QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45288 |
Resumo: | Este artigo apresenta um mapeamento dos dados de matrícula dos cursos técnicos na modalidade a Distância em instituições escolares do RS com o objetivo de compreender a representatividade e impacto da oferta e matrícula dos cursos técnicos a distância no Estado. A partir de dados quantitativos, realiza-se uma análise qualitativa. Como resultados percebe-se que os cursos ofertados nesta modalidade e formato de ensino tem constituído um novo mercado educacional, centralizando a sua oferta nos grandes centros urbanos, majoritariamente em instituições privadas, com cursos voltados para a área de gestão e negócios, que representam um menor custo para as instituições escolares.Palavras-chaves: Ensino técnico, educação à distância, matrículas, mercado educacional. |
id |
UEM-11_9711a04a1f8250f75509af831ae5fa3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45288 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS.ensino técnicoeducação à distânciamatrículasmercado educacional.Ensino Técnico na Modalidade a Distância.Este artigo apresenta um mapeamento dos dados de matrícula dos cursos técnicos na modalidade a Distância em instituições escolares do RS com o objetivo de compreender a representatividade e impacto da oferta e matrícula dos cursos técnicos a distância no Estado. A partir de dados quantitativos, realiza-se uma análise qualitativa. Como resultados percebe-se que os cursos ofertados nesta modalidade e formato de ensino tem constituído um novo mercado educacional, centralizando a sua oferta nos grandes centros urbanos, majoritariamente em instituições privadas, com cursos voltados para a área de gestão e negócios, que representam um menor custo para as instituições escolares.Palavras-chaves: Ensino técnico, educação à distância, matrículas, mercado educacional.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de dados de matrículas.application/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4528810.4025/tpe.v21i3.45288Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 83-962237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45288/pdfTavares, Ana CarinaFritsch, Rosângelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:43:42Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45288Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:36.798289Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. |
title |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. |
spellingShingle |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. Tavares, Ana Carina ensino técnico educação à distância matrículas mercado educacional. Ensino Técnico na Modalidade a Distância. |
title_short |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. |
title_full |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. |
title_fullStr |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. |
title_full_unstemmed |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. |
title_sort |
QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. |
author |
Tavares, Ana Carina |
author_facet |
Tavares, Ana Carina Fritsch, Rosângela |
author_role |
author |
author2 |
Fritsch, Rosângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ana Carina Fritsch, Rosângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino técnico educação à distância matrículas mercado educacional. Ensino Técnico na Modalidade a Distância. |
topic |
ensino técnico educação à distância matrículas mercado educacional. Ensino Técnico na Modalidade a Distância. |
description |
Este artigo apresenta um mapeamento dos dados de matrícula dos cursos técnicos na modalidade a Distância em instituições escolares do RS com o objetivo de compreender a representatividade e impacto da oferta e matrícula dos cursos técnicos a distância no Estado. A partir de dados quantitativos, realiza-se uma análise qualitativa. Como resultados percebe-se que os cursos ofertados nesta modalidade e formato de ensino tem constituído um novo mercado educacional, centralizando a sua oferta nos grandes centros urbanos, majoritariamente em instituições privadas, com cursos voltados para a área de gestão e negócios, que representam um menor custo para as instituições escolares.Palavras-chaves: Ensino técnico, educação à distância, matrículas, mercado educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise de dados de matrículas. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45288 10.4025/tpe.v21i3.45288 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45288 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i3.45288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45288/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 83-96 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157746204672 |