INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: AS DISCUSSÕES SOBRE A TERMINALIDADE ESPECÍFICA E A NECESSIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
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Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a profissionalização das pessoas com deficiência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Discutimos a reserva de vagas nos processos seletivos e os desafios dos IFs frente a essa nova realidade. Entendemos que, frente a história de predomínio da negligência do poder público na preparação profissional das pessoas com deficiência, a ampliação do ingresso nos IFs é uma oportunidade relevante de formação para o trabalho. Além disso, apontamos para a necessidade de ampliar as discussões sobre formas de organização diferenciadas dos processos educacionais e a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino profissional para a permanência dos alunos e constituição de uma formação que atenda às necessidades desses sujeitos, principalmente da indicação do uso da terminalidade específica para a certificação. |
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INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: AS DISCUSSÕES SOBRE A TERMINALIDADE ESPECÍFICA E A NECESSIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOInstitutos Federais de Educação Ciência e TecnologiaPessoas com DeficiênciaTerminalidade Específica.Profissionalização da Pessoa com DeficiênciaResumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a profissionalização das pessoas com deficiência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Discutimos a reserva de vagas nos processos seletivos e os desafios dos IFs frente a essa nova realidade. Entendemos que, frente a história de predomínio da negligência do poder público na preparação profissional das pessoas com deficiência, a ampliação do ingresso nos IFs é uma oportunidade relevante de formação para o trabalho. Além disso, apontamos para a necessidade de ampliar as discussões sobre formas de organização diferenciadas dos processos educacionais e a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino profissional para a permanência dos alunos e constituição de uma formação que atenda às necessidades desses sujeitos, principalmente da indicação do uso da terminalidade específica para a certificação. Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literatura e relato de experiênciaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4522810.4025/tpe.v21i1.45228Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 83-952237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45228/pdfPertile, Eliane BrunettoMori, Nerli Nonato Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45228Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:36.634972Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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