Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelani, Rafaela Ariana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Tatiane Flavia de, Faquim, Bruno Secco, Dascal, Juliana Bayeux, Marques, Inara, Okazaki, Victor Hugo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951
Resumo: O presente estudo analisou o equilíbrio dinâmico de praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Participaram do estudo 48 indivíduos entre 16 e 30 anos, divididos em 3 grupos: Balé (GB), Dança de Salão (GS) e Controle  (GC). Os participantes realizaram a tarefa de manter-se em equilíbrio sobre uma plataforma instável, em 3 tentativas, durante 10 segundos, em cada uma das bases de apoio: pés paralelos (PP), semi-tandem (ST), unipodal com o pé direito (UD) e unipodal com o pé esquerdo (UE). Houve melhor desempenho no equilíbrio dinâmico para GS, em comparação ao GB e ao GC. Ademais, o GS e GC demonstraram piores desempenhos em bases de apoio mais restritas, enquanto, o GB não demonstrou efeito da redução na base de apoio. Tais resultados foram explicados pelas características específicas das práticas fornecidas pelas modalidades de dança de salão e balé.
id UEM-9_1da75d524ad0360a430389cd9aec7c55
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/22951
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dançaEquilíbrio PosturalDançaPosturaEquilíbrio PosturalDançaPosturaO presente estudo analisou o equilíbrio dinâmico de praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Participaram do estudo 48 indivíduos entre 16 e 30 anos, divididos em 3 grupos: Balé (GB), Dança de Salão (GS) e Controle  (GC). Os participantes realizaram a tarefa de manter-se em equilíbrio sobre uma plataforma instável, em 3 tentativas, durante 10 segundos, em cada uma das bases de apoio: pés paralelos (PP), semi-tandem (ST), unipodal com o pé direito (UD) e unipodal com o pé esquerdo (UE). Houve melhor desempenho no equilíbrio dinâmico para GS, em comparação ao GB e ao GC. Ademais, o GS e GC demonstraram piores desempenhos em bases de apoio mais restritas, enquanto, o GB não demonstrou efeito da redução na base de apoio. Tais resultados foram explicados pelas características específicas das práticas fornecidas pelas modalidades de dança de salão e balé.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 597-607Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 597-607Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 597-6072448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951/14388Castelani, Rafaela ArianaOliveira, Tatiane Flavia deFaquim, Bruno SeccoDascal, Juliana BayeuxMarques, InaraOkazaki, Victor Hugo Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22951Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:06Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
title Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
spellingShingle Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
Castelani, Rafaela Ariana
Equilíbrio Postural
Dança
Postura
Equilíbrio Postural
Dança
Postura
title_short Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
title_full Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
title_fullStr Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
title_full_unstemmed Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
title_sort Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança
author Castelani, Rafaela Ariana
author_facet Castelani, Rafaela Ariana
Oliveira, Tatiane Flavia de
Faquim, Bruno Secco
Dascal, Juliana Bayeux
Marques, Inara
Okazaki, Victor Hugo Alves
author_role author
author2 Oliveira, Tatiane Flavia de
Faquim, Bruno Secco
Dascal, Juliana Bayeux
Marques, Inara
Okazaki, Victor Hugo Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelani, Rafaela Ariana
Oliveira, Tatiane Flavia de
Faquim, Bruno Secco
Dascal, Juliana Bayeux
Marques, Inara
Okazaki, Victor Hugo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio Postural
Dança
Postura
Equilíbrio Postural
Dança
Postura
topic Equilíbrio Postural
Dança
Postura
Equilíbrio Postural
Dança
Postura
description O presente estudo analisou o equilíbrio dinâmico de praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Participaram do estudo 48 indivíduos entre 16 e 30 anos, divididos em 3 grupos: Balé (GB), Dança de Salão (GS) e Controle  (GC). Os participantes realizaram a tarefa de manter-se em equilíbrio sobre uma plataforma instável, em 3 tentativas, durante 10 segundos, em cada uma das bases de apoio: pés paralelos (PP), semi-tandem (ST), unipodal com o pé direito (UD) e unipodal com o pé esquerdo (UE). Houve melhor desempenho no equilíbrio dinâmico para GS, em comparação ao GB e ao GC. Ademais, o GS e GC demonstraram piores desempenhos em bases de apoio mais restritas, enquanto, o GB não demonstrou efeito da redução na base de apoio. Tais resultados foram explicados pelas características específicas das práticas fornecidas pelas modalidades de dança de salão e balé.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22951/14388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 597-607
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 597-607
Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 597-607
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544183500800