Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Rafael Pombo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Heloisa Helena Baldy dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar as variáveis ofensivas individuais e coletivas mais relevantes na categoria adulta a partir do discurso de treinadores experientes, apontando possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em diferentes categorias. Foi realizada entrevista semiestruturada com quatro treinadores, procedendo-se à tabulação e à análise pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os treinadores relataram que, para atingir o alto rendimento, os jogadores devem apresentar bom domínio de elementos técnico-táticos individuais (finta e mudança de direção das trajetórias) e coletivos (cruzamento, bloqueio, troca de postos específicos, passa e vai e penetrações sucessivas), além da execução não estereotipada das ações ofensivas. Sugere-se, portanto, que os elementos apresentados pelos treinadores sejam apresentados paulatinamente aos jogadores, em especial a partir de jogos e situações de jogo.
id UEM-9_26675f5eca02dea03f6cf4ff7b317e12
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/31549
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógicoPedagogia do esporteEsportes coletivosHandebolTática ofensiva.O objetivo desta pesquisa foi identificar as variáveis ofensivas individuais e coletivas mais relevantes na categoria adulta a partir do discurso de treinadores experientes, apontando possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em diferentes categorias. Foi realizada entrevista semiestruturada com quatro treinadores, procedendo-se à tabulação e à análise pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os treinadores relataram que, para atingir o alto rendimento, os jogadores devem apresentar bom domínio de elementos técnico-táticos individuais (finta e mudança de direção das trajetórias) e coletivos (cruzamento, bloqueio, troca de postos específicos, passa e vai e penetrações sucessivas), além da execução não estereotipada das ações ofensivas. Sugere-se, portanto, que os elementos apresentados pelos treinadores sejam apresentados paulatinamente aos jogadores, em especial a partir de jogos e situações de jogo.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2818Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2818Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28182448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549/18999Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Rafael PomboReis, Heloisa Helena Baldy dos2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31549Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
title Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
spellingShingle Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
Menezes, Rafael Pombo
Pedagogia do esporte
Esportes coletivos
Handebol
Tática ofensiva.
title_short Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
title_full Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
title_fullStr Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
title_full_unstemmed Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
title_sort Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
author Menezes, Rafael Pombo
author_facet Menezes, Rafael Pombo
Reis, Heloisa Helena Baldy dos
author_role author
author2 Reis, Heloisa Helena Baldy dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Rafael Pombo
Reis, Heloisa Helena Baldy dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do esporte
Esportes coletivos
Handebol
Tática ofensiva.
topic Pedagogia do esporte
Esportes coletivos
Handebol
Tática ofensiva.
description O objetivo desta pesquisa foi identificar as variáveis ofensivas individuais e coletivas mais relevantes na categoria adulta a partir do discurso de treinadores experientes, apontando possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em diferentes categorias. Foi realizada entrevista semiestruturada com quatro treinadores, procedendo-se à tabulação e à análise pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os treinadores relataram que, para atingir o alto rendimento, os jogadores devem apresentar bom domínio de elementos técnico-táticos individuais (finta e mudança de direção das trajetórias) e coletivos (cruzamento, bloqueio, troca de postos específicos, passa e vai e penetrações sucessivas), além da execução não estereotipada das ações ofensivas. Sugere-se, portanto, que os elementos apresentados pelos treinadores sejam apresentados paulatinamente aos jogadores, em especial a partir de jogos e situações de jogo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549/18999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2818
Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2818
Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2818
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544706740224