MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932 |
Resumo: | Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História. |
id |
UEM-11_5698aa4fc74a7396f87a91f7af8d6dca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/37932 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTOEnsino de Históriamuseu virtualliteratura de testemunhosequência didática.Museu EscolarPretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História.Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3793210.4025/tpe.v20i2.37932Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 85-962237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932/pdfYoshimoto, Elton MitioOliveira, Marilu MartensCatelão, Evandro de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-28T10:42:48Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37932Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.268171Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO |
title |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO |
spellingShingle |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO Yoshimoto, Elton Mitio Ensino de História museu virtual literatura de testemunho sequência didática. Museu Escolar |
title_short |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO |
title_full |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO |
title_fullStr |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO |
title_full_unstemmed |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO |
title_sort |
MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO |
author |
Yoshimoto, Elton Mitio |
author_facet |
Yoshimoto, Elton Mitio Oliveira, Marilu Martens Catelão, Evandro de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marilu Martens Catelão, Evandro de Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yoshimoto, Elton Mitio Oliveira, Marilu Martens Catelão, Evandro de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História museu virtual literatura de testemunho sequência didática. Museu Escolar |
topic |
Ensino de História museu virtual literatura de testemunho sequência didática. Museu Escolar |
description |
Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion relato de pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932 10.4025/tpe.v20i2.37932 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v20i2.37932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 85-96 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157703213056 |