Estudo Comparativo do Comportamento Tático Desempenhado por Jogadores de Futebol das Categorias Sub-13 e Sub-15
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26830 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar e comparar as frequências dos comportamentos táticos desempenhados por jogadores de futebol das categorias Sub-13 e Sub-15. Foram realizadas 1.145 e 1.304 ações pelos jogadores das categorias Sub-13 e Sub-15, respectivamente. Para avaliar as ações táticas foi utilizado o instrumento de avaliação FUT-SAT. Utilizou-se o software SPSS for Windows®, versão 19.0, para as análises descritivas, comparativas de frequência e percentual das ações táticas. Para a categoria Sub-13 os resultados indicaram maior frequência das ações táticas para os princípios ofensivos “Cobertura Ofensiva” e “Espaço”, e defensivamente, “Unidade defensiva” e “Contenção”. Na categoria Sub-15, ofensivamente foi prepoderantes diferenças para os princípios táticos “Espaço” e “Cobertura ofensiva”, e defensivos, “Unidade defensiva”, “Contenção”,“Cobertura defensiva” e “Equilíbrio”. Constatou-se que em ambas categorias as equipes realizam um jogo ofensivo mais estático balizado por trocas de passes, e defensivamente, apoiam-se num jogo mais individual, em bloco baixo e desorganizado. |
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Estudo Comparativo do Comportamento Tático Desempenhado por Jogadores de Futebol das Categorias Sub-13 e Sub-15FutebolAção táticaPrincípios táticosO estudo teve como objetivo analisar e comparar as frequências dos comportamentos táticos desempenhados por jogadores de futebol das categorias Sub-13 e Sub-15. Foram realizadas 1.145 e 1.304 ações pelos jogadores das categorias Sub-13 e Sub-15, respectivamente. Para avaliar as ações táticas foi utilizado o instrumento de avaliação FUT-SAT. Utilizou-se o software SPSS for Windows®, versão 19.0, para as análises descritivas, comparativas de frequência e percentual das ações táticas. Para a categoria Sub-13 os resultados indicaram maior frequência das ações táticas para os princípios ofensivos “Cobertura Ofensiva” e “Espaço”, e defensivamente, “Unidade defensiva” e “Contenção”. Na categoria Sub-15, ofensivamente foi prepoderantes diferenças para os princípios táticos “Espaço” e “Cobertura ofensiva”, e defensivos, “Unidade defensiva”, “Contenção”,“Cobertura defensiva” e “Equilíbrio”. Constatou-se que em ambas categorias as equipes realizam um jogo ofensivo mais estático balizado por trocas de passes, e defensivamente, apoiam-se num jogo mais individual, em bloco baixo e desorganizado.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26830Journal of Physical Education; Vol 26 No 4 (2015); 557-566Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 557-566Journal of Physical Education; v. 26 n. 4 (2015); 557-5662448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26830/15530Costa, Bruno Rafael SimõesAlmeida, Rodrigo Freire deCosta, Israel Teoldo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:44Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/26830Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:44Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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