Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Felipe
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Gabriely Pinto, Carvalho, Ruy Inacio Neiva de, Negrelle, Raquel Rejane Bonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Acta Scientiarum. Agronomy (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/42628
Resumo: Elephantopus mollis Kunth. (Asteraceae) é uma espécie medicinal aromática, nativa da América do Sul e Central com propriedades hepatoprotetora, anti-inflamatória, antitumoral e leishmanicida. Objetivou-se avaliar a maturação, ponto de colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes desta espécie visando contribuir com a produção do recurso fitoterápico. Coletou-se capítulos florais entre  7 e 56 dias após a antese, sendo avaliado a massa seca, teor de umidade e germinação das sementes e correlacionados com caracteres morfológicos dos capítulos florais. Avaliou-se o beneficiamento dos capítulos florais por meio de peneiras e soprador de sementes, com averiguação da pureza, peso de mil sementes, germinação e valor cultural das sementes. Determinou-se potencial germinativo de sementes armazenadas por até 18 meses à temperatura ambiente e refrigerado e correlacionado com teste de envelhecimento acelerado. O ponto de colheita ocorre aos 49 dias após a antese e pode ser identificado a campo pela coloração marrom das brácteas interflorais. Pode-se obter sementes com valor cultural acima de 80% com o uso de peneira 0,59 mm e soprador de sementes. As sementes podem ser armazenadas por 12 meses a frio sem queda do potencial germinativo. O teste de envelhecimento acelerado permite estimar a viabilidade do armazenamento das sementes por 18 meses.
id UEM-5_bfa868735ee869334d95d4fd2e065460
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/42628
network_acronym_str UEM-5
network_name_str Acta Scientiarum. Agronomy (Online)
repository_id_str
spelling Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.cultivopropagaçãofitoterápicoóleo essencial.Elephantopus mollis Kunth. (Asteraceae) é uma espécie medicinal aromática, nativa da América do Sul e Central com propriedades hepatoprotetora, anti-inflamatória, antitumoral e leishmanicida. Objetivou-se avaliar a maturação, ponto de colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes desta espécie visando contribuir com a produção do recurso fitoterápico. Coletou-se capítulos florais entre  7 e 56 dias após a antese, sendo avaliado a massa seca, teor de umidade e germinação das sementes e correlacionados com caracteres morfológicos dos capítulos florais. Avaliou-se o beneficiamento dos capítulos florais por meio de peneiras e soprador de sementes, com averiguação da pureza, peso de mil sementes, germinação e valor cultural das sementes. Determinou-se potencial germinativo de sementes armazenadas por até 18 meses à temperatura ambiente e refrigerado e correlacionado com teste de envelhecimento acelerado. O ponto de colheita ocorre aos 49 dias após a antese e pode ser identificado a campo pela coloração marrom das brácteas interflorais. Pode-se obter sementes com valor cultural acima de 80% com o uso de peneira 0,59 mm e soprador de sementes. As sementes podem ser armazenadas por 12 meses a frio sem queda do potencial germinativo. O teste de envelhecimento acelerado permite estimar a viabilidade do armazenamento das sementes por 18 meses.Universidade Estadual de Maringá2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/4262810.4025/actasciagron.v41i1.42628Acta Scientiarum. Agronomy; Vol 41 (2019): Publicação Contínua; e42628Acta Scientiarum. Agronomy; v. 41 (2019): Publicação Contínua; e426281807-86211679-9275reponame:Acta Scientiarum. Agronomy (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/42628/pdfhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/42628/751375147172Copyright (c) 2019 Acta Scientiarum. Agronomyhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, FelipePereira, Gabriely PintoCarvalho, Ruy Inacio Neiva deNegrelle, Raquel Rejane Bonato2019-09-24T12:25:27Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42628Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgronPUBhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/oaiactaagron@uem.br||actaagron@uem.br|| edamasio@uem.br1807-86211679-9275opendoar:2019-09-24T12:25:27Acta Scientiarum. Agronomy (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
title Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
spellingShingle Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
Francisco, Felipe
cultivo
propagação
fitoterápico
óleo essencial.
title_short Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
title_full Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
title_fullStr Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
title_full_unstemmed Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
title_sort Maturation, processing and seed storage of Elephantopus mollis Kunth Maturação, processamento e armazenamento de sementes de Elaphantopus mollis Kunth.
author Francisco, Felipe
author_facet Francisco, Felipe
Pereira, Gabriely Pinto
Carvalho, Ruy Inacio Neiva de
Negrelle, Raquel Rejane Bonato
author_role author
author2 Pereira, Gabriely Pinto
Carvalho, Ruy Inacio Neiva de
Negrelle, Raquel Rejane Bonato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Felipe
Pereira, Gabriely Pinto
Carvalho, Ruy Inacio Neiva de
Negrelle, Raquel Rejane Bonato
dc.subject.por.fl_str_mv cultivo
propagação
fitoterápico
óleo essencial.
topic cultivo
propagação
fitoterápico
óleo essencial.
description Elephantopus mollis Kunth. (Asteraceae) é uma espécie medicinal aromática, nativa da América do Sul e Central com propriedades hepatoprotetora, anti-inflamatória, antitumoral e leishmanicida. Objetivou-se avaliar a maturação, ponto de colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes desta espécie visando contribuir com a produção do recurso fitoterápico. Coletou-se capítulos florais entre  7 e 56 dias após a antese, sendo avaliado a massa seca, teor de umidade e germinação das sementes e correlacionados com caracteres morfológicos dos capítulos florais. Avaliou-se o beneficiamento dos capítulos florais por meio de peneiras e soprador de sementes, com averiguação da pureza, peso de mil sementes, germinação e valor cultural das sementes. Determinou-se potencial germinativo de sementes armazenadas por até 18 meses à temperatura ambiente e refrigerado e correlacionado com teste de envelhecimento acelerado. O ponto de colheita ocorre aos 49 dias após a antese e pode ser identificado a campo pela coloração marrom das brácteas interflorais. Pode-se obter sementes com valor cultural acima de 80% com o uso de peneira 0,59 mm e soprador de sementes. As sementes podem ser armazenadas por 12 meses a frio sem queda do potencial germinativo. O teste de envelhecimento acelerado permite estimar a viabilidade do armazenamento das sementes por 18 meses.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/42628
10.4025/actasciagron.v41i1.42628
url http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/42628
identifier_str_mv 10.4025/actasciagron.v41i1.42628
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/42628/pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/42628/751375147172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Acta Scientiarum. Agronomy
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Acta Scientiarum. Agronomy
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Acta Scientiarum. Agronomy; Vol 41 (2019): Publicação Contínua; e42628
Acta Scientiarum. Agronomy; v. 41 (2019): Publicação Contínua; e42628
1807-8621
1679-9275
reponame:Acta Scientiarum. Agronomy (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Acta Scientiarum. Agronomy (Online)
collection Acta Scientiarum. Agronomy (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Scientiarum. Agronomy (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv actaagron@uem.br||actaagron@uem.br|| edamasio@uem.br
_version_ 1799305910666919936