Tactical behavior in soccer small-sided games: influence of tactical knowledge and numerical superiority
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28662 |
Resumo: | Este estudo comparou o comportamento tático de jogadores de futebol com diferentes níveis de conhecimento tático processual (CTP) durante Pequenos Jogos (PJ) praticados com superioridade numérica. Dezoito atletas de futebol do sexo masculino configuraram seis equipes de três jogadores cada, três delas compostas pelos atletas com maior desempenho no teste de CTP e as outras três equipes constituídas pelos jogadores com menor desempenho. Realizaram-se seis dias de coleta, totalizando 24 séries de jogos de 4 minutos de PJ. Utilizou-se ANOVA Two-way (grupo x jogo) para análise dos dados. Resultados apontaram ausência de interação entre fatores grupo e jogo, sendo estes analisados isoladamente. No fator grupo observou-se diferença significativa no parâmetro “espaço sem bola”, realizado com maior frequência no grupo com menor conhecimento tático. No fator jogo, a configuração 3vs.3 apresentou maior incidência de penetrações, enquanto a configuração 4vs.3 apresentou maior incidência de unidade (ofensiva e defensiva), cobertura defensiva e equilíbrio de recuperação. Conclui-se haver diferenças nas configurações de jogo, cabendo às comissões técnicas adequá-las à intencionalidade da sessão de treino. |
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Tactical behavior in soccer small-sided games: influence of tactical knowledge and numerical superiority Comportamento tático em pequenos jogos no futebol: influência do conhecimento tático e da superioridade numéricaFutebolPequenos Jogosavaliação táticaFUT-SATEste estudo comparou o comportamento tático de jogadores de futebol com diferentes níveis de conhecimento tático processual (CTP) durante Pequenos Jogos (PJ) praticados com superioridade numérica. Dezoito atletas de futebol do sexo masculino configuraram seis equipes de três jogadores cada, três delas compostas pelos atletas com maior desempenho no teste de CTP e as outras três equipes constituídas pelos jogadores com menor desempenho. Realizaram-se seis dias de coleta, totalizando 24 séries de jogos de 4 minutos de PJ. Utilizou-se ANOVA Two-way (grupo x jogo) para análise dos dados. Resultados apontaram ausência de interação entre fatores grupo e jogo, sendo estes analisados isoladamente. No fator grupo observou-se diferença significativa no parâmetro “espaço sem bola”, realizado com maior frequência no grupo com menor conhecimento tático. No fator jogo, a configuração 3vs.3 apresentou maior incidência de penetrações, enquanto a configuração 4vs.3 apresentou maior incidência de unidade (ofensiva e defensiva), cobertura defensiva e equilíbrio de recuperação. Conclui-se haver diferenças nas configurações de jogo, cabendo às comissões técnicas adequá-las à intencionalidade da sessão de treino.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28662Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2736Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2736Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27362448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28662/17162https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28662/17590Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPraça, Gibson MoreiraCosta, Cícero Luciano AlvesFalconi, FredericoAndrade, André Gustavo Pereira deChagas, Mauro HelenoGreco, Pablo Juan2021-04-18T00:42:09Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/28662Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2021-04-18T00:42:09Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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