Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra,Maurílio Tiradentes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima,Ricardo Moreno, Mota,Márcio Rabelo, Oliveira,Pedro Ferreira Alves de, Veloso,João Henrique Carneiro Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100015
Resumo: A hipotensão pós-exercício tem sido alvo de diversas investigações. Todavia, não é consenso que exercícios resistidos induzam este fenômeno. O propósito deste trabalho foi, através de revisão da literatura, apresentar os principais achados no que tange à Hipotensão Pós-Exercício Resistido (HPER) e seus possíveis mecanismos. Os resultados dos estudos analisados apresentam controvérsias, possivelmente pelos diferentes delineamentos metodológicos e protocolos de exercício adotados para análise da HPER. Controvérsias na literatura podem também estar relacionadas ao nível da PA em repouso, uma vez que pessoas com valores basais mais elevados apresentam reduções mais importantes após o exercício. Futuras pesquisas são necessárias para melhor elucidar os mecanismos responsáveis pela HPER. Contudo, a HPER parece factível, especialmente em hipertensos, pelo menos nos primeiros 60 a 90 min de recuperação pós-sessão. Essas informações são importantes para a prescrição do exercício.
id UEM-4_de90d3df5f1f0acfb6b5ebd4040c3b90
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832013000100015
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literaturaExercício resistidoPressão arterialHipotensãoA hipotensão pós-exercício tem sido alvo de diversas investigações. Todavia, não é consenso que exercícios resistidos induzam este fenômeno. O propósito deste trabalho foi, através de revisão da literatura, apresentar os principais achados no que tange à Hipotensão Pós-Exercício Resistido (HPER) e seus possíveis mecanismos. Os resultados dos estudos analisados apresentam controvérsias, possivelmente pelos diferentes delineamentos metodológicos e protocolos de exercício adotados para análise da HPER. Controvérsias na literatura podem também estar relacionadas ao nível da PA em repouso, uma vez que pessoas com valores basais mais elevados apresentam reduções mais importantes após o exercício. Futuras pesquisas são necessárias para melhor elucidar os mecanismos responsáveis pela HPER. Contudo, a HPER parece factível, especialmente em hipertensos, pelo menos nos primeiros 60 a 90 min de recuperação pós-sessão. Essas informações são importantes para a prescrição do exercício.Universidade Estadual de Maringá 2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100015Revista da Educação Física / UEM v.24 n.1 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.1.16927info:eu-repo/semantics/openAccessDutra,Maurílio TiradentesLima,Ricardo MorenoMota,Márcio RabeloOliveira,Pedro Ferreira Alves deVeloso,João Henrique Carneiro Leãopor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000100015Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-08-20T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
title Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
spellingShingle Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
Dutra,Maurílio Tiradentes
Exercício resistido
Pressão arterial
Hipotensão
title_short Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
title_full Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
title_fullStr Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
title_sort Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura
author Dutra,Maurílio Tiradentes
author_facet Dutra,Maurílio Tiradentes
Lima,Ricardo Moreno
Mota,Márcio Rabelo
Oliveira,Pedro Ferreira Alves de
Veloso,João Henrique Carneiro Leão
author_role author
author2 Lima,Ricardo Moreno
Mota,Márcio Rabelo
Oliveira,Pedro Ferreira Alves de
Veloso,João Henrique Carneiro Leão
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra,Maurílio Tiradentes
Lima,Ricardo Moreno
Mota,Márcio Rabelo
Oliveira,Pedro Ferreira Alves de
Veloso,João Henrique Carneiro Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício resistido
Pressão arterial
Hipotensão
topic Exercício resistido
Pressão arterial
Hipotensão
description A hipotensão pós-exercício tem sido alvo de diversas investigações. Todavia, não é consenso que exercícios resistidos induzam este fenômeno. O propósito deste trabalho foi, através de revisão da literatura, apresentar os principais achados no que tange à Hipotensão Pós-Exercício Resistido (HPER) e seus possíveis mecanismos. Os resultados dos estudos analisados apresentam controvérsias, possivelmente pelos diferentes delineamentos metodológicos e protocolos de exercício adotados para análise da HPER. Controvérsias na literatura podem também estar relacionadas ao nível da PA em repouso, uma vez que pessoas com valores basais mais elevados apresentam reduções mais importantes após o exercício. Futuras pesquisas são necessárias para melhor elucidar os mecanismos responsáveis pela HPER. Contudo, a HPER parece factível, especialmente em hipertensos, pelo menos nos primeiros 60 a 90 min de recuperação pós-sessão. Essas informações são importantes para a prescrição do exercício.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v24.1.16927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.24 n.1 2013
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485839712256