Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Soares, Leys Eduardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Oliveira França, Ana Raquel, de Araújo, Anielle Chaves, Gomes-da-Silva, Pierre Normando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26004
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um programa de aulas lúdicas sobre educação sensorial, especificamente, a percepção gustativa para crianças de 4 e 5 anos da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Foram ministradas 20 aulas durante dois meses, utilizando alimentos de sabor doce, salgado, azedo e amargo. Inicialmente, foi aplicado um instrumento de avaliação da capacidade sensorial gustativa, depois foi desenvolvido o programa de aulas “saborosas”, por meio de jogos tematizando um sabor por aula. Por fim, houve a reaplicação do instrumento de avaliação inicial comparando os resultados pré e pós-intervenção. Estas aulas além de articular Educação Física e Nutrição na escola, incentivaram as crianças a provar alimentos diferentes, fornecendo estímulos para melhor lidar com as escolhas alimentares, o que contribuiu para preferências alimentares mais saudáveis. 
id UEM-9_09a39a86f85760cd5b4e9d076ecb2c8f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/26004
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolarPaladar. Escolha alimentar. Jogo.Este artigo apresenta os resultados de um programa de aulas lúdicas sobre educação sensorial, especificamente, a percepção gustativa para crianças de 4 e 5 anos da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Foram ministradas 20 aulas durante dois meses, utilizando alimentos de sabor doce, salgado, azedo e amargo. Inicialmente, foi aplicado um instrumento de avaliação da capacidade sensorial gustativa, depois foi desenvolvido o programa de aulas “saborosas”, por meio de jogos tematizando um sabor por aula. Por fim, houve a reaplicação do instrumento de avaliação inicial comparando os resultados pré e pós-intervenção. Estas aulas além de articular Educação Física e Nutrição na escola, incentivaram as crianças a provar alimentos diferentes, fornecendo estímulos para melhor lidar com as escolhas alimentares, o que contribuiu para preferências alimentares mais saudáveis. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26004Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 342-352Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 342-352Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 342-3522448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26004/15465dos Santos Soares, Leys Eduardode Oliveira França, Ana Raquelde Araújo, Anielle ChavesGomes-da-Silva, Pierre Normandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/26004Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:36Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
title Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
spellingShingle Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
dos Santos Soares, Leys Eduardo
Paladar. Escolha alimentar. Jogo.
title_short Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
title_full Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
title_fullStr Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
title_full_unstemmed Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
title_sort Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar
author dos Santos Soares, Leys Eduardo
author_facet dos Santos Soares, Leys Eduardo
de Oliveira França, Ana Raquel
de Araújo, Anielle Chaves
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
author_role author
author2 de Oliveira França, Ana Raquel
de Araújo, Anielle Chaves
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Soares, Leys Eduardo
de Oliveira França, Ana Raquel
de Araújo, Anielle Chaves
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
dc.subject.por.fl_str_mv Paladar. Escolha alimentar. Jogo.
topic Paladar. Escolha alimentar. Jogo.
description Este artigo apresenta os resultados de um programa de aulas lúdicas sobre educação sensorial, especificamente, a percepção gustativa para crianças de 4 e 5 anos da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Foram ministradas 20 aulas durante dois meses, utilizando alimentos de sabor doce, salgado, azedo e amargo. Inicialmente, foi aplicado um instrumento de avaliação da capacidade sensorial gustativa, depois foi desenvolvido o programa de aulas “saborosas”, por meio de jogos tematizando um sabor por aula. Por fim, houve a reaplicação do instrumento de avaliação inicial comparando os resultados pré e pós-intervenção. Estas aulas além de articular Educação Física e Nutrição na escola, incentivaram as crianças a provar alimentos diferentes, fornecendo estímulos para melhor lidar com as escolhas alimentares, o que contribuiu para preferências alimentares mais saudáveis. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26004
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26004/15465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 342-352
Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 342-352
Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 342-352
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544269484032