AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Conti, Celso Luiz Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/43958
Resumo: Este trabalho parte dos resultados obtidos em pesquisa bibliográfica de doutorado que teve como objetivo discutir as contribuições das ideias pedagógicas em diferentes contextos históricos para desvelar o projeto de masculinidade hegemônica. Neste artigo selecionamos um dos movimentos intelectuais mais relevantes do pensamento ocidental, o Iluminismo; e dentro dele lançamos mão das obras de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Johann Heirinrch Pestalozzi (1746-1827), representantes do pensamento pedagógico oitocentista. Concluímos que o Iluminismo marca profundamente as ideias pedagógicas e a masculinidade moderna e, além disso, o pensamento de Rousseau e Pestalozzi nos permite inferir que a imposição da supremacia masculina não se deu de maneira linear e é profundamente marcada pelos interesses sociais e econômicos em disputa nos séculos XVIII e XIX.
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