Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
DOI: | 10.4025/tpe.v16i3.25464 |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464 |
Resumo: | O presente artigo pretende problematizar o papel da educação no processo de transformação social, valendosede um texto literário, a “Fábula dos porcos assados”. Questionando os papéis e pontos de vista que ospersonagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisardiferentes perspectivas de enfrentamento da questão educacional em uma sociedade fundada na contradiçãocapital e trabalho. O objetivo do trabalho é a promoção, por meio do apelo literário, de uma síntese que possapôr em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formação de professores nem sempreaparecem como distintos ou até mesmo antagônicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educaçãopara a transformação social não se resume à explicitação de um desejo e/ou à crítica moral do modeloexistente. É necessário ter consciência sobre a base material que dá sustentação à atividade educacional, bemcomo sobre as mediações necessárias para revolucionar a prática pedagógica, as quais tendem prevalecer àsintenções individuais. |
id |
UEM-11_978f80373c982a2d04ce0508d09b793b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25464 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
spelling |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"TransformaçãoConservaçãoConsciênciaEducaçãoO presente artigo pretende problematizar o papel da educação no processo de transformação social, valendosede um texto literário, a “Fábula dos porcos assados”. Questionando os papéis e pontos de vista que ospersonagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisardiferentes perspectivas de enfrentamento da questão educacional em uma sociedade fundada na contradiçãocapital e trabalho. O objetivo do trabalho é a promoção, por meio do apelo literário, de uma síntese que possapôr em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formação de professores nem sempreaparecem como distintos ou até mesmo antagônicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educaçãopara a transformação social não se resume à explicitação de um desejo e/ou à crítica moral do modeloexistente. É necessário ter consciência sobre a base material que dá sustentação à atividade educacional, bemcomo sobre as mediações necessárias para revolucionar a prática pedagógica, as quais tendem prevalecer àsintenções individuais.Universidade Estadual de Maringá2014-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2546410.4025/tpe.v16i3.25464Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 125-1322237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464/pdf_22Klein, Ligia ReginaFavoreto, AparecidaFigueiredo, Ireni Marilene Zagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:31:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25464Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:27.761168Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" |
title |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" |
spellingShingle |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" Klein, Ligia Regina Transformação Conservação Consciência Educação Klein, Ligia Regina Transformação Conservação Consciência Educação |
title_short |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" |
title_full |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" |
title_fullStr |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" |
title_full_unstemmed |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" |
title_sort |
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados" |
author |
Klein, Ligia Regina |
author_facet |
Klein, Ligia Regina Klein, Ligia Regina Favoreto, Aparecida Figueiredo, Ireni Marilene Zago Favoreto, Aparecida Figueiredo, Ireni Marilene Zago |
author_role |
author |
author2 |
Favoreto, Aparecida Figueiredo, Ireni Marilene Zago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Ligia Regina Favoreto, Aparecida Figueiredo, Ireni Marilene Zago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação Conservação Consciência Educação |
topic |
Transformação Conservação Consciência Educação |
description |
O presente artigo pretende problematizar o papel da educação no processo de transformação social, valendosede um texto literário, a “Fábula dos porcos assados”. Questionando os papéis e pontos de vista que ospersonagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisardiferentes perspectivas de enfrentamento da questão educacional em uma sociedade fundada na contradiçãocapital e trabalho. O objetivo do trabalho é a promoção, por meio do apelo literário, de uma síntese que possapôr em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formação de professores nem sempreaparecem como distintos ou até mesmo antagônicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educaçãopara a transformação social não se resume à explicitação de um desejo e/ou à crítica moral do modeloexistente. É necessário ter consciência sobre a base material que dá sustentação à atividade educacional, bemcomo sobre as mediações necessárias para revolucionar a prática pedagógica, as quais tendem prevalecer àsintenções individuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464 10.4025/tpe.v16i3.25464 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v16i3.25464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25464/pdf_22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 125-132 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1822179452550905856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4025/tpe.v16i3.25464 |