Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folle, Alexandra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Quinaud, Ricardo Teixeira, Barroso, Mario Luiz Couto, Rocha, Julio Cesar Schmitt, Ramos, Valmor, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085
Resumo: O objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo.
id UEM-9_102389be132cc7b676a72efc02de3e87
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/23085
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebolEsporteValidaçãoDesempenho.Esporte. Validação. Desempenho.O objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo descritivoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085Journal of Physical Education; Vol 25 No 3 (2014); 405-418Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 3 (2014); 405-418Journal of Physical Education; v. 25 n. 3 (2014); 405-4182448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085/13949Folle, AlexandraQuinaud, Ricardo TeixeiraBarroso, Mario Luiz CoutoRocha, Julio Cesar SchmittRamos, ValmorNascimento, Juarez Vieira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/23085Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
title Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
spellingShingle Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
Folle, Alexandra
Esporte
Validação
Desempenho.
Esporte. Validação. Desempenho.
title_short Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
title_full Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
title_fullStr Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
title_full_unstemmed Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
title_sort Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
author Folle, Alexandra
author_facet Folle, Alexandra
Quinaud, Ricardo Teixeira
Barroso, Mario Luiz Couto
Rocha, Julio Cesar Schmitt
Ramos, Valmor
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Quinaud, Ricardo Teixeira
Barroso, Mario Luiz Couto
Rocha, Julio Cesar Schmitt
Ramos, Valmor
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folle, Alexandra
Quinaud, Ricardo Teixeira
Barroso, Mario Luiz Couto
Rocha, Julio Cesar Schmitt
Ramos, Valmor
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Validação
Desempenho.
Esporte. Validação. Desempenho.
topic Esporte
Validação
Desempenho.
Esporte. Validação. Desempenho.
description O objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085/13949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 3 (2014); 405-418
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 3 (2014); 405-418
Journal of Physical Education; v. 25 n. 3 (2014); 405-418
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544189792256