Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951 |
Resumo: | O presente estudo analisou o equilíbrio dinâmico de praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Participaram do estudo 48 indivíduos entre 16 e 30 anos, divididos em 3 grupos: Balé (GB), Dança de Salão (GS) e Controle (GC). Os participantes realizaram a tarefa de manter-se em equilíbrio sobre uma plataforma instável, em 3 tentativas, durante 10 segundos, em cada uma das bases de apoio: pés paralelos (PP), semi-tandem (ST), unipodal com o pé direito (UD) e unipodal com o pé esquerdo (UE). Houve melhor desempenho no equilíbrio dinâmico para GS, em comparação ao GB e ao GC. Ademais, o GS e GC demonstraram piores desempenhos em bases de apoio mais restritas, enquanto, o GB não demonstrou efeito da redução na base de apoio. Tais resultados foram explicados pelas características específicas das práticas fornecidas pelas modalidades de dança de salão e balé. |
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Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dançaEquilíbrio PosturalDançaPosturaEquilíbrio PosturalDançaPosturaO presente estudo analisou o equilíbrio dinâmico de praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Participaram do estudo 48 indivíduos entre 16 e 30 anos, divididos em 3 grupos: Balé (GB), Dança de Salão (GS) e Controle (GC). Os participantes realizaram a tarefa de manter-se em equilíbrio sobre uma plataforma instável, em 3 tentativas, durante 10 segundos, em cada uma das bases de apoio: pés paralelos (PP), semi-tandem (ST), unipodal com o pé direito (UD) e unipodal com o pé esquerdo (UE). Houve melhor desempenho no equilíbrio dinâmico para GS, em comparação ao GB e ao GC. Ademais, o GS e GC demonstraram piores desempenhos em bases de apoio mais restritas, enquanto, o GB não demonstrou efeito da redução na base de apoio. Tais resultados foram explicados pelas características específicas das práticas fornecidas pelas modalidades de dança de salão e balé.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 597-607Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 597-607Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 597-6072448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951/14388Castelani, Rafaela ArianaOliveira, Tatiane Flavia deFaquim, Bruno SeccoDascal, Juliana BayeuxMarques, InaraOkazaki, Victor Hugo Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22951Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:06Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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