O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311 |
Resumo: | O presente artigo objetiva contextualizar uma retórica histórica da cultura kaingang, com dados relevantes da situação atual de uma reserva indígena específica, Marrecas no Turvo-PR, com análise de uma pesquisa etnográfica da perspectiva da comunidade sobre olhar da interculturalidade educacional no ensino escolar. A pesquisa baseou-se na etnografia, consiste em conhecer e compreender as especificidades do local, assim investigar os significados e sentidos atribuídos a problemática, pela análise do discurso, observando quais as expectativas da comunidade para realização de diálogo intercultural. Como resultados, a comunidade demonstra uma realidade social diferenciada, primeiro pela econômica, advinda de uma associação de compra e venda de erva-mate e do comércio de pinhão e artesanatos. Está mesma situação traz levantamentos de mudanças quanto ao modo de vida indígena, as problemáticas sociais e ambientais enfrentadas, apontando dificuldades enfrentadas pela sociedade kaingang que implicam diretamente ao ensino escolar, delas retiramos apontamentos específicos ao ensino. |
id |
UEM-11_681da930d99237dfdfe86544ab48c8aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38311 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PREnsino escolarcomunidade kainganginterculturalidade.educação escolar indígenaO presente artigo objetiva contextualizar uma retórica histórica da cultura kaingang, com dados relevantes da situação atual de uma reserva indígena específica, Marrecas no Turvo-PR, com análise de uma pesquisa etnográfica da perspectiva da comunidade sobre olhar da interculturalidade educacional no ensino escolar. A pesquisa baseou-se na etnografia, consiste em conhecer e compreender as especificidades do local, assim investigar os significados e sentidos atribuídos a problemática, pela análise do discurso, observando quais as expectativas da comunidade para realização de diálogo intercultural. Como resultados, a comunidade demonstra uma realidade social diferenciada, primeiro pela econômica, advinda de uma associação de compra e venda de erva-mate e do comércio de pinhão e artesanatos. Está mesma situação traz levantamentos de mudanças quanto ao modo de vida indígena, as problemáticas sociais e ambientais enfrentadas, apontando dificuldades enfrentadas pela sociedade kaingang que implicam diretamente ao ensino escolar, delas retiramos apontamentos específicos ao ensino.Universidade Estadual de Maringá2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3831110.4025/tpe.v20i3.38311Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 63-782237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/751375146137Barreto, Helen Leandravestena, carla luciane bluminfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T14:40:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38311Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.385381Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR |
title |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR |
spellingShingle |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR Barreto, Helen Leandra Ensino escolar comunidade kaingang interculturalidade. educação escolar indígena |
title_short |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR |
title_full |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR |
title_fullStr |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR |
title_sort |
O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR |
author |
Barreto, Helen Leandra |
author_facet |
Barreto, Helen Leandra vestena, carla luciane blum |
author_role |
author |
author2 |
vestena, carla luciane blum |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Helen Leandra vestena, carla luciane blum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino escolar comunidade kaingang interculturalidade. educação escolar indígena |
topic |
Ensino escolar comunidade kaingang interculturalidade. educação escolar indígena |
description |
O presente artigo objetiva contextualizar uma retórica histórica da cultura kaingang, com dados relevantes da situação atual de uma reserva indígena específica, Marrecas no Turvo-PR, com análise de uma pesquisa etnográfica da perspectiva da comunidade sobre olhar da interculturalidade educacional no ensino escolar. A pesquisa baseou-se na etnografia, consiste em conhecer e compreender as especificidades do local, assim investigar os significados e sentidos atribuídos a problemática, pela análise do discurso, observando quais as expectativas da comunidade para realização de diálogo intercultural. Como resultados, a comunidade demonstra uma realidade social diferenciada, primeiro pela econômica, advinda de uma associação de compra e venda de erva-mate e do comércio de pinhão e artesanatos. Está mesma situação traz levantamentos de mudanças quanto ao modo de vida indígena, as problemáticas sociais e ambientais enfrentadas, apontando dificuldades enfrentadas pela sociedade kaingang que implicam diretamente ao ensino escolar, delas retiramos apontamentos específicos ao ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion relato de pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311 10.4025/tpe.v20i3.38311 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v20i3.38311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/pdf https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/751375146137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 63-78 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157706358784 |