Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Raquel Mendes dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lofrano-Prado, Mara Cristina, de Moura, Petrúcio Venceslau, Silva, Emília Amélia Pinto Costa da, Leão, Ana Carolina Carneiro, Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16024
Resumo: A ansiedade dos atletas nos momentos pré-competitivos coloca em cena as emoções, capazes de provocar comportamentos positivos e/ou negativos que influenciarão no desempenho dos mesmos. O estudo objetivou identificar as emoções negativas e positivas em jovens atletas de nado sincronizado e assim, compreender os sentimentos vivenciados nos momentos que antecedem uma competição. A amostra foi composta por 19 atletas de Nado Sincronizado com idades entre 12 e 19 anos. Os instrumentos foram: Ficha de Identificação Sociodemográfica e Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE).  Os dados foram analisados por meio do SPSS versão 10.0.  Em seguida, os resultados foram expostos de forma descritiva, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Para construção dos diagramas, foi utilizado o softaware GoDiagram Express v.2.6.2. Os resultados apontaram que as atletas estão vulneráveis a fatores emocionais positivos (Realização Pessoal, Tranquilidade Ambiental e Equilíbrio Emocional) e/ou negativos (Preocupação, Ansiedade, Obstáculos e Desânimo/Cansaço).
id UEM-9_3300585da86a6b85b61c15c6bdfb1693
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/16024
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionaisAnsiedadeEmoçõesAtletas.A ansiedade dos atletas nos momentos pré-competitivos coloca em cena as emoções, capazes de provocar comportamentos positivos e/ou negativos que influenciarão no desempenho dos mesmos. O estudo objetivou identificar as emoções negativas e positivas em jovens atletas de nado sincronizado e assim, compreender os sentimentos vivenciados nos momentos que antecedem uma competição. A amostra foi composta por 19 atletas de Nado Sincronizado com idades entre 12 e 19 anos. Os instrumentos foram: Ficha de Identificação Sociodemográfica e Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE).  Os dados foram analisados por meio do SPSS versão 10.0.  Em seguida, os resultados foram expostos de forma descritiva, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Para construção dos diagramas, foi utilizado o softaware GoDiagram Express v.2.6.2. Os resultados apontaram que as atletas estão vulneráveis a fatores emocionais positivos (Realização Pessoal, Tranquilidade Ambiental e Equilíbrio Emocional) e/ou negativos (Preocupação, Ansiedade, Obstáculos e Desânimo/Cansaço).Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/1602410.4025/reveducfis.v24i2.16024Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 207-214Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 207-214Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 207-2142448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16024/11804Santos, Ana Raquel Mendes dosLofrano-Prado, Mara Cristinade Moura, Petrúcio VenceslauSilva, Emília Amélia Pinto Costa daLeão, Ana Carolina CarneiroFreitas, Clara Maria Silvestre Monteiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T15:38:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/16024Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2023-01-10T15:38:17Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
title Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
spellingShingle Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
Santos, Ana Raquel Mendes dos
Ansiedade
Emoções
Atletas.
title_short Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
title_full Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
title_fullStr Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
title_full_unstemmed Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
title_sort Ansiedade pré-competitiva em atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais
author Santos, Ana Raquel Mendes dos
author_facet Santos, Ana Raquel Mendes dos
Lofrano-Prado, Mara Cristina
de Moura, Petrúcio Venceslau
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Leão, Ana Carolina Carneiro
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
author_role author
author2 Lofrano-Prado, Mara Cristina
de Moura, Petrúcio Venceslau
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Leão, Ana Carolina Carneiro
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Raquel Mendes dos
Lofrano-Prado, Mara Cristina
de Moura, Petrúcio Venceslau
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Leão, Ana Carolina Carneiro
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Emoções
Atletas.
topic Ansiedade
Emoções
Atletas.
description A ansiedade dos atletas nos momentos pré-competitivos coloca em cena as emoções, capazes de provocar comportamentos positivos e/ou negativos que influenciarão no desempenho dos mesmos. O estudo objetivou identificar as emoções negativas e positivas em jovens atletas de nado sincronizado e assim, compreender os sentimentos vivenciados nos momentos que antecedem uma competição. A amostra foi composta por 19 atletas de Nado Sincronizado com idades entre 12 e 19 anos. Os instrumentos foram: Ficha de Identificação Sociodemográfica e Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE).  Os dados foram analisados por meio do SPSS versão 10.0.  Em seguida, os resultados foram expostos de forma descritiva, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Para construção dos diagramas, foi utilizado o softaware GoDiagram Express v.2.6.2. Os resultados apontaram que as atletas estão vulneráveis a fatores emocionais positivos (Realização Pessoal, Tranquilidade Ambiental e Equilíbrio Emocional) e/ou negativos (Preocupação, Ansiedade, Obstáculos e Desânimo/Cansaço).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16024
10.4025/reveducfis.v24i2.16024
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16024
identifier_str_mv 10.4025/reveducfis.v24i2.16024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16024/11804
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 207-214
Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 207-214
Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 207-214
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543441108992