Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spessato,Bárbara Coiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valentini,Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300014
Resumo: Estratégias de ensino, como demonstração, dicas verbais e imagem mental, têm sido consideradas importantes mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Esta revisão tem o objetivo de revisitar os estudos clássicos de aprendizagem motora, bem como a literatura atual com o foco na aprendizagem e no uso das estratégias de ensino na dança. O objetivo da revisão é discutir formas práticas de implementar o uso sistemático dessas estratégias no ensino da dança. Esta revisão conclui com reflexões críticas a respeito de como a teoria pode ser aplicada nas práticas cotidianas de um professor de dança.
id UEM-4_311936f1eb3007f96b0ad793a9763717
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832013000300014
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mentalDançaEnsinoAprendizagemEstratégias de ensino, como demonstração, dicas verbais e imagem mental, têm sido consideradas importantes mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Esta revisão tem o objetivo de revisitar os estudos clássicos de aprendizagem motora, bem como a literatura atual com o foco na aprendizagem e no uso das estratégias de ensino na dança. O objetivo da revisão é discutir formas práticas de implementar o uso sistemático dessas estratégias no ensino da dança. Esta revisão conclui com reflexões críticas a respeito de como a teoria pode ser aplicada nas práticas cotidianas de um professor de dança.Universidade Estadual de Maringá 2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300014Revista da Educação Física / UEM v.24 n.3 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.3.16748info:eu-repo/semantics/openAccessSpessato,Bárbara CoiroValentini,Nadia Cristinapor2014-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000300014Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2014-06-02T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
title Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
spellingShingle Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
Spessato,Bárbara Coiro
Dança
Ensino
Aprendizagem
title_short Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
title_full Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
title_fullStr Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
title_full_unstemmed Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
title_sort Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
author Spessato,Bárbara Coiro
author_facet Spessato,Bárbara Coiro
Valentini,Nadia Cristina
author_role author
author2 Valentini,Nadia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spessato,Bárbara Coiro
Valentini,Nadia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Ensino
Aprendizagem
topic Dança
Ensino
Aprendizagem
description Estratégias de ensino, como demonstração, dicas verbais e imagem mental, têm sido consideradas importantes mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Esta revisão tem o objetivo de revisitar os estudos clássicos de aprendizagem motora, bem como a literatura atual com o foco na aprendizagem e no uso das estratégias de ensino na dança. O objetivo da revisão é discutir formas práticas de implementar o uso sistemático dessas estratégias no ensino da dança. Esta revisão conclui com reflexões críticas a respeito de como a teoria pode ser aplicada nas práticas cotidianas de um professor de dança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v24.3.16748
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.24 n.3 2013
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485882703872