Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafaela Zortéa Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marques, Inara, de Santo, Dalberto Luiz, Medina-Papst, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental I. Participaram deste estudo 15 meninos e 16 meninas com idade média de 10 ± 0,6 anos. Para a avaliação do desempenho motor utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (HENDERSON; SUGDEN; BARNETT, 2007). Para a avaliação do desempenho acadêmico, utilizou-se o Teste de Desempenho Acadêmico (STEIN, 1994) e, por fim, para a avaliação da autopercepção de competência, utilizou-se a Escala Pictórica de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças (HARTER; PIKE, 1983). Como resultados observou-se relações moderadas e significativas entre o desempenho acadêmico e a autopercepção (r=0,354; p=0,051) e, entre o desempenho motor e a autopercepção de competência motora (r=0,377; p=0,036).
id UEM-9_0b2d80d7c23bc0442e5ec2742ee73e21
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/41647
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de criançasAutopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil.O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental I. Participaram deste estudo 15 meninos e 16 meninas com idade média de 10 ± 0,6 anos. Para a avaliação do desempenho motor utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (HENDERSON; SUGDEN; BARNETT, 2007). Para a avaliação do desempenho acadêmico, utilizou-se o Teste de Desempenho Acadêmico (STEIN, 1994) e, por fim, para a avaliação da autopercepção de competência, utilizou-se a Escala Pictórica de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças (HARTER; PIKE, 1983). Como resultados observou-se relações moderadas e significativas entre o desempenho acadêmico e a autopercepção (r=0,354; p=0,051) e, entre o desempenho motor e a autopercepção de competência motora (r=0,377; p=0,036).Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4164710.4025/jphyseduc.v30i1.3034Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3034Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3034Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30342448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647/751375139630Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rafaela Zortéa FernandesMarques, Inarade Santo, Dalberto LuizMedina-Papst, Josiane2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/41647Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
title Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
spellingShingle Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
Costa, Rafaela Zortéa Fernandes
Autopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil.
title_short Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
title_full Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
title_fullStr Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
title_full_unstemmed Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
title_sort Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
author Costa, Rafaela Zortéa Fernandes
author_facet Costa, Rafaela Zortéa Fernandes
Marques, Inara
de Santo, Dalberto Luiz
Medina-Papst, Josiane
author_role author
author2 Marques, Inara
de Santo, Dalberto Luiz
Medina-Papst, Josiane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rafaela Zortéa Fernandes
Marques, Inara
de Santo, Dalberto Luiz
Medina-Papst, Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv Autopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil.
topic Autopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil.
description O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental I. Participaram deste estudo 15 meninos e 16 meninas com idade média de 10 ± 0,6 anos. Para a avaliação do desempenho motor utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (HENDERSON; SUGDEN; BARNETT, 2007). Para a avaliação do desempenho acadêmico, utilizou-se o Teste de Desempenho Acadêmico (STEIN, 1994) e, por fim, para a avaliação da autopercepção de competência, utilizou-se a Escala Pictórica de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças (HARTER; PIKE, 1983). Como resultados observou-se relações moderadas e significativas entre o desempenho acadêmico e a autopercepção (r=0,354; p=0,051) e, entre o desempenho motor e a autopercepção de competência motora (r=0,377; p=0,036).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647
10.4025/jphyseduc.v30i1.3034
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i1.3034
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647/751375139630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3034
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3034
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3034
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545249902592