O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Helen Leandra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: vestena, carla luciane blum
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311
Resumo: O presente artigo objetiva contextualizar uma retórica histórica da cultura kaingang, com dados relevantes da situação atual de uma reserva indígena específica, Marrecas no Turvo-PR, com análise de uma pesquisa etnográfica da perspectiva da comunidade sobre olhar da interculturalidade educacional no ensino escolar. A pesquisa baseou-se na etnografia, consiste em conhecer e compreender as especificidades do local, assim investigar os significados e sentidos atribuídos a problemática, pela análise do discurso, observando quais as expectativas da comunidade para realização de diálogo intercultural. Como resultados, a comunidade demonstra uma realidade social diferenciada, primeiro pela econômica, advinda de uma associação de compra e venda de erva-mate e do comércio de pinhão e artesanatos. Está mesma situação traz levantamentos de mudanças quanto ao modo de vida indígena, as problemáticas sociais e ambientais enfrentadas, apontando dificuldades enfrentadas pela sociedade kaingang que implicam diretamente ao ensino escolar, delas retiramos apontamentos específicos ao ensino.
id UEM-11_681da930d99237dfdfe86544ab48c8aa
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38311
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PREnsino escolarcomunidade kainganginterculturalidade.educação escolar indígenaO presente artigo objetiva contextualizar uma retórica histórica da cultura kaingang, com dados relevantes da situação atual de uma reserva indígena específica, Marrecas no Turvo-PR, com análise de uma pesquisa etnográfica da perspectiva da comunidade sobre olhar da interculturalidade educacional no ensino escolar. A pesquisa baseou-se na etnografia, consiste em conhecer e compreender as especificidades do local, assim investigar os significados e sentidos atribuídos a problemática, pela análise do discurso, observando quais as expectativas da comunidade para realização de diálogo intercultural. Como resultados, a comunidade demonstra uma realidade social diferenciada, primeiro pela econômica, advinda de uma associação de compra e venda de erva-mate e do comércio de pinhão e artesanatos. Está mesma situação traz levantamentos de mudanças quanto ao modo de vida indígena, as problemáticas sociais e ambientais enfrentadas, apontando dificuldades enfrentadas pela sociedade kaingang que implicam diretamente ao ensino escolar, delas retiramos apontamentos específicos ao ensino.Universidade Estadual de Maringá2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3831110.4025/tpe.v20i3.38311Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 63-782237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/751375146137Barreto, Helen Leandravestena, carla luciane bluminfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T14:40:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38311Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.385381Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
title O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
spellingShingle O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
Barreto, Helen Leandra
Ensino escolar
comunidade kaingang
interculturalidade.
educação escolar indígena
title_short O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
title_full O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
title_fullStr O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
title_full_unstemmed O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
title_sort O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR
author Barreto, Helen Leandra
author_facet Barreto, Helen Leandra
vestena, carla luciane blum
author_role author
author2 vestena, carla luciane blum
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Helen Leandra
vestena, carla luciane blum
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino escolar
comunidade kaingang
interculturalidade.
educação escolar indígena
topic Ensino escolar
comunidade kaingang
interculturalidade.
educação escolar indígena
description O presente artigo objetiva contextualizar uma retórica histórica da cultura kaingang, com dados relevantes da situação atual de uma reserva indígena específica, Marrecas no Turvo-PR, com análise de uma pesquisa etnográfica da perspectiva da comunidade sobre olhar da interculturalidade educacional no ensino escolar. A pesquisa baseou-se na etnografia, consiste em conhecer e compreender as especificidades do local, assim investigar os significados e sentidos atribuídos a problemática, pela análise do discurso, observando quais as expectativas da comunidade para realização de diálogo intercultural. Como resultados, a comunidade demonstra uma realidade social diferenciada, primeiro pela econômica, advinda de uma associação de compra e venda de erva-mate e do comércio de pinhão e artesanatos. Está mesma situação traz levantamentos de mudanças quanto ao modo de vida indígena, as problemáticas sociais e ambientais enfrentadas, apontando dificuldades enfrentadas pela sociedade kaingang que implicam diretamente ao ensino escolar, delas retiramos apontamentos específicos ao ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311
10.4025/tpe.v20i3.38311
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i3.38311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/pdf
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38311/751375146137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 63-78
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157706358784