MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yoshimoto, Elton Mitio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Marilu Martens, Catelão, Evandro de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932
Resumo: Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História.
id UEM-11_5698aa4fc74a7396f87a91f7af8d6dca
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/37932
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTOEnsino de Históriamuseu virtualliteratura de testemunhosequência didática.Museu EscolarPretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História.Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3793210.4025/tpe.v20i2.37932Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 85-962237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932/pdfYoshimoto, Elton MitioOliveira, Marilu MartensCatelão, Evandro de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-28T10:42:48Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37932Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.268171Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
title MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
spellingShingle MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
Yoshimoto, Elton Mitio
Ensino de História
museu virtual
literatura de testemunho
sequência didática.
Museu Escolar
title_short MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
title_full MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
title_fullStr MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
title_full_unstemmed MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
title_sort MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO
author Yoshimoto, Elton Mitio
author_facet Yoshimoto, Elton Mitio
Oliveira, Marilu Martens
Catelão, Evandro de Melo
author_role author
author2 Oliveira, Marilu Martens
Catelão, Evandro de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yoshimoto, Elton Mitio
Oliveira, Marilu Martens
Catelão, Evandro de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
museu virtual
literatura de testemunho
sequência didática.
Museu Escolar
topic Ensino de História
museu virtual
literatura de testemunho
sequência didática.
Museu Escolar
description Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932
10.4025/tpe.v20i2.37932
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i2.37932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37932/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 85-96
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157703213056