AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/43958 |
Resumo: | Este trabalho parte dos resultados obtidos em pesquisa bibliográfica de doutorado que teve como objetivo discutir as contribuições das ideias pedagógicas em diferentes contextos históricos para desvelar o projeto de masculinidade hegemônica. Neste artigo selecionamos um dos movimentos intelectuais mais relevantes do pensamento ocidental, o Iluminismo; e dentro dele lançamos mão das obras de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Johann Heirinrch Pestalozzi (1746-1827), representantes do pensamento pedagógico oitocentista. Concluímos que o Iluminismo marca profundamente as ideias pedagógicas e a masculinidade moderna e, além disso, o pensamento de Rousseau e Pestalozzi nos permite inferir que a imposição da supremacia masculina não se deu de maneira linear e é profundamente marcada pelos interesses sociais e econômicos em disputa nos séculos XVIII e XIX. |
id |
UEM-11_cc941c04f567c903a1930cc3fe8f52d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/43958 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTAIdeias PedagógicasIluminismoMasculinidade.EducaçãoEste trabalho parte dos resultados obtidos em pesquisa bibliográfica de doutorado que teve como objetivo discutir as contribuições das ideias pedagógicas em diferentes contextos históricos para desvelar o projeto de masculinidade hegemônica. Neste artigo selecionamos um dos movimentos intelectuais mais relevantes do pensamento ocidental, o Iluminismo; e dentro dele lançamos mão das obras de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Johann Heirinrch Pestalozzi (1746-1827), representantes do pensamento pedagógico oitocentista. Concluímos que o Iluminismo marca profundamente as ideias pedagógicas e a masculinidade moderna e, além disso, o pensamento de Rousseau e Pestalozzi nos permite inferir que a imposição da supremacia masculina não se deu de maneira linear e é profundamente marcada pelos interesses sociais e econômicos em disputa nos séculos XVIII e XIX.Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4395810.4025/tpe.v21i1.43958Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 53-662237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/43958/pdfNishiwaki da Silva, Alexandre RodrigoConti, Celso Luiz Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/43958Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.863489Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA |
title |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA |
spellingShingle |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo Ideias Pedagógicas Iluminismo Masculinidade. Educação |
title_short |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA |
title_full |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA |
title_fullStr |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA |
title_full_unstemmed |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA |
title_sort |
AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA |
author |
Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo |
author_facet |
Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo Conti, Celso Luiz Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Conti, Celso Luiz Aparecido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo Conti, Celso Luiz Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideias Pedagógicas Iluminismo Masculinidade. Educação |
topic |
Ideias Pedagógicas Iluminismo Masculinidade. Educação |
description |
Este trabalho parte dos resultados obtidos em pesquisa bibliográfica de doutorado que teve como objetivo discutir as contribuições das ideias pedagógicas em diferentes contextos históricos para desvelar o projeto de masculinidade hegemônica. Neste artigo selecionamos um dos movimentos intelectuais mais relevantes do pensamento ocidental, o Iluminismo; e dentro dele lançamos mão das obras de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Johann Heirinrch Pestalozzi (1746-1827), representantes do pensamento pedagógico oitocentista. Concluímos que o Iluminismo marca profundamente as ideias pedagógicas e a masculinidade moderna e, além disso, o pensamento de Rousseau e Pestalozzi nos permite inferir que a imposição da supremacia masculina não se deu de maneira linear e é profundamente marcada pelos interesses sociais e econômicos em disputa nos séculos XVIII e XIX. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/43958 10.4025/tpe.v21i1.43958 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/43958 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i1.43958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/43958/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 53-66 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157719990273 |