ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corci Batista, Michel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kelly Cintra Reinisz, Ivana, Carlos Gomes, Ederson, Fernando Blanco, Douglas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vitruvian Cogitationes
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70798
Resumo: No presente estudo, foram investigadas as tendências contemporâneas relacionadas ao Ensino de Astronomia, com um foco direcionado para estratégias pedagógicas consideradas eficazes e alinhadas com a proposta de aprendizagem significativa conforme delineada por Ausubel. Foi realizada uma análise de publicações a partir do ano de 2010, com o propósito de contribuir para o aprimoramento do ensino da Astronomia e fomentar uma compreensão mais aprofundada e duradora neste campo científico. Utilizando métodos qualitativos, procedeu-se ao mapeamento da produção acadêmica referente ao Ensino de Astronomia e à Aprendizagem Significativa. Tal mapeamento foi conduzido por meio da exploração de fontes como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira da CAPES, aplicando filtros específicos, tais como áreas de aplicação e níveis de ensino, com o intuito de enriquecer a discussão acadêmica acerca desse tema.
id UEM-13_7d65690d78f47911f478d00006095742
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/70798
network_acronym_str UEM-13
network_name_str Vitruvian Cogitationes
repository_id_str
spelling ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTOAprendizagem SignificativaEnsino de AstronomiaEstado de ConhecimentoNo presente estudo, foram investigadas as tendências contemporâneas relacionadas ao Ensino de Astronomia, com um foco direcionado para estratégias pedagógicas consideradas eficazes e alinhadas com a proposta de aprendizagem significativa conforme delineada por Ausubel. Foi realizada uma análise de publicações a partir do ano de 2010, com o propósito de contribuir para o aprimoramento do ensino da Astronomia e fomentar uma compreensão mais aprofundada e duradora neste campo científico. Utilizando métodos qualitativos, procedeu-se ao mapeamento da produção acadêmica referente ao Ensino de Astronomia e à Aprendizagem Significativa. Tal mapeamento foi conduzido por meio da exploração de fontes como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira da CAPES, aplicando filtros específicos, tais como áreas de aplicação e níveis de ensino, com o intuito de enriquecer a discussão acadêmica acerca desse tema.Eduem2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/7079810.4025/rvc.v4i3.70798Vitruvian Cogitationes; v. 4 n. extra (2023): número extra; 202-2212675-9616reponame:Vitruvian Cogitationesinstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70798/751375157039Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorci Batista, Michel Kelly Cintra Reinisz, Ivana Carlos Gomes, EdersonFernando Blanco, Douglas 2023-12-21T22:57:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/70798Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationesPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/oairvc@uem.br2675-96162675-9616opendoar:2023-12-21T22:57:55Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
title ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
spellingShingle ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
Corci Batista, Michel
Aprendizagem Significativa
Ensino de Astronomia
Estado de Conhecimento
title_short ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
title_full ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
title_fullStr ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
title_full_unstemmed ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
title_sort ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTADO DE CONHECIMENTO
author Corci Batista, Michel
author_facet Corci Batista, Michel
Kelly Cintra Reinisz, Ivana
Carlos Gomes, Ederson
Fernando Blanco, Douglas
author_role author
author2 Kelly Cintra Reinisz, Ivana
Carlos Gomes, Ederson
Fernando Blanco, Douglas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corci Batista, Michel
Kelly Cintra Reinisz, Ivana
Carlos Gomes, Ederson
Fernando Blanco, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Ensino de Astronomia
Estado de Conhecimento
topic Aprendizagem Significativa
Ensino de Astronomia
Estado de Conhecimento
description No presente estudo, foram investigadas as tendências contemporâneas relacionadas ao Ensino de Astronomia, com um foco direcionado para estratégias pedagógicas consideradas eficazes e alinhadas com a proposta de aprendizagem significativa conforme delineada por Ausubel. Foi realizada uma análise de publicações a partir do ano de 2010, com o propósito de contribuir para o aprimoramento do ensino da Astronomia e fomentar uma compreensão mais aprofundada e duradora neste campo científico. Utilizando métodos qualitativos, procedeu-se ao mapeamento da produção acadêmica referente ao Ensino de Astronomia e à Aprendizagem Significativa. Tal mapeamento foi conduzido por meio da exploração de fontes como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira da CAPES, aplicando filtros específicos, tais como áreas de aplicação e níveis de ensino, com o intuito de enriquecer a discussão acadêmica acerca desse tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70798
10.4025/rvc.v4i3.70798
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70798
identifier_str_mv 10.4025/rvc.v4i3.70798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70798/751375157039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Eduem
publisher.none.fl_str_mv Eduem
dc.source.none.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes; v. 4 n. extra (2023): número extra; 202-221
2675-9616
reponame:Vitruvian Cogitationes
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Vitruvian Cogitationes
collection Vitruvian Cogitationes
repository.name.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv rvc@uem.br
_version_ 1799316979522207744