Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migueis, Marlene da Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobreeducação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, doqual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade deAveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e dapesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cadaencontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo asmanifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões dereflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo deinvestigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento deaprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensãodo fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, querepresenta com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica doseu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e dediferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino doseducadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre asatividades de ensino.
id UEM-11_5edccac8fbd8689b92607bd49b7f015a
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25484
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infânciaAtividadeFormaçãoAprendizagem docenteO objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobreeducação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, doqual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade deAveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e dapesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cadaencontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo asmanifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões dereflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo deinvestigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento deaprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensãodo fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, querepresenta com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica doseu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e dediferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino doseducadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre asatividades de ensino.Universidade Estadual de Maringá2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2548410.4025/tpe.v15i3.25484Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 7-222237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484/pdf_28Migueis, Marlene da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-27T17:21:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25484Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:27.999506Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
title Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
spellingShingle Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
Migueis, Marlene da Rocha
Atividade
Formação
Aprendizagem docente
title_short Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
title_full Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
title_fullStr Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
title_full_unstemmed Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
title_sort Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
author Migueis, Marlene da Rocha
author_facet Migueis, Marlene da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Migueis, Marlene da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade
Formação
Aprendizagem docente
topic Atividade
Formação
Aprendizagem docente
description O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobreeducação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, doqual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade deAveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e dapesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cadaencontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo asmanifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões dereflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo deinvestigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento deaprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensãodo fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, querepresenta com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica doseu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e dediferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino doseducadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre asatividades de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484
10.4025/tpe.v15i3.25484
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v15i3.25484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25484/pdf_28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 7-22
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207156622131200