Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi identificar as variáveis ofensivas individuais e coletivas mais relevantes na categoria adulta a partir do discurso de treinadores experientes, apontando possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em diferentes categorias. Foi realizada entrevista semiestruturada com quatro treinadores, procedendo-se à tabulação e à análise pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os treinadores relataram que, para atingir o alto rendimento, os jogadores devem apresentar bom domínio de elementos técnico-táticos individuais (finta e mudança de direção das trajetórias) e coletivos (cruzamento, bloqueio, troca de postos específicos, passa e vai e penetrações sucessivas), além da execução não estereotipada das ações ofensivas. Sugere-se, portanto, que os elementos apresentados pelos treinadores sejam apresentados paulatinamente aos jogadores, em especial a partir de jogos e situações de jogo. |
id |
UEM-9_26675f5eca02dea03f6cf4ff7b317e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/31549 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógicoPedagogia do esporteEsportes coletivosHandebolTática ofensiva.O objetivo desta pesquisa foi identificar as variáveis ofensivas individuais e coletivas mais relevantes na categoria adulta a partir do discurso de treinadores experientes, apontando possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em diferentes categorias. Foi realizada entrevista semiestruturada com quatro treinadores, procedendo-se à tabulação e à análise pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os treinadores relataram que, para atingir o alto rendimento, os jogadores devem apresentar bom domínio de elementos técnico-táticos individuais (finta e mudança de direção das trajetórias) e coletivos (cruzamento, bloqueio, troca de postos específicos, passa e vai e penetrações sucessivas), além da execução não estereotipada das ações ofensivas. Sugere-se, portanto, que os elementos apresentados pelos treinadores sejam apresentados paulatinamente aos jogadores, em especial a partir de jogos e situações de jogo.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2818Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2818Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28182448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549/18999Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Rafael PomboReis, Heloisa Helena Baldy dos2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31549Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico |
title |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico |
spellingShingle |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico Menezes, Rafael Pombo Pedagogia do esporte Esportes coletivos Handebol Tática ofensiva. |
title_short |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico |
title_full |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico |
title_fullStr |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico |
title_full_unstemmed |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico |
title_sort |
Os discursos dos treinadores de handebol sobre as variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações com o contexto pedagógico |
author |
Menezes, Rafael Pombo |
author_facet |
Menezes, Rafael Pombo Reis, Heloisa Helena Baldy dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Heloisa Helena Baldy dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Rafael Pombo Reis, Heloisa Helena Baldy dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte Esportes coletivos Handebol Tática ofensiva. |
topic |
Pedagogia do esporte Esportes coletivos Handebol Tática ofensiva. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi identificar as variáveis ofensivas individuais e coletivas mais relevantes na categoria adulta a partir do discurso de treinadores experientes, apontando possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em diferentes categorias. Foi realizada entrevista semiestruturada com quatro treinadores, procedendo-se à tabulação e à análise pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os treinadores relataram que, para atingir o alto rendimento, os jogadores devem apresentar bom domínio de elementos técnico-táticos individuais (finta e mudança de direção das trajetórias) e coletivos (cruzamento, bloqueio, troca de postos específicos, passa e vai e penetrações sucessivas), além da execução não estereotipada das ações ofensivas. Sugere-se, portanto, que os elementos apresentados pelos treinadores sejam apresentados paulatinamente aos jogadores, em especial a partir de jogos e situações de jogo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31549/18999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2818 Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2818 Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2818 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544706740224 |