Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental I. Participaram deste estudo 15 meninos e 16 meninas com idade média de 10 ± 0,6 anos. Para a avaliação do desempenho motor utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (HENDERSON; SUGDEN; BARNETT, 2007). Para a avaliação do desempenho acadêmico, utilizou-se o Teste de Desempenho Acadêmico (STEIN, 1994) e, por fim, para a avaliação da autopercepção de competência, utilizou-se a Escala Pictórica de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças (HARTER; PIKE, 1983). Como resultados observou-se relações moderadas e significativas entre o desempenho acadêmico e a autopercepção (r=0,354; p=0,051) e, entre o desempenho motor e a autopercepção de competência motora (r=0,377; p=0,036). |
id |
UEM-9_0b2d80d7c23bc0442e5ec2742ee73e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/41647 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de criançasAutopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil.O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental I. Participaram deste estudo 15 meninos e 16 meninas com idade média de 10 ± 0,6 anos. Para a avaliação do desempenho motor utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (HENDERSON; SUGDEN; BARNETT, 2007). Para a avaliação do desempenho acadêmico, utilizou-se o Teste de Desempenho Acadêmico (STEIN, 1994) e, por fim, para a avaliação da autopercepção de competência, utilizou-se a Escala Pictórica de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças (HARTER; PIKE, 1983). Como resultados observou-se relações moderadas e significativas entre o desempenho acadêmico e a autopercepção (r=0,354; p=0,051) e, entre o desempenho motor e a autopercepção de competência motora (r=0,377; p=0,036).Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4164710.4025/jphyseduc.v30i1.3034Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3034Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3034Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30342448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647/751375139630Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rafaela Zortéa FernandesMarques, Inarade Santo, Dalberto LuizMedina-Papst, Josiane2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/41647Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças |
title |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças |
spellingShingle |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças Costa, Rafaela Zortéa Fernandes Autopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil. |
title_short |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças |
title_full |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças |
title_fullStr |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças |
title_full_unstemmed |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças |
title_sort |
Relação entre desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças |
author |
Costa, Rafaela Zortéa Fernandes |
author_facet |
Costa, Rafaela Zortéa Fernandes Marques, Inara de Santo, Dalberto Luiz Medina-Papst, Josiane |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Inara de Santo, Dalberto Luiz Medina-Papst, Josiane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rafaela Zortéa Fernandes Marques, Inara de Santo, Dalberto Luiz Medina-Papst, Josiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil. |
topic |
Autopercepção. Educação Física. Desenvolvimento infantil. |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental I. Participaram deste estudo 15 meninos e 16 meninas com idade média de 10 ± 0,6 anos. Para a avaliação do desempenho motor utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (HENDERSON; SUGDEN; BARNETT, 2007). Para a avaliação do desempenho acadêmico, utilizou-se o Teste de Desempenho Acadêmico (STEIN, 1994) e, por fim, para a avaliação da autopercepção de competência, utilizou-se a Escala Pictórica de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças (HARTER; PIKE, 1983). Como resultados observou-se relações moderadas e significativas entre o desempenho acadêmico e a autopercepção (r=0,354; p=0,051) e, entre o desempenho motor e a autopercepção de competência motora (r=0,377; p=0,036). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647 10.4025/jphyseduc.v30i1.3034 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i1.3034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647/751375139630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3034 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3034 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3034 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545249902592 |