Questões de gênero em universitários praticantes de esportes de aventura
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400007 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo comparar homens e mulheres praticantes e não praticantes de esportes de aventura com o intuito de identificar especificidades dentre os acadêmicos de um curso de graduação em Educação Física. Participaram desta pesquisa 157 (52%) homens e 145 (48%) mulheres, que preencheram, de forma anônima e privada, o Questionário de Identidade Sexual (QIC). Cento e sete estudantes (35,1%) foram categorizados como não praticantes; 133 (43,7%), como praticantes esporádicos; e 62 (20,5%), como praticantes frequentes. Das variáveis controladas neste estudo, a prática de esporte de aventura pode ser explicada em 55% da sua variação para os homens e a satisfação corporal em 30% para os homens e 52% para as mulheres. Aspectos psicológicos de praticantes de esporte de aventura apontam para aspectos socioculturais das oportunidades, bem como para a dimensão psicológica de crianças que tiveram uma experiência motora coeducativa. |
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Este estudo tem como objetivo comparar homens e mulheres praticantes e não praticantes de esportes de aventura com o intuito de identificar especificidades dentre os acadêmicos de um curso de graduação em Educação Física. Participaram desta pesquisa 157 (52%) homens e 145 (48%) mulheres, que preencheram, de forma anônima e privada, o Questionário de Identidade Sexual (QIC). Cento e sete estudantes (35,1%) foram categorizados como não praticantes; 133 (43,7%), como praticantes esporádicos; e 62 (20,5%), como praticantes frequentes. Das variáveis controladas neste estudo, a prática de esporte de aventura pode ser explicada em 55% da sua variação para os homens e a satisfação corporal em 30% para os homens e 52% para as mulheres. Aspectos psicológicos de praticantes de esporte de aventura apontam para aspectos socioculturais das oportunidades, bem como para a dimensão psicológica de crianças que tiveram uma experiência motora coeducativa. |
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