Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Acta Scientiarum. Education (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/48087 |
Resumo: | O feudalismo é uma questão chave quando se explica a Idade Média na escola argentina hoje e sempre. No âmbito de uma reforma educacional nacional que está causando mudanças no conteúdo e nos métodos de ensino dentro dos desenhos curriculares, observamos que na prática de sala de aula, e especialmente nos livros escolares utilizados como fontes históricas, isto é com a ideologia tradicional, resistir às novas mudanças e manter explicações desta questão central caracterizada pelo arcaísmo historiográfico, o memorismo e as indefinições. Em suma, reforçam uma cultura escolar e uma disciplina escolar, a História, com forte marca na visão político - institucional do tema a ser estudado. |
id |
UEM-12_49918ce677c2d835a5fdc3a34f6f333b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/48087 |
network_acronym_str |
UEM-12 |
network_name_str |
Acta Scientiarum. Education (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006)El feudalismo en los manuales escolares argentinos: su abordaje historiográfico (1999 – 2006)texts books; feudalism; school disciplines; historiographic archaism.manuales escolares; feudalismo; disciplinas escolares; arcaísmo historiográfico.O feudalismo é uma questão chave quando se explica a Idade Média na escola argentina hoje e sempre. No âmbito de uma reforma educacional nacional que está causando mudanças no conteúdo e nos métodos de ensino dentro dos desenhos curriculares, observamos que na prática de sala de aula, e especialmente nos livros escolares utilizados como fontes históricas, isto é com a ideologia tradicional, resistir às novas mudanças e manter explicações desta questão central caracterizada pelo arcaísmo historiográfico, o memorismo e as indefinições. Em suma, reforçam uma cultura escolar e uma disciplina escolar, a História, com forte marca na visão político - institucional do tema a ser estudado.El feudalismo es un tema clave a la hora de explicar la Edad Media en la escuela argentina hoy y siempre. En el marco de una reforma educativa nacional que viene a provocar cambios en los contenidos y métodos de enseñanza dentro de los diseños curriculares, observamos que en la práctica áulica y, en especial en los manuales escolares usados como fuentes históricas, esto es con ideología tradicional, resisten los cambios novedosos y mantienen explicaciones de este tema medular caracterizados por el arcaísmo historiográfico, el memorismo y las indefiniciones. En suma, refuerzan una cultura escolar y una disciplina escolar, la Historia, con fuerte impronta en la visión político – institucional del tema a ser estudiado.Universidade Estadual de Maringá2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/4808710.4025/actascieduc.v41i1.48087Acta Scientiarum. Education; Vol 41 (2019): Publicação Contínua; e48087Acta Scientiarum. Education; v. 41 (2019): Publicação Contínua; e480872178-52012178-5198reponame:Acta Scientiarum. Education (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMspahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/48087/751375148612Copyright (c) 2019 Acta Scientiarum. Educationhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez, Gerardo FabiánWaiman, David2022-02-17T22:09:04Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/48087Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/indexPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/oaiactaeduc@uem.br||2178-52012178-5198opendoar:2022-02-17T22:09:04Acta Scientiarum. Education (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) El feudalismo en los manuales escolares argentinos: su abordaje historiográfico (1999 – 2006) |
title |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) |
spellingShingle |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) Rodríguez, Gerardo Fabián texts books; feudalism; school disciplines; historiographic archaism. manuales escolares; feudalismo; disciplinas escolares; arcaísmo historiográfico. |
title_short |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) |
title_full |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) |
title_fullStr |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) |
title_full_unstemmed |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) |
title_sort |
Feudalism in the Argentine textbooks: its historiographical approach (1999 - 2006) |
author |
Rodríguez, Gerardo Fabián |
author_facet |
Rodríguez, Gerardo Fabián Waiman, David |
author_role |
author |
author2 |
Waiman, David |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodríguez, Gerardo Fabián Waiman, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
texts books; feudalism; school disciplines; historiographic archaism. manuales escolares; feudalismo; disciplinas escolares; arcaísmo historiográfico. |
topic |
texts books; feudalism; school disciplines; historiographic archaism. manuales escolares; feudalismo; disciplinas escolares; arcaísmo historiográfico. |
description |
O feudalismo é uma questão chave quando se explica a Idade Média na escola argentina hoje e sempre. No âmbito de uma reforma educacional nacional que está causando mudanças no conteúdo e nos métodos de ensino dentro dos desenhos curriculares, observamos que na prática de sala de aula, e especialmente nos livros escolares utilizados como fontes históricas, isto é com a ideologia tradicional, resistir às novas mudanças e manter explicações desta questão central caracterizada pelo arcaísmo historiográfico, o memorismo e as indefinições. Em suma, reforçam uma cultura escolar e uma disciplina escolar, a História, com forte marca na visão político - institucional do tema a ser estudado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/48087 10.4025/actascieduc.v41i1.48087 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/48087 |
identifier_str_mv |
10.4025/actascieduc.v41i1.48087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/48087/751375148612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Acta Scientiarum. Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Acta Scientiarum. Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Scientiarum. Education; Vol 41 (2019): Publicação Contínua; e48087 Acta Scientiarum. Education; v. 41 (2019): Publicação Contínua; e48087 2178-5201 2178-5198 reponame:Acta Scientiarum. Education (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Acta Scientiarum. Education (Online) |
collection |
Acta Scientiarum. Education (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Scientiarum. Education (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
actaeduc@uem.br|| |
_version_ |
1754842070304948224 |