quadro que começa se transformar a partir de 1980, possuindo como grande figura representativa desta mudança o autor aqui analisado. Entende-se a obra de Medina, ao mesmo tempo, como resistência ao saber normalizador sobre o corpo e sujeição ao discurso humanista em Educação, no qual responde à urgências democráticas de construir um professor que entenda a dinâmica social e participe da escola como agente de transformação.
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