Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobreeducação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, doqual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade deAveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e dapesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cadaencontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo asmanifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões dereflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo deinvestigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento deaprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensãodo fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, querepresenta com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica doseu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e dediferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino doseducadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre asatividades de ensino. |
id |
UEM-11_5edccac8fbd8689b92607bd49b7f015a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25484 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infânciaAtividadeFormaçãoAprendizagem docenteO objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobreeducação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, doqual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade deAveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e dapesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cadaencontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo asmanifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões dereflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo deinvestigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento deaprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensãodo fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, querepresenta com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica doseu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e dediferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino doseducadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre asatividades de ensino.Universidade Estadual de Maringá2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2548410.4025/tpe.v15i3.25484Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 7-222237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484/pdf_28Migueis, Marlene da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-27T17:21:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25484Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:27.999506Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância |
title |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância |
spellingShingle |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância Migueis, Marlene da Rocha Atividade Formação Aprendizagem docente |
title_short |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância |
title_full |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância |
title_fullStr |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância |
title_full_unstemmed |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância |
title_sort |
Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância |
author |
Migueis, Marlene da Rocha |
author_facet |
Migueis, Marlene da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Migueis, Marlene da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Formação Aprendizagem docente |
topic |
Atividade Formação Aprendizagem docente |
description |
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobreeducação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, doqual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade deAveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e dapesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cadaencontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo asmanifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões dereflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo deinvestigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento deaprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensãodo fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, querepresenta com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica doseu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e dediferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino doseducadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre asatividades de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484 10.4025/tpe.v15i3.25484 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v15i3.25484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484/pdf_28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 7-22 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207156622131200 |