Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Ligia Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Favoreto, Aparecida, Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
DOI: 10.4025/tpe.v16i3.25464
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464
Resumo: O presente artigo pretende problematizar o papel da educação no processo de transformação social, valendosede um texto literário, a “Fábula dos porcos assados”. Questionando os papéis e pontos de vista que ospersonagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisardiferentes perspectivas de enfrentamento da questão educacional em uma sociedade fundada na contradiçãocapital e trabalho. O objetivo do trabalho é a promoção, por meio do apelo literário, de uma síntese que possapôr em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formação de professores nem sempreaparecem como distintos ou até mesmo antagônicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educaçãopara a transformação social não se resume à explicitação de um desejo e/ou à crítica moral do modeloexistente. É necessário ter consciência sobre a base material que dá sustentação à atividade educacional, bemcomo sobre as mediações necessárias para revolucionar a prática pedagógica, as quais tendem prevalecer àsintenções individuais.
id UEM-11_978f80373c982a2d04ce0508d09b793b
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25464
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
spelling Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"TransformaçãoConservaçãoConsciênciaEducaçãoO presente artigo pretende problematizar o papel da educação no processo de transformação social, valendosede um texto literário, a “Fábula dos porcos assados”. Questionando os papéis e pontos de vista que ospersonagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisardiferentes perspectivas de enfrentamento da questão educacional em uma sociedade fundada na contradiçãocapital e trabalho. O objetivo do trabalho é a promoção, por meio do apelo literário, de uma síntese que possapôr em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formação de professores nem sempreaparecem como distintos ou até mesmo antagônicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educaçãopara a transformação social não se resume à explicitação de um desejo e/ou à crítica moral do modeloexistente. É necessário ter consciência sobre a base material que dá sustentação à atividade educacional, bemcomo sobre as mediações necessárias para revolucionar a prática pedagógica, as quais tendem prevalecer àsintenções individuais.Universidade Estadual de Maringá2014-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2546410.4025/tpe.v16i3.25464Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 125-1322237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464/pdf_22Klein, Ligia ReginaFavoreto, AparecidaFigueiredo, Ireni Marilene Zagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:31:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25464Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:27.761168Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
title Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
spellingShingle Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
Klein, Ligia Regina
Transformação
Conservação
Consciência
Educação
Klein, Ligia Regina
Transformação
Conservação
Consciência
Educação
title_short Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
title_full Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
title_fullStr Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
title_full_unstemmed Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
title_sort Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
author Klein, Ligia Regina
author_facet Klein, Ligia Regina
Klein, Ligia Regina
Favoreto, Aparecida
Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Favoreto, Aparecida
Figueiredo, Ireni Marilene Zago
author_role author
author2 Favoreto, Aparecida
Figueiredo, Ireni Marilene Zago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Ligia Regina
Favoreto, Aparecida
Figueiredo, Ireni Marilene Zago
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação
Conservação
Consciência
Educação
topic Transformação
Conservação
Consciência
Educação
description O presente artigo pretende problematizar o papel da educação no processo de transformação social, valendosede um texto literário, a “Fábula dos porcos assados”. Questionando os papéis e pontos de vista que ospersonagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisardiferentes perspectivas de enfrentamento da questão educacional em uma sociedade fundada na contradiçãocapital e trabalho. O objetivo do trabalho é a promoção, por meio do apelo literário, de uma síntese que possapôr em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formação de professores nem sempreaparecem como distintos ou até mesmo antagônicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educaçãopara a transformação social não se resume à explicitação de um desejo e/ou à crítica moral do modeloexistente. É necessário ter consciência sobre a base material que dá sustentação à atividade educacional, bemcomo sobre as mediações necessárias para revolucionar a prática pedagógica, as quais tendem prevalecer àsintenções individuais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464
10.4025/tpe.v16i3.25464
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v16i3.25464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464/pdf_22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 125-132
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1822179452550905856
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.4025/tpe.v16i3.25464